Telegram prepara compartilhamento de tela e de vídeos dentro dos grupos
Telegram vai habilitar recurso para transmitir vídeos e compartilhar tela em grupo, o que o aproxima de serviços como Zoom e Google Meet
Telegram vai habilitar recurso para transmitir vídeos e compartilhar tela em grupo, o que o aproxima de serviços como Zoom e Google Meet
O Telegram resolveu entrar no febril cobiçado de Zoom, Google Meet e Microsoft Teams: a versão beta 7.8 do aplicativo permite transmissão por vídeo em grupos. A novidade está disponível para Android, Windows, Linux e MacOS; a plataforma tem um programa de colaboração de testagem e feedback em seus canais oficiais.
De acordo com o Android Police, a versão beta 7.8 do Telegram habilita a opção do usuário compartilhar sua tela de celular a um grupo de amigos ou transmitir vídeos. Antes, só era possível ter conversas por voz com vários usuários em um canal ou grupo da plataforma.
Para testar a ligação por vídeo na versão 7.8, o usuário precisa adicionar a hashtag “#vid” ao nome do grupo. Em seguida, ele deve clicar em um botão de três pontos no canto superior direito da tela, que deve abrir as opções de começar a transmitir ou compartilhar tela.
Isso pode ser feito em qualquer grupo, mas pessoas que não estiverem usando a mesma versão do Telegram vão conseguir apenas ouvir a voz de quem transmite, e não o vídeo.
Além do novo recurso de transmissão, a nova versão beta do Telegram traz mudanças ao fundo gradiente. Com a mudança, a cor do fundo vai mudar conforme novas mensagens são enviadas. Se o usuário escolher um fundo colorido e tocar no botão da cor, ele poderá acrescentar novos tons ao papel de parede.
Para que o recurso funcione, será preciso ter ao menos três cores selecionadas. O Telegram não deu a data de lançamento para a versão 7.8 do app, que está disponível no canal de testes do app na plataforma.
Em agosto de 2020, o Telegram lançou chamadas de vídeo no Android, iOS e desktop. O recurso ainda está em alpha no Windows e macOS – e portanto tem alguns bugs – mas já funciona. O WhatsApp, por sua vez, trouxe as videochamadas a PCs e Macs em março de 2021.
O distanciamento, dentre outras medidas de limitação de contato social, levou a um rápido avanço do mercado de plataformas de videoconferência, como o Zoom e o Google Meet. Como não há previsão de quando essas restrições devem cair no Brasil, devido ao descontrole da pandemia de Covid-19, a nova atualização do Telegram tenta acompanhar o WhatsApp, esperando ganhar usuários na recente migração gerada por problemas de privacidade no app do Facebook.
Com informações: Android Police. Atualizado em 18/06.
Leia | Como compartilhar tela no WhatsApp durante uma chamada de vídeo