Uber sofre críticas após atualização no Android; entenda as queixas

Nas redes sociais e na loja de apps do Google, clientes reclamam que update causou problemas na localização e nas formas de pagamento

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado hoje às 17:00
Resumo
  • O app da Uber para Android apresenta problemas desde a atualização de 11 de janeiro, afetando localização, saldo e notificações.
  • Reclamações de brasileiros citam interface confusa, falhas em vouchers, cashback e perda de endereços salvos.
  • A Uber declarou ao Tecnoblog que os casos são pontuais e devem ser resolvidos via opção “Ajuda” no app.

Clientes da Uber dizem que o aplicativo para Android começou a apresentar problemas há cerca de uma semana, após uma atualização. As queixas vêm aparecendo em redes sociais, na Play Store e no Reclame Aqui. O Tecnoblog reuniu estas reclamações e consultou a empresa para saber o que está acontecendo.

O problema parece ter começado no dia 11 de janeiro. Os usuários dizem que a atualização liberada por volta desta data tem desempenho muito pior que a anterior. Na loja do Android, há uma grande quantidade de avaliações com uma estrela (de cinco possíveis) publicadas na última semana.

Já no X, um consumidor diz ter a impressão de estar acessando a versão web da Uber e conta que até mesmo um botão para fazer o download do aplicativo apareceu na tela durante o uso da plataforma.

Bugs afetam localização e saldo

Nas reclamações da Google Play Store, dois assuntos se destacam. O primeiro é a dificuldade com a localização: clientes dizem que o app deixou de encontrar automaticamente onde o passageiro está, obrigando a digitar o endereço de partida da viagem.

O segundo assunto é o pagamento: os usuários dizem ter dificuldades para colocar saldo, usar vouchers e até mesmo receber o cashback do Uber One.

Além destes, há mais problemas relatados:

  • Notificações não funcionam
  • Viagens são solicitadas, mas não aparecem na interface
  • Endereços salvos sumiram
  • O trajeto do motorista está com atrasos

Em muitos comentários, os clientes dizem que desinstalaram e reinstalaram o app para tentar consertar os bugs, sem sucesso. Como alternativa, alguns sugerem usar o app Uber Lite, voltado para celulares com hardware mais limitado, ou recorrer aos serviços de concorrentes.

O que diz a Uber

Procurada pelo Tecnoblog, a Uber enviou este comunicado:

A Uber informa que os casos de usuários apresentados são pontuais e serão tratados individualmente pelo suporte da empresa. A Uber recomenda aos usuários que tiverem qualquer questão relacionada à usabilidade do aplicativo, que acessem a opção “Ajuda”, localizada na aba “Perfil” do aplicativo.

A empresa também indicou a página “Entre em contato” na central de ajuda.

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.