uTorrent Web sai do beta e pode baixar torrents no navegador
Você terá que instalar o uTorrent Web para usá-lo no Google Chrome, Firefox, Opera, Microsoft Edge ou Internet Explorer
Você terá que instalar o uTorrent Web para usá-lo no Google Chrome, Firefox, Opera, Microsoft Edge ou Internet Explorer
A BitTorrent lançou nesta terça-feira (4) a versão estável do uTorrent Web, cliente de compartilhamento de arquivos peer-to-peer (P2P) que roda no seu navegador — Google Chrome, Firefox, Opera, Microsoft Edge e Internet Explorer (!). Mas não se engane: ele precisa ser instalado e só funciona no Windows por enquanto.
O uTorrent Web tem muitas semelhanças com o µTorrent tradicional. Ele pode baixar diversos tipos de arquivo, além de reproduzir músicas e vídeos antes de terminar o download — mas tudo acontece dentro do navegador. Ele até exibe as legendas automaticamente, se estiverem incluídas no torrent.
Como nota o VentureBeat, é possível escolher o idioma, o destino padrão de download, e se cada torrent deve ser aberto em uma nova aba. O uTorrent Web pode ser inicializado com o Windows, e pode ser o cliente de torrent padrão. Além de arquivos .torrent, ele abre links magnet que não exigem download.
O uTorrent Web está disponível apenas para o Windows por enquanto, mas poderá ser expandido a outros sistemas operacionais se tiver usuários o bastante.
Bram Cohen, criador do protocolo BitTorrent e fundador da empresa BitTorrent, disse no ano passado que faria o uTorrent funcionar diretamente do navegador. Ele deixou a empresa após sua aquisição pela Tron, uma startup de criptomoedas — mas os planos continuaram.
A empresa promete que a versão desktop, agora chamada uTorrent Classic, vai continuar ativa: “nosso plano de longo prazo é continuar o desenvolvimento de ambos os produtos”.
Em fevereiro, um pesquisador do Google descobriu uma falha no uTorrent Web (em beta) e no cliente para Windows: eles deixavam sites maliciosos controlarem seu PC. A brecha foi corrigida.
O uTorrent não seria minha primeira escolha para um cliente de torrent: ele já instalou mineradores de criptomoeda sem aviso; e deixou passar alguns anúncios que instalavam ransomware no computador. Existem alternativas melhores, como qBittorrent e Deluge.