Vale fornecerá níquel à Tesla para se aproximar do setor de carros elétricos
Acordo com a Tesla impulsiona a presença da Vale no mercado de veículos elétricos; níquel será fornecido à empresa de Elon Musk
Acordo com a Tesla impulsiona a presença da Vale no mercado de veículos elétricos; níquel será fornecido à empresa de Elon Musk
A Tesla agora conta com o auxílio de uma empresa brasileira em suas operações. A Vale anunciou, nesta sexta-feira (6), um acordo de longo prazo com a companhia de Elon Musk para fornecer níquel. A ação da mineradora tem como objetivo aumentar a sua presença na indústria de carros elétricos e visa reduzir a sua pegada de carbono.
O contrato foi confirmado em um comunicado à imprensa neste fim de semana. Em nota, a empresa brasileira afirmou que vai fornecer níquel Classe 1 para as operações da montadora de Elon Musk no Canadá. Os detalhes financeiros do acordo entre as duas companhias, no entanto, não foram revelados até o momento.
A medida dá mais um passo nos planos da companhia para aumentar a sua exposição no mercado de veículos elétricos. Todo esse esforço está alinhado à nova ambição da mineradora brasileira, que é atingir de 30% a 40% de suas vendas de níquel Classe 1 para a indústria. Segundo a Vale, o setor está em “rápido crescimento”.
A companhia não chegou a revelar o volume de níquel que esta meta representa. Mas a Reuters relembrou no mesmo dia que, de acordo com o relatório de desempenho do primeiro trimestre, a mineradora brasileira vendeu 20.000 toneladas de níquel Classe 1. Desse montante, 1.300 toneladas foram destinadas ao setor de carros elétricos.
Mas as expectativas não param por aí. A companhia ainda informou na nota que este acordo está ligado à estratégia de alavancar a sua posição de liderança no mercado como o maior produtor de níquel acabado da América do Norte. O projeto também visa reduzir a pegada de carbono da empresa brasileira.
“Esse acordo reflete um compromisso compartilhado com sustentabilidade e mostra muito claramente que somos o fornecedor preferencial para produtos de níquel de baixa emissão de carbono e alta pureza, essenciais para baterias de longo alcance”, disse Deshnee Naidoo, vice-presidente executiva de metais básicos.
Com informações: Reuters e Vale (Newsroom)