Pix já permite receber dinheiro via transferência em fase restrita do BC
Clientes de 762 bancos e fintechs podem receber transferências via Pix em fase restrita, mas só alguns podem enviar dinheiro
Clientes de 762 bancos e fintechs podem receber transferências via Pix em fase restrita, mas só alguns podem enviar dinheiro
O Pix começou a funcionar: a partir desta terça-feira (3), todos os clientes de 762 bancos e fintechs podem receber transferências através deste novo método, mesmo se não tiverem chave cadastrada. No entanto, só algumas pessoas podem enviar dinheiro dessa forma: trata-se de uma fase restrita do Banco Central para que as instituições financeiras implementem o sistema aos poucos.
É possível receber dinheiro via Pix na conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga. No entanto, somente os clientes selecionados por bancos e fintechs poderão fazer transferências nesta fase inicial; eles devem ser avisados através do app.
“As instituições poderão executar todas as funcionalidades do Pix de forma gradual, com número reduzido de usuários, para que os clientes comecem a se familiarizar com a novidade”, disse Carlos Eduardo Brandt, do BC, na semana passada.
Vale notar que não é necessário ter uma chave Pix cadastrada: a transferência pode ser feita usando os números de agência e conta, assim como no TED e DOC. No entanto, a novidade facilita as transações: você precisa informar apenas um dado (número de celular, CPF ou e-mail) para enviar dinheiro.
Entre os dias 3 e 15 de novembro, os horários do Pix serão diferenciados:
O Pix só entra em plena operação no dia 16 de novembro: é quando será possível fazer e receber transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana. O dinheiro cai na conta em até dez segundos.
Você já consegue fazer um Pix? Como foi sua experiência?
Leia | Como receber um Pix; conheça as opções para cobrar dinheiro