VoLTE desembarca no Vivo Easy para fazer chamadas sem depender do 3G

Operadora atualiza site e indica que clientes Vivo Easy e Easy Prime poderão fazer ligações de voz sem sair do 4G graças ao VoLTE

Bruno Gall De Blasi
Por
Celulares com logo do Vivo Easy
Vivo Easy (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Vivo Easy oferece um das melhores relações de custo e benefício do mercado. Todavia, a modalidade carregava uma pedra no sapato desde a sua criação: o VoLTE, para fazer ligações em redes 4G e 5G, nem sempre estava disponível aos clientes. Agora, a Vivo oficializou o suporte à tecnologia para o plano.

As informações estão disponíveis no próprio site da Vivo.

De acordo com uma página sobre as chamadas de Voz HD – ou seja, VoLTE –, o serviço está habilitado para clientes com planos Easy.

Planos Vivo Easy e Vivo Easy Prime agora também contam com disponibilidade da tecnologia Voz HD”, afirmaram. Antes, não havia menção ao plano na página.

Mas isto não significa que todos os aparelhos poderão utilizar a tecnologia. Para começar, é preciso ter um celular compatível, como o Galaxy S21 FE ou os iPhones mais recentes.

Também é preciso ativar o recurso nas configurações do celular.

Além disso, não são todos os lugares que oferecem cobertura ao serviço. Para se ter ideia, aqui no Rio de Janeiro, o site da Vivo informa que apenas a capital fluminense, Campos dos Goytacazes, Macaé e Niterói prometem acesso ao VoLTE.

Ao contrário da TIM, que já alcança uma vasta quantidade de municípios atendidos.

Vivo Easy (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
Vivo Easy (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Clientes Vivo Easy esperavam por isso há tempos

A história do VoLTE no Easy é antiga.

Até então, a operadora não oferecia o recurso oficialmente. No entanto, volta e meia aparecia algum relato de ativação tanto do recurso quanto do Voz WiFi repentinamente, como foi o meu caso no começo do ano passado.

Diante da oficialização, clientes da operadora comemoraram a novidade na Comunidade do Tecnoblog.

“Uhuuuh”, comemorou o leitor Vinícius nesta segunda-feira (16). “Acho que vencemos a Vivo pelo cansaço com as milhares de reclamações.”

“Está ativo mesmo”, disse Xavier neste domingo (15). “Fiz uma ligação e não caiu para o 3G igual antigamente.”

Mas não são todos os clientes que conseguiram aproveitar a tecnologia.

“Infelizmente, não está habilitado pra mim ainda”, disse o leitor Gustavo no mesmo dia. “Liguei para lá duas vezes e o procedimento é o mesmo: vou mandar um reset e você reinicia o aparelho. Se continuar, volta o contato.”

Tecnoblog procurou a Vivo para entender o que deve ser feito nesses casos. Leia o posicionamento na íntegra:

“A Vivo informa que mantém em seu site uma página com informações sobre a tecnologia, aparelhos compatíveis, mapa de cobertura, além de um perguntas e respostas completo. A empresa ressalta que orienta os clientes a entrarem em contato com a operadora caso necessitem de um suporte adicional.”

Atualizado às 18h25 com o posicionamento da Vivo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados