Waymo dá sorvete de graça após buzinaços de carros autônomos

Empresa de robotáxis do Google dará sorvetes como pedido de desculpas para moradores afetados por buzinaços nos estacionamentos da empresa.

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 1 semana
Carro autônomo da Waymo (Imagem: Divulgação/Waymo)
Carros autônomos da Waymo faziam buzinaços no estacionamento por causa de sensor de batida (Imagem: Divulgação/Waymo)
Resumo
  • Sensores de colisão dos carros autônomos da Waymo causaram buzinaços durante a madrugada em São Francisco.
  • Os buzinaços ocorreram no estacionamento da empresa, perturbando os moradores próximos por cerca de duas semanas.
  • A Waymo corrigiu o software anticolisão para evitar novos incidentes.
  • Como forma de se desculpar, a empresa ofereceu sorvete grátis aos moradores afetados.
  • A resistência aos robotáxis em São Francisco inclui até um carro da Waymo que foi incendiado.

A Waymo pediu desculpas às pessoas que moram perto do estacionamento de carros autônomos em São Francisco, nos Estados Unidos. Nas últimas duas semanas, os robotáxis realizaram verdadeiros buzinaços devido a uma falha nos sensores de colisão, levando a transtorno para os moradores da região durante a madrugada. Além das desculpas, a subsidiária da Alphabet (e coirmã do Google) prometeu dar sorvetes para os ciadãos afetados — como se sorvete pagasse duas semanas maldormidas.

Nos últimos dias, vídeos da “orquestra da buzina” dos Waymos viralizaram na internet. Os casos aconteceram no estacionamento da empresa, onde os carros vão para encerrar o turno e esperar o transporte para o galpão — local em que recarregam e passam por reparos.

Sistema anticolisão do Waymo causa buzinaço

Carro da Waymo
Sistema anticolisão dos carros da Waymo buzina para alertar alguém se movimentando em velocidade baixa (Imagem: Divulgação/Waymo)

Os carros autônomos da Waymo possuem um sistema anticolisão que buzina caso detecte que o carro da frente está dando ré em sua direção. O propósito é evitar batidas em situações bobas, como naqueles casos em que um carro para em cima da faixa de pedestre e precisa engatar a ré.

Agora, imagine isso em um estacionamento lotado de robotáxis da Waymo — ainda mais que carros autônomos sofrem em condições de baixa luminosidade e na troca de faixa. Com os veículos entrando em vagas e se ajeitando para alinhar perfeitamente, o sistema anticolisão era frequentemente ativado. Teve até trenzinho de buzinaço.

A situação fica ainda pior porque a ida dos carros ao estacionamento acontece ao mesmo tempo. Assim, dezenas de veículos entravam no lugar naquele instante. Os casos filmados ocorreram entre 2h e 5h da manhã.

A Waymo afirma que já corrigiu o software anticolisão e os buzinaços pararam. Os robotáxis não são muito queridos pelos moradores de São Francisco — inclusive, um carro da Waymo foi queimado na cidade. Como forma de mostrar proximidade com a comunidade, a empresa pediu desculpas pelo incidente e anunciou sorvete grátis para se redimir do incômodo.

Com informações: ABC e USA Today

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.