Depois dos EUA, Waymo decide testar robotáxi nas ruas do Japão

Subsidiária do Google mapeará as ruas da capital japonesa, mas não tem planos de implantar o serviço de robotáxi na cidade

Lupa Charleaux
• Atualizado há 3 semanas
Resumo
  • A Waymo vai testar carros autônomos em Tóquio em 2025; inicialmente, serão 25 veículos conduzidos manualmente.
  • A empresa do Google foca em mapear e entender o tráfego local em parceria com a Nihon Kotsu e não tem planos para serviço regular de robotáxi no Japão.
  • O serviço de robotáxi da Waymo cresce lentamente nos EUA, com uso em cidades como São Francisco e expectativa de expansão para Miami até 2026.

O serviço de táxi autônomo Waymo fará testes com veículos nas ruas de Tóquio em 2025. Essa é a primeira vez que a empresa do Google explora um mercado estrangeiro, indicando a intenção de expandir as opções de transportes autônomos fora dos Estados Unidos.

A iniciativa tem o objetivo de coletar dados das ruas da capital japonesa e aprimorar a tecnologia usada nos veículos. Assim, os carros irão mapear a cidade e compreender os detalhes da direção japonesa, como o tráfego pela esquerda e o intenso trânsito urbano.

Os testes da Waymo serão realizados em parceria com a Nihon Kotsu, uma das principais operadoras de táxi do país. Inicialmente, 25 veículos autônomos serão conduzidos manualmente por motoristas locais durante a coleta de dados em vários bairros da capital Tóquio.

Entretanto, a subsidiária do Google revelou não ter planos para a implantação de um serviço de robotáxi na capital japonesa. O experimento está focado em aprimorar a tecnologia dos carros usando os dados do ambiente local e construir parcerias com outras empresas.

“Estamos trazendo nossa tecnologia para aprender e entender como a Waymo se encaixa no cenário de transporte existente. Assim, vamos compreender como fazer melhores parcerias com autoridades e comunidades locais”, revelou Sandy Karp, porta-voz da empresa.

Por outro lado, a parceria com o aplicativo Go, bastante popular para pedir táxis no Japão, é um um possível indicativo de que os serviços da Waymo podem ser lançados em parceria com um provedor de mobilidade local. Nos EUA, por exemplo, a companhia oferece opção de corridas com veículos autônomos por meio da Uber em algumas cidades.

Crescimento lento da Waymo nos EUA

O serviço de robotáxi da Waymo está crescendo lentamente nos Estados Unidos. A frota formada por cerca de 700 veículos autônomos atua em cidades como São Francisco, Los Angeles, Austin e Phoenix. Eles realizam mais de 175 mil viagens por semana.

A subsidiária do Google ainda tem planos para ampliar a parceria com a Uber e oferecer opção de transporte autônomo em mais cidades norte-americanas. Além disso, a expectativa é que o serviço seja disponibilizado em Miami até 2026.

Dessa forma, os testes da Waymo no Japão parecem um importante passo para uma futura extensão dos serviços para outros países. Bem como, essa será uma forma de testar e aprimorar a tecnologia desenvolvida no trânsito de diferentes cidades ao redor do mundo.

Também vale dizer que essas ações podem ampliar as vantagens da empresa em relação aos transportes autônomos no mundo. Recentemente, a concorrente GM encerrou os serviços de robotáxi Cruise para investir em um sistema voltado para carros pessoais.

Com informações de Waymo e The Verge

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).