WhatsApp começa a testar bloqueio de print da foto de perfil

Versão beta do WhatsApp para Android começa a impedir capturas de tela da foto de perfil. Bloqueio ajuda, mas não é garantia de segurança.

Giovanni Santa Rosa
Por
WhatsApp
WhatsApp também terá nomes de usuário e perfil alternativo para quem não está na lista de contatos (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A mais recente versão beta do WhatsApp para Android começou a bloquear prints das fotos de perfil de contatos. O recurso pode servir para dificultar o roubo das imagens e é mais uma ferramenta que o aplicativo prepara para melhorar a privacidade dos usuários.

O WhatsApp removeu a opção para salvar fotos de perfil de outros usuários há cerca de cinco anos. Essa medida foi praticamente inútil, já que ainda é possível ampliar a imagem e tirar um print.

Agora, na versão 2.24.4.25 do aplicativo para Android, ainda em fase beta, o WhatsApp começou a bloquear capturas de tela na página da foto de perfil. Ao tentar, o sistema dá um aviso, indicando que a ação foi bloqueada, com a mensagem “Não é possível capturar a tela devido a restrições do aplicativo”.

Tela do WhatsApp com bloqueio de print
Ao tentar tirar print da tela de bloqueio, WhatsApp não deixa foto aparecer (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Bloqueios de print não são uma novidade — o próprio WhatsApp já impede capturas de tela de mídias temporárias. Apps de banco e de autenticação também costumam implementar este tipo de proteção. A proibição pode ser um obstáculo contra compartilhamentos não-autorizados, mas não é garantia de que sua imagem de perfil está totalmente segura. Ainda é possível, por exemplo, usar outro celular para tirar foto da tela.

WhatsApp vem investindo em privacidade

Além desta proteção, o WhatsApp está preparando mais recursos dedicados à privacidade. Um deles dá a opção de criar um perfil “público”, com nome e foto diferentes, que aparecerá para pessoas que não estão salvas na lista de contatos.

Tela das configurações do WhatsApp Web com campo para nome de usuário
Campo para nome de usuário não foi liberado, mas já está no código do WhatsApp Web (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

O mensageiro também vem desenvolvendo, há algum tempo, a possibilidade de criar nomes de perfil. Quando eles estiverem ativos, o usuário poderá conversar com outras pessoas sem precisar dar seu número de telefone.

Entre os recursos que já foram lançados, um exemplo são as conversas trancadas. Elas exigem que o usuário comprove sua identidade para acessá-las, por senha ou biometria. A proteção já está disponível no Android e no iOS, e deve chegar à versão web em breve.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados