WhatsApp Pagamentos: Facebook remunera bancos para crescer no Brasil
Facebook espera que investimento no recurso do WhatsApp seja compensado com novas autorizações do Banco Central
Facebook espera que investimento no recurso do WhatsApp seja compensado com novas autorizações do Banco Central
O WhatsApp Pagamentos (ou WhatsApp Pay) foi liberado pelo Banco Central há alguns dias e, agora, trabalha para ganhar espaço no mercado. Pensando nisso, o Facebook adotou a estratégia de pagar os bancos por cada transação realizada no mensageiro. O objetivo é fazer as empresas estimularem seus clientes a usarem o serviço.
A informação é do Mobile Time, que aponta um pagamento do Facebook para os emissores de cartão que suportam o WhatsApp Pagamentos: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Visa. Segundo o site, a remuneração é feita tanto para o banco que envia o valor, quanto para o que recebe.
Os valores do acordo não foram divulgados e variam conforme o banco. O Facebook pode pagar uma porcentagem sobre o valor da transação ou um valor fixo, de acordo com o que foi negociado com o parceiro. Os pagamentos relativos às transferências no WhatsApp são intermediados pela Mastercard ou Visa.
Ainda de acordo com o Mobile Time, o Facebook espera obter retorno do investimento com mais autorizações do Banco Central. A empresa busca permissão para realizar vendas e pagamentos com cartão de crédito no aplicativo de mensagens. Com a mudança, a companhia receberia parte da taxa paga pelos lojistas a uma rede de adquirência como a Cielo, parceira no WhatsApp Pagamentos.
A chegada do WhatsApp Pagamentos fez os emissores de cartões parceiros divulgarem a solução. O Itaú, por exemplo, anunciou que pretende se tornar líder em transferências pelo mensageiro. É o que apontou, em entrevista ao Tecnoblog, o diretor de pagamentos e negócios digitais do Itaú, Rubens Fogli.
O executivo explicou que a ideia é levar uma experiência melhor aos clientes. Ele destacou o trabalho do Itaú em outras carteiras digitais. O banco tem mais de 70% de participação no faturamento no Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay. O resultado veio com a ampliação do número de clientes nos serviços, passando de 2 milhões, em 2019, para 6,5 milhões, em 2021.
Leia | Como fazer pagamento pelo WhatsApp? Entenda como funciona o Meta Pay