WhatsApp passa a integrar Central de Contas, com login e Status conectados

Recurso será completamente opcional e virá desabilitado por padrão. Meta promete manter privacidade e criptografia de ponta a ponta.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado hoje às 17:26
Resumo
  • O WhatsApp será integrado à Central de Contas da Meta, que já reúne Instagram e Facebook.
  • Segundo a plataforma, a integração permitirá login facilitado e publicação simultânea em Stories/Status.
  • O recurso é opcional e vem desligado por padrão; o usuário precisará ativar.
  • A Meta assegura que a privacidade e a criptografia de ponta a ponta no WhatsApp serão preservadas.

A Meta anunciou que oferecerá a opção de colocar o WhatsApp na Central de Contas, que já reúne perfis de Facebook, Instagram e Meta Quest. A integração permitirá, entre outras coisas, fazer login com mais facilidade e publicar ao mesmo tempo nos Stories do Instagram e do Facebook e também nos Status do WhatsApp.

Segundo a companhia, a integração será adicionada à Central de Contas nos próximos meses. Ela é opcional e vem desligada por padrão — o usuário precisa ter a iniciativa de abrir as configurações e fazer a ligação.

O que muda com o WhatsApp na Central de Contas?

Segundo o comunicado da Meta, a integração do WhatsApp à Central de Contas permitirá entrar no mensageiro com mais facilidade, usando o login do Facebook ou do Instagram. Isso pode ajudar a depender menos do número de celular e da confirmação por SMS.

Outra vantagem enfatizada pela empresa é poder publicar o mesmo conteúdo nos Stories do Instagram, do Facebook e nos Status do WhatsApp, de uma vez só.

A Meta também destaca que o cadastro do WhatsApp na Central de Contas, futuramente, oferecerá opções para gerenciar fotos de perfil, figurinhas geradas com a Meta AI e criações do recurso Imagine Me. A empresa diz que vai explicar adequadamente como estes recursos funcionarão e quais as alternativas mais adequadas ao que os usuários desejam.

Meta promete proteger dados do WhatsApp

Apesar da integração, a Meta afirma que a criptografia de ponta a ponta continuará valendo no WhatsApp. Além disso, os dados pessoais não serão aproveitados para fins de publicidade — a empresa lista apenas a contagem de cadastrados, recursos de segurança e funcionalidades opcionais como possíveis usos.

Ao mesmo tempo em que promete facilitar o acesso e o uso dos Stories/Status, a integração do WhatsApp à Central de Contas também deixa algumas dúvidas no ar. Não está claro, por exemplo, o que pode acontecer caso você cancele ou perca sua linha de telefone (por falta de recarga em uma linha pré, por exemplo), mas esqueça de remover o número da Central de Contas.

Com informações da Meta e do Verge

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.