WhatsApp terá aviso para identificar e sair de grupos suspeitos

Cartão de contexto mostra quem adicionou usuário e quem criou o grupo. Golpistas usam tática para divulgar Jogo do Tigrinho e investimentos falsos.

Giovanni Santa Rosa

O WhatsApp vai destacar informações sobre um grupo assim que um usuário for adicionado a ele. Entre os dados, estarão data de criação, nome do criador e nome de quem incluiu a pessoa na conversa. Além deste cartão de contexto, como a empresa chamou a novidade, o mensageiro vai exibir botões para acessar ferramentas de segurança e sair do grupo.

A ideia é ajudar a identificar e se livrar de tentativas de golpes e spam, que têm se tornado frequentes na plataforma. Recentemente, usuários do WhatsApp vêm sendo adicionados a grupos de divulgação de cassinos online, como o infame Jogo do Tigrinho — que também vem causando problemas em outro app da Meta, o Instagram, com solicitações insistentes para seguir usuários.

Cartão de contexto, com informações sobre grupo do WhatsApp
Usuário terá acesso fácil a informações e poderá sair do grupo rapidamente (Imagem: Divulgação / Meta)

No exterior, há casos de grupos prometendo ganhos com criptomoedas ou outras formas de investimento. Perfis falsos simulam conversas entre os membros para dar um ar de autenticidade ao grupo, convencendo as vítimas a colocarem dinheiro no esquema. A Binance chegou a publicar um texto em seu blog para alertar que criminosos têm usado a marca. Outra tática usada pelos golpistas é criar grupos com falsas ofertas de emprego, levando as vítimas a pagar taxas na esperança de poder trabalhar.

WhatsApp tem opção para limitar convites para grupos

O novo cartão de contexto deve ser lançado nas próximas semanas, segundo o WhatsApp. Mesmo assim, já é possível se proteger: o mensageiro dá a opção de permitir que apenas contatos possam adicionar o usuário a grupos.

Para isso, vá até “Configurações”, “Privacidade”, “Grupos” e escolha a opção “Meus Contatos”. Se você não quiser que ninguém possa te adicionar a grupos, escolha “Meus contatos, exceto…” e escolha todo mundo da agenda.

Com informações: The Verge

Leia | Como adicionar grupos a uma comunidade do WhatsApp

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.