Windows 11 estaciona e versão mais recente do Windows 10 continua a crescer

Pesquisa mostra que Windows 10 21H2 vem sendo adotado a uma velocidade maior que Windows 11; fim de suporte pode ser a explicação

Giovanni Santa Rosa

O crescimento do Windows 11 em seus primeiros meses parece ter atingido um teto. De acordo com uma pesquisa, 19,4% dos computadores rodam a versão mais recente do sistema operacional, número praticamente idêntico ao do mês passado. As atualizações do Windows 10, por outro lado, parecem ir muito bem. A versão 21H2 é a líder, com 28,5% das máquinas.

Os números para o Windows 11 não eram muito diferentes em fevereiro de 2022. Na ocasião, o sistema respondia por 19,3% das máquinas. O crescimento, portanto, foi de apenas 0,1 ponto percentual. Quase nada.

Entre todas as versões, ele ocupa o terceiro lugar. Os dois primeiros vão para as versões mais recentes do Windows 10.

A 21H2, mais recente, teve um crescimento expressivo. Ela foi de 21% para 28,5%.

Assim, ela tomou o lugar da 21H1, segunda mais recente, que caiu de 27,5% para 26,5%.

Completando a pesquisa, temos 25% rodando versões mais antigas do Windows 10 e 0,6% com builds de teste do Windows 11, como parte do programa Insider.

Fim de suporte explica crescimento do Windows 10 21H2

Como nota o XDA-Developers, uma parte do crescimento do Windows 10 21H2 parece ter vindo de usuários da versão 20H2, que caiu de 17,9% em fevereiro para 10,8% em março.

Existe uma boa explicação para isso. A Microsoft encerrará o suporte oficial à 20H2 em maio. Por isso, a empresa vem dando um jeitinho de atualizar automaticamente os computadores para a versão mais recente.

Parou por que, Windows 11?

O Windows 11, por sua vez, praticamente parou de crescer entre um mês e outro, e há algumas boas hipóteses.

A principal delas é que nem todos os computadores cumprem os requisitos mínimos para o novo sistema operacional. Outro ponto é que a atualização é opcional, então muita gente deve estar deixando isso para depois.

A tendência, porém, é que o Windows 11 volte a crescer nos próximos meses. Quem comprar um PC novo deve receber um aparelho já com o sistema operacional, aumentando a base instalada.

Além disso, observa o XDA-Developers, a Intel não lançou novos processadores de laptop no segundo semestre de 2021, o que pode ter levado alguns usuários a esperarem um pouco para trocar de equipamento.

A pesquisa foi feita pela AdDuplex, uma empresa que fornece framework de propaganda para apps. Cerca de 5 mil apps usam seu kit de desenvolvimento. Geralmente, a pesquisa envolve 60 mil computadores. É uma amostra pequena, mas pode servir para acompanhar tendências.

Com informações: XDA-Developers.

Leia | Como voltar ao Windows 10 depois de instalar o 11

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.