Windows 11 Sun Valley 2 deve ficar pronto em maio com estas novidades
Widgets de terceiros, modo escuro para todo o sistema e retorno de recursos da barra de tarefas podem chegar na primeira grande atualização do Windows 11
O Windows 11 chegou no ano passado, mas muita gente ficou desapontada com recursos removidos e promessas não cumpridas. Uma atualização deve chegar até o fim do ano com novidades, além de preencher algumas dessas lacunas.
A versão tem o codinome Sun Valley 2 ou 22H2. A expectativa é que ela esteja pronta em maio de 2022, com uma build final no terceiro trimestre e distribuição no quarto.
O Windows Central compara esta atualização com a versão 1511 do Windows 10, que se concentrou em levar mudanças e recursos que não estavam prontos quando a primeira versão foi lançada. Ela também tinha um codinome: Threshold 2.
Uma dessas mudanças deve ser um modo escuro que funcione no sistema todo, tanto para interfaces modernas quanto legadas.
Alguns recursos que foram retirados da barra de tarefas e de outras partes do Windows devem retornar, como a possibilidade de arrastar e soltar arquivos para serem abertos por programas específicos. Nós falamos sobre isso aqui no Tecnoblog em setembro de 2021.
O painel de Widgets, uma novidade do Windows 11, terá suporte a componentes de terceiros. Segundo o Windows Central, desenvolvedores já começaram a receber instruções para criar esses widgets. Eles estarão disponíveis para download e instalação por meio da Microsoft Store.
O Sun Valley 2 também deve trazer versões atualizadas de aplicativos nativos. O Notepad e o Media Player (antigo Groove Music) estão nessa lista.
Já os programas de e-mail e calendário podem ser substituídos pelo novo cliente do Outlook, que vem sendo desenvolvido sob o nome de Project Monarch desde o Windows 10.
Windows para ARM é foco da Microsoft
Além das novidades em recursos e interfaces, o Windows deve receber melhorias para trabalhar com processadores ARM. O Windows Central destaca que a plataforma será um dos focos da Microsoft para 2022.
A empresa estaria tão engajada no projeto a ponto de planejar um kit para desenvolvedores ARM com um processador de topo de linha derivado do Snapdragon 8cx Gen3 da Qualcomm. A ideia é chegar em 2023 com a plataforma em alta.
Com informações: Windows Central