7 aplicativos para usar no Android com root
Aparelhos Android com root contam com apps para diversas funções extras: backup completo, gerenciamento de arquivos, customização de recursos e muito mais
Ao fazer root no Android, o usuário pode utilizar uma série de aplicativos até então indisponíveis, que adicionam diversos recursos extras que permitem extrair muito mais de seu gadget. Com as ferramentas certas, é possível assumir o controle total do aparelho e torna-lo um poderoso instrumento para produção de conteúdo e lazer.
O próximo passo é escolher quais aplicativos são os melhores para um Android com root, e neste texto sugerimos alguns dos mais essenciais e poderosos.
Antes de prosseguir, no entanto, leia estes textos:
Os melhores apps para usar no Android com root
Uma vez que você fez o root e deu tudo certo, uma enorme janela de possibilidades se abre para liberar todo o potencial de seu dispositivo móvel. Relacionamos aqui alguns aplicativos para quem está começando a jornada e outros mais especializados (alguns desses apps até disponíveis na Google Play Store).
Lembrando sempre que o procedimento de root pode causar danos no aparelho e é essencial ter em mente que aplicativos oferecidos fora da loja do Google podem não ser 100% seguros. Dito isso, sigamos em frente com as melhores opções encontradas.
1. Titanium Backup
Toda vez que você iniciar um novo procedimento após o root, é essencial fazer um backup de seus dados para o caso algo dar errado. E é aqui que o Titanium Backup brilha: ainda que ele possa ser utilizado em aparelhos sem root, é em dispositivos desbloqueados que ele libera 100% de seu poder. O aplicativo faz uma cópia completa, salva fotos, vídeos e documentos a arquivos de sistema, apps e dados relacionados.
Ele permite que os dados sejam salvos no cartão de memória, mas caso o usuário o formate acidentalmente é possível também armazenar tudo na nuvem, como Google Drive e Dropbox. Você pode salvar arquivos até mesmo de apps abertos e selecionar o que será restaurado, ao invés de recuperar tudo de uma vez caso não seja necessário.
2. Magisk
O Magisk é um aplicativo de Superusuário, que gerencia o acesso a funções que normalmente não estão disponíveis ao usuário comum. Em muitos casos, substituiu completamente o SuperSU, até algum tempo atrás o mais completo por trazer funções extras. Permite que um dispositivo Android com root contorne o sistema SafetyNet do Google, um conjunto de regras que detecta, remove ou impede apps maliciosos.
Ele também oferece a aplicativos legítimos proteções contra dispositivos desbloqueados, que deixam de funcionar completamente. Por exemplo, o app da Netflix e os games Super Mario Run e Pokémon GO não rodam ao detectar o root.
O que o Magisk faz é esconder o root, enganando tais apps que passam a funcionar normalmente. No entanto, o Google e o desenvolvedor responsável pelo app vivem num jogo de gato e rato, com a primeira atualizando o SafetyNet para inutilizar o Magisk e o segundo trabalhando em correções para evitar que isso aconteça.
O Magisk também permite que o usuário realize modificações profundas no sistema e oculte o root do bootloader, essencial para outros procedimentos.
3. Tasker
O Tasker é uma excelente ferramenta de automatização do Android. Com ele é possível criar rotinas para que o dispositivo cumpra de acordo com parâmetros estabelecidos. Por exemplo, fazer com que o aparelho reconheça quando você está ou não em casa, e sozinho ative ou desative o Wi-Fi nessas ocasiões.
É possível estabelecer rotinas para diminuir o brilho da tela e reduzir o tempo em que ela fica ligada, quando a bateria atingir um certo limite, silenciar notificações quando estiver utilizando um app de leitura, ligar o GPS ao abrir o Waze ou Google Maps e desliga-lo ao fecha-los, exibir uma lista de apps ao detectar um fone de ouvido e mais.
4. Device Control
O Device Control oferece ajustes de performance para um dispositivo Android com root. Com ele é possível alterar a frequência da CPU e GPU, permitindo que o usuário faça overclock no processador quando quiser rodar apps mais pesados, ou underclock nos momentos em que ele estiver ocioso ou executando tarefas mais simples.
O app também permite que o usuário veja o desempenho de cada núcleo da CPU individualmente, limite o consumo da bateria e até remova apps de sistema indesejáveis, os chamados bloatwares incluídos pelo fabricantes ou operadoras.
5. Apps2SD
No passado, o Android permitia que o usuário escolhesse onde instalar aplicativos, se no armazenamento interno ou no cartão microSD. Contudo, graças a smartphones com cada vez mais espaço e o fato de que nem sempre o cartão é de boa qualidade, o Google removeu a função. Ainda assim, há certos apps que permitem usar o cartão.
Um deles é o Apps2SD.
É possível mover todos os arquivos para o cartão e liberar espaço útil no dispositivo; ele também possui ferramentas, como um desinstalador de apps, um recurso para colocar apps para dormir e um Terminal de comandos, para usuários avançados.
6. Root Explorer
Quando o assunto são gerenciadores de arquivos para Android desbloqueado, o Root Explorer permanece como a ferramenta mais completa. Ele permite navegar por todas as pastas do sistema, mesmo as protegidas (incluindo o diretório raiz) e alternar facilmente entre o armazenamento interno e o cartão SD, se presente.
Embora possua uma interface amigável, o Root Explorer conta com uma série de recursos voltados para desenvolvedores e usuários avançados, e você pode alterar as permissões de arquivos sensíveis. Ele também possui integração com Google Drive e Dropbox, um editor de texto simples e pode até comprimir e descompactar arquivos.
7. Xposed Framework
Esta é talvez a ferramenta mais versátil e por isso mesmo uma das mais complexas. O Xposed Framework é na verdade uma plataforma completa para customização do Android, que permite a instalação de pequenos programas, ou módulos de personalização. Com eles, é possível mudar uma série de características.
A vantagem do Xposed é que ele permite:
- Incluir ferramentas sem a necessidade de instalar uma ROM customizada;
- Remover anúncios de qualquer app;
- Impedir a conversão de chamadas SMS longas em MMS;
- Redirecionar links diretamente para o app correto;
- Incluir atalhos de apps na tela de bloqueio;
- Remover o delay em capturas de tela;
- Colocar apps em segundo plano para hibernar;
- Impedir que certos aplicativos sejam iniciados com o boot, e muito mais.
O que mais posso fazer em um Android com root?
Muita coisa.
O root permite usar apps, ferramentas especializadas e até mesmo a instalação de uma versão pura do Android, sem a customização de fabricantes e operadoras, ou sistemas alternativos desenvolvidos pela comunidade, como o LineageOS.
Há lojas de aplicativos alternativas, que reúnem alguns dos apps e opções mencionadas neste post e muitos outros, com muitas opções possíveis para o usuário. Basta ter um pouco de paciência e interesse, para procurar o que mais lhe interessa.