A cronologia Kirby; conheça todos os jogos
A série de jogos do Kirby começou em 1992 e vem juntando uma legião de fãs a cada lançamento; Conheça cada um dos games
Considerado pelos fãs como uma excelente porta de entrada para games de plataforma, a franquia da bolota rosa da Nintendo sempre traz algo diferente em suas aventuras. Além disso, é difícil não se apaixonar pelas caras e bocas do herói que esbanja simpatia. De robôs a jornadas por pesadelos, conheça cada jogo do Kirby em sua ordem de lançamento.
Índice
- 1. Kirby’s Dream Land
- 2. Kirby’s Adventure
- 3. Kirby’s Pinball Land
- 4. Kirby’s Dream Course
- 5. Kirby’s Avalanche
- 6. Kirby’s Dream Land 2
- 7. Kirby’s Block Ball
- 8. Kirby’s Toy Box
- 9. Kirby Super Star
- 10. Kirby’s Star Stacker
- 11. Kirby’s Dream Land 3
- 12. Kirby 64: The Crystal Shards
- 13. Kirby Tilt ‘n’ Tumble
- 14. Kirby Air Ride
- 15. Kirby & The Amazing Mirror
- 16. Kirby: Canvas Curse
- 17. Kirby: Squeak Squad
- 18. Kirby’s Epic Yarn
- 19. Kirby Mass Attack
- 20. Kirby’s Return to Dream Land
- 21. Kirby: Triple Deluxe
- 22. Kirby Fighters Deluxe
- 23. Kirby and the Rainbow Curse
- 24. Kirby: Planet Robobot
- 25. Team Kirby Clash Deluxe
- 26. Kirby’s Blowout Blast
- 27. Kirby Battle Royale
- 28. Kirby Star Allies
- 29. Kirby and the Forgotten Land
- Menções honrosas
1. Kirby’s Dream Land
A primeira aventura de Kirby foi lançada para o Game Boy em 1992. O personagem deve encarar o King Dedede que roubou toda a comida de Dream Land. A jogabilidade é simples, perfeita para iniciantes, mas que consegue ser divertida do começo ao fim no portátil.
2. Kirby’s Adventure
Lançado em 1993 para o NES, esta foi a primeira vez que os jogadores puderam ver o protagonista em toda sua linda cor rosa. Além disso, a habilidade de copiar os inimigos surgiu nesta aventura. Vale destacar o remake de 2002 para GBA chamado Kirby: Nightmare in Dream Land, além de uma versão em três dimensões lançada para o 3DS em 2011.
3. Kirby’s Pinball Land
A Nintendo logo percebeu que podia usar a forma da bolota rosa para muitos projetos experimentais. Kirby’s Pinball Land é um jogo de estilo clássico de fliperamas no qual o jogador deve ganhar pontos enquanto acerta partes do cenário. Só não pode permitir que a bolinha caia no buraco errado. O título foi lançado em 1993.
4. Kirby’s Dream Course
Colocando o jogador no controle do herói em campos de golfe em miniatura, esse jogo foi lançado para o Super Nintendo em 1994. As telas são simples, mas com cores e estilo o suficiente para sentirmos que estamos jogando um título do Kirby. Não ignore essa obra, ela é muito mais divertida do que parece.
5. Kirby’s Avalanche
Lançado em 1995 para o SNES, a brincadeira da vez transforma a série de puzzle Puyo Puyo em um jogo do Kirby. O objetivo é juntar bolinhas de cores iguais para destruir tudo e pontuar o máximo possível. Curiosamente, esse é o único jogo do personagem nunca lançado no Japão, pois essa versão é exclusiva do ocidente.
6. Kirby’s Dream Land 2
A sequência direta do jogo original trouxe novidades como a presença de amiguinhos para ajudar Kirby na aventura. O vilão da vez, Dark Matter, roubou as pontes do arco-íris. Assim, cabe ao herói recuperar tudo e salvar o mundo mais uma vez. A obra foi lançada em 1995 exclusivamente para o Game Boy.
7. Kirby’s Block Ball
Outra mistura curiosa feita pela Nintendo. Em Kirby’s Block Ball, o herói rosa se torna uma bolinha de um jogo no estilo Breakout (aquele de quebrar blocos). É claro que características do personagem como power-ups fazem parte da brincadeira. No mais, sua jogabilidade segue o que é esperado por títulos do gênero. Foi lançado em 1995 para o Game Boy.
8. Kirby’s Toy Box
Uma coletânea com oito minigames do personagem foi lançada em 1996 para a plataforma Satellaview do Super Famicom. Todos os jogos são simples e envolvem brincadeiras com bolas como beisebol, pinball e pachinko. O game jamais foi lançado fora do Japão.
9. Kirby Super Star
Anunciado como um pacote com oito jogos do Kirby, esse título chegou ao Super Nintendo em 1996. Aqui, cada pequeno game oferece um estilo de jogabilidade similar, mas com objetivos diferentes. As cores e gráficos do título mostravam a força do console de 16 bits da empresa japonesa.
10. Kirby’s Star Stacker
Oferecendo vários níveis de dificuldade e muitos rostos famosos da série, Kirby’s Star Stacker é um game no estilo puzzle muito similar a Tetris e afins. Há quatro modos de jogo nos quais o jogador pode se divertir sozinho ou contra um amigo usando o cabo link do Game Boy. Essa obra foi lançada em 1997.
11. Kirby’s Dream Land 3
Mesmo com muitos elementos de jogabilidade já conhecidos na franquia, o grande destaque de Kirby’s Dream Land 3 é seu estilo visual que lembra giz de cera. Além disso, por causa do poder do SNES, tanto trilha sonora quanto performance do game são de alto nível. Lançado em 1997, este foi o último jogo do console publicado pela Nintendo na América do Norte.
12. Kirby 64: The Crystal Shards
Neste jogo do Kirby, a bolota rosa precisa recuperar os pedaços de um poderoso cristal destruído pelo vilão Dark Matter. A jogabilidade é no estilo de 2.5D, com muitos elementos de polígonos, desde cenários aos personagens. A novidade desse game lançado em 2000 para o Nintendo 64 foi a introdução dos Power Combos, habilidades que podiam ser misturadas para criar uma ainda mais forte.
13. Kirby Tilt ‘n’ Tumble
Lançado em 2000 para o Game Boy Color, este jogo do Kirby traz um elemento inédito à brincadeira: um sensor de acelerômetro. Assim, o jogador precisa inclinar o portátil para fazer com que o protagonista consiga passar por obstáculos e chegar na saída dentro do limite de tempo.
14. Kirby Air Ride
Continuando o seu percurso eterno de experimentação, em 2003 chegou para o GameCube Kirby Air Ride. Com uma jogabilidade simples que exige apenas o uso do botão A e do direcional analógico, esse título foi feito para ser mais casual. Até quatro jogadores podem participar das disputas localmente.
15. Kirby & The Amazing Mirror
Após se deparar com Dark Meta Knight, o protagonista rosa é dividido em quatro formas de si mesmo. Assim, o herói segue para o Mirror World enfrentar um novo vilão. Essa premissa mais sombria deste jogo do Kirby mistura cores vivas com uma temática levemente mais adulta. O game foi lançado em 2004 para o Game Boy Advance.
16. Kirby: Canvas Curse
Lançado em 2005 para o Nintendo DS, este jogo do Kirby introduz uma nova mecânica que faz uso da tela de toque do portátil. O jogador precisa criar linhas para fazer caminhos, assim o herói consegue se movimentar pelo cenário, evitando armadilhas e derrotando inimigos.
17. Kirby: Squeak Squad
Tudo o que Kirby queria fazer no começo do jogo era comer o seu bolo de morango, porém ele foi roubado pelo grupo de ladrões conhecido como The Squeaks. O herói rosa não pode deixar barato, sendo assim, ele segue por seis mundos encarando esses mal-feitores. O título chegou para o Nintendo DS em 2006.
18. Kirby’s Epic Yarn
O primeiro game original do personagem que chegou para o Nintendo Wii trouxe um estilo inesquecível. Tudo é feito de lã e costura, trazendo ainda mais fofura ao herói. Nessa obra lançada em 2010, o protagonista precisa ajudar um príncipe a salvar seu reino e derrotar um terrível vilão. Em 2019, um port do game chamado Kirby’s Extra Epic Yarn foi lançado para o 3DS.
19. Kirby Mass Attack
O último jogo original do personagem lançado para o Nintendo DS chegou em 2011. A principal característica de Kirby Mass Attack é a necessidade de controlar tudo pela tela de toque do console. Dessa forma, o jogador controla até dez das bolotas rosas em vários desafios como plataformas e quebra-cabeças.
20. Kirby’s Return to Dream Land
Lançado em 2011 para o Wii, esta aventura do herói rosa traz vários elementos mais tradicionais da franquia. Toda a plataforma é feita em um estilo 2.5D, com vários inimigos e desafios na tela. Kirby pode copiar habilidades e usar muitos ataques especiais. O principal destaque é a possibilidade jogar o título em até quatro jogadores de forma cooperativa.
21. Kirby: Triple Deluxe
O primeiro jogo do Kirby lançado originalmente para o Nintendo 3DS chegou em 2014. Na obra, o personagem acorda em uma árvore no maior estilo de “Pé de Feijão” que cresceu em sua casa. A partir daí, muitas fases, desafios e inimigos acabam surgindo. A jogabilidade se mantém tradicional, com o herói copiando habilidades para terminar os estágios.
22. Kirby Fighters Deluxe
Sim, até mesmo no gênero luta há jogos do Kirby. Aqui, o objetivo é derrotar outros personagens usando diferentes habilidades adquiridas. Essa versão standalone foi lançada para o 3DS em 2014. Uma sequência chegou em 2020 para o portátil, adicionando habilidades, cenários, entre outras coisas.
23. Kirby and the Rainbow Curse
Lançado exclusivamente para o Wii U em 2015, esta aventura da bolinha rosa se passa em uma Dream Land que perdeu todas as suas cores. Cabe a Kirby e seus amigos usarem um pincel mágico para trazer a vida de volta ao reino. A jogabilidade é muito similar a Canvas Curse, porém a arte é representada através de massinha de modelar.
24. Kirby: Planet Robobot
Depois de mais de vinte títulos, chegou a vez de Kirby usar um robô em sua aventura. Aqui, o herói quer impedir invasores de transformarem o seu lar em uma versão mecanizada e sem vida. As melhores partes envolvem usar o mecha do protagonista com suas formas diferentes, desde um helicóptero a uma máquina de som.
25. Team Kirby Clash Deluxe
Tirado diretamente de um modo de jogo de Kirby: Planet Robobot, essa empreitada coloca até quatro jogadores enfrentando vários chefes em combate. Há a possibilidade de usar itens e equipamentos distintos para customizar o seu personagem e ainda auxiliar na batalha. Por ser um título free-to-play, o game traz microtransações. Uma sequência com cara de expansão chamada Super Kirby Clash foi lançada em 2019.
26. Kirby’s Blowout Blast
Mais um pequeno jogo do Kirby tirado da aventura Planet Robobot. Aqui, o jogador assume o papel do protagonista em um cenário 3D isométrico. A única habilidade do personagem é o seu poder de sugar inimigos. Ele deve usar esse poder para passar por fases e tentar acumular o máximo de pontos possíveis. Assim como a obra anterior nessa lista, esse game foi lançado para o 3DS em 2017.
27. Kirby Battle Royale
Lançado em 2018 para o 3DS, esse game traz um mundo 3D no qual a bolota rosa precisa encarar outros três adversários que são cópias de si mesmo. O título mistura modos cooperativos com competitivos, além de oferecer conteúdo para quem prefere jogar sozinho. Não é a melhor aventura de Kirby, mas pode divertir quem gosta muito do personagem.
28. Kirby Star Allies
O primeiro jogo do Kirby feito do zero para o Nintendo Switch foi lançado em 2018. Trazendo muitos dos elementos mais conhecidos da franquia, a aventura tem como principal novidade a habilidade de fazer amizade com os inimigos que encontramos pelo caminho. Assim, até três jogadores podem entrar na brincadeira e salvar o planeta Popstar.
29. Kirby and the Forgotten Land
Trazendo um novo estilo de jogo para a série Kirby, essa empreitada lançada em 2022 para o Switch esbanja charme. A jogabilidade sai de uma plataforma 2D para um mundo carismático em 3D no qual o personagem precisa explorar. Além de novos inimigos e chefes, o protagonista recebeu uma habilidade inédita de sugar objetos como carros e cones para criar transformações únicas.
Sem dúvida alguma, este é um ponto de virada na história da bolota rosa da Nintendo.
Menções honrosas
- Kirby’s Toy Box;
- Kirby’s Super Star Stacker;
- Kirby Super Star Ultra;
- Kirby Slide;
- Kirby of the Stars: Magical Tower of Medal Land;
- Kirby’s Dream Collection Special Edition.
O personagem rosa da Nintendo realmente tem uma biblioteca imensa de títulos. Quais são os seus favoritos do herói? Conta pra gente em nossa comunidade!
Com informações: Nintendo.