BlaBlaCar é seguro? Veja 8 dicas para pegar carona com segurança

Quer usar o app, mas ainda tem dúvidas se é seguro? Então dá uma olhada em algumas dicas para uma carona tranquila

Vivi Werneck
• Atualizado há 1 ano e 10 meses

O BlaBlaCar é um aplicativo de caronas que vem sendo utilizado como uma alternativa ao Uber e outros apps de viagens. O serviço costuma trazer preços mais em conta além de, por vezes, ser mais prático. No entanto, como todo app que está se popularizando, algumas dúvidas podem surgir, do tipo: será que o BlaBlaCar é seguro?

BlaBlaCar (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
BlaBlaCar (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Para começar, existem algumas dicas de segurança básicas, que tanto o passageiro quanto o condutor precisam ter. Inclusive, elas já são de conhecimento geral (ou ao menos deveriam ser), como: usar o cinto de segurança, mesmo para o passageiro; e, em tempos de pandemia, vale também levar seu próprio álcool em gel e não esquecer de usar a máscara dentro do veículo. 

Dito isso, seguem algumas dicas específicas de segurança para pegar caronas mais tranquilas no BlaBlaCar.

Dicas de segurança para o passageiro

1. Posicione sua bagagem adequadamente

Para evitar acidentes de trânsito, posicione sua mala no chão do veículo (caso não possa usar o bagageiro) e não obstrua a visão do motorista colocando objetos diante do vidro traseiro. Dependendo do tipo de bagagem e do número de pessoas no carro, você pode negociar com o condutor sobre colocar suas coisas no próprio banco.  

2. Viajando com crianças pequenas

Se estiver viajando com crianças pequenas, consulte a regulação atual para o uso de cadeirinhas infantis e veja se, para o caso do menor sob sua responsabilidade, será necessário o uso do acessório. Ambos são responsáveis pela segurança da criança, tanto você quanto o condutor do veículo.

3. Tem habilitação para dirigir? Dá uma ajuda!

Está pegando carona, mas sabe dirigir e tem habilitação? Em viagens mais longas, se ofereça para assumir um pouco o volante. É bem provável que o condutor ficará feliz em descansar um pouco.

4. Ajude o motorista a ficar alerta

Além de ajudar o condutor na direção, caso você também seja habilitado, há outras maneiras de auxiliar o motorista a focar a atenção ao volante – especialmente em longos trajetos. Conversar com quem está dirigindo, por exemplo, pode evitar a sonolência. Agora cuidado para não distrair o motorista demais com o papo. E se perceber que a pessoa está realmente cansada, sugira uma pausa para descansar e comer alguma coisa. 

BlaBlaCar (Imagem: Divulgação/BlaBlaCar)

Dicas de segurança para o motorista

1. Não use o celular ao dirigir!

Usar o celular ao dirigir é um perigo em qualquer situação. Se precisar de qualquer tipo de auxílio do aparelho no trajeto, como configurar o GPS, peça para algum passageiro inserir as informações para você. Caso precise fazer uma ligação de emergência, opte por usar o viva-voz. Se for uma chamada privada, estacione o carro para falar.

2. Faça pausas para descansar

Em viagens longas, procure fazer algumas pausas de 15 a 20 minutos para relaxar um pouco, usar o banheiro, comer algo e se alongar. Se for viajar à noite, não se esqueça de descansar bem antes de pegar a estrada.

3. Faça a revisão do seu veículo

Para viagens curtas ou longas, é importantíssimo manter o seu veículo em bom estado. Periodicamente, faça a revisão da pressão dos pneus, óleo, água, freios, faróis e etc. Certifique-se que o veículo tem equipamentos de emergência para eventuais problemas durante o trajeto e não se esqueça dos documentos (do carro e seus).

4. Condições climáticas

Redobre a atenção em dias com neblina ou chuvosos. Mantenha também uma distância segura em relação aos outros carros para evitar acidentes durante frenagens repentinas.

E, por fim, é sempre bom ressaltar: nada de álcool ou drogas antes ou durante a direção. Você estará colocando a sua vida e das demais pessoas em risco.

Boa viagem a todos!

Com informações: BlaBlaCar

Relacionados

Escrito por

Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.