O Cadeado Galaxy é um serviço por assinatura da Samsung para a proteção de dados em smartphones. O recurso é usado para bloquear um celular remotamente, impedindo que pessoas desconhecidas acessem as informações de um dispositivo perdido ou roubado.

Uma vantagem do Cadeado Galaxy é realizar o bloqueio do telefone usando apenas o CPF e a senha cadastrada durante a aquisição do serviço. Isso ocorre porque o IMEI é informado quando o celular é registrado no programa de segurança.

A assinatura do Cadeado Galaxy pode ser feita pelos donos de smartphones da Samsung. A lista de aparelhos elegíveis inclui modelos das linhas Galaxy A, Galaxy S, Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold.

A seguir, entenda como funciona o Cadeado Galaxy e como ativar o bloqueio remoto pelo site ou telefone.

O que é o Cadeado Galaxy?

O Cadeado Galaxy é um serviço de segurança pago e exclusivo para celulares da Samsung no Brasil. Com a assinatura, você pode bloquear um smartphone Galaxy remotamente por meio do site ou telefone, usando apenas o CPF e uma senha cadastrada na plataforma.

Assim, o Cadeado Galaxy serve para proteger os dados de um celular perdido ou roubado. O aparelho fica totalmente inutilizável, impedindo que pessoas não autorizadas acessem dados pessoais, redes sociais ou aplicativos de bancos.

Mão segurando smartphone
Galaxy S24 Plus é um dos smartphones Samsung que pode ser bloqueado com Cadeado Galaxy (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Como funciona o Cadeado Galaxy?

Para usar o Cadeado Galaxy é necessário fazer a assinatura do serviço no site oficial (cadeadogalaxy.com.br) e cadastrar um número de CPF junto a uma senha de 6 dígitos para gerenciar os celulares que terão a proteção.

Em seguida, é necessário acessar o site app.cadeadogalaxy.com.br pelo navegador do smartphone que será cadastrado no programa. Nessa etapa, é necessário informar o IMEI do aparelho para que a plataforma registre a proteção.

Uma das vantagens do Cadeado Galaxy é o bloqueio feito por meio do sistema de segurança Samsung Knox. Embora o dispositivo fique totalmente inutilizável, os dados não são apagados caso a pessoa consiga recuperar o aparelho e queira remover o bloqueio.

Há duas opções de planos do Cadeado Galaxy: anual e bianual. Os celulares compatíveis são aqueles com sistema Android 10 ou superior, com software original Samsung, fabricados no Brasil. Além disso, eles não devem possuir reserva de domínio ou gestão empresarial.

Como ativar o Cadeado Galaxy no celular Samsung pelo site

Ao ter um celular roubado ou perdido, o assinante do Cadeado Galaxy pode ativar o bloqueio do telefone pelo site do serviço, como mostra o passo a passo abaixo.

1. Acesse o site Cadeado Galaxy pelo navegador

Use o navegador de um celular ou PC para acessar cadeadogalaxy.com.br/login. Então, digite seu CPF e a senha cadastrada no serviço.

2. Selecione “Gerenciar licença” para bloquear um celular Samsung

Encontre o celular Samsung que você vai bloquear e toque na opção “Gerenciar licença”.

3. Toque em “Bloquear dispositivo”

Toque no botão vermelho “Bloquear dispositivo” para impedir o uso do celular Samsung usando o Cadeado Galaxy. Assim, o aparelho será bloqueado na próxima vez que se conectar a uma rede de internet Wi-Fi ou móvel.

Como ativar o Cadeado Galaxy no celular Samsung pelo telefone

Assinantes do Cadeado Galaxy podem tivar o bloqueio do celular ligando para a central de atendimento do serviço, como mostra o passo a passo abaixo.

1. Ligue no atendimento ao cliente da Samsung

Use um celular ou telefone fixo para ligar no suporte da Samsung:

  • 4004-0000 (capitais e grandes centros);
  • 0800-550-0000 (demais cidades e regiões).

2. Escolha a opção 5 para os recursos do Cadeado Galaxy

Quando o atendente virtual iniciar a chamada, use o teclado numérico para escolher a opção 5 e acessar os recursos do Cadeado Galaxy.

3. Selecione a opção “Bloqueio” do aparelho

Em seguida, escolha a opção 1 para realizar o bloqueio de um aparelho perdido ou roubado.

Importante: caso você tenha mais de um aparelho cadastrado no Cadeado Galaxy, nesta etapa, haverá uma opção para selecionar qual dispositivo você deseja bloquear.

4. Informe seu CPF e a senha do Cadeado Galaxy

Digite seu número de CPF e, em seguida, a senha do Cadeado Galaxy para realizar o bloqueio do aparelho Samsung. Com isso, o telefone será bloqueado automaticamente quando se conectar a uma rede de internet Wi-Fi ou móvel.

Posso desativar o Cadeado Galaxy?

Sim. Ao recuperar o celular perdido, acesse o site do serviço (cadeadogalaxy.com.br), faça o login e toque em “Gerenciar licença” do aparelho bloqueado. Em seguida, toque no botão “Desbloquear dispositivo”.

A página do serviço exibirá um PIN que deve ser usado para acessar o celular bloqueado. Dessa maneira, você consegue concluir o processo para desativar o Cadeado Galaxy e voltar a usar o smartphone.

Posso rastrear um celular Samsung com o Cadeado Galaxy?

Não, o Cadeado Galaxy não serve para localizar o celular Samsung. Entretanto, os usuários da marca podem rastrear o celular com o Samsung Find My Mobile ou usar a ferramenta Encontre Meu Dispositivo do Google.

Preciso assinar o Cadeado Galaxy para bloquear um celular roubado ou perdido?

Não. Além das ferramentas Find My Mobile da Samsung e Encontre Meu Dispositivo do Google, é possível usar o aplicativo Celular Seguro do Governo Federal para bloquear um celular roubado ou perdido.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.