Início / TB Responde / Celular /

Como atualizar o iOS de um iPad antigo

Saiba o que fazer para atualizar um iPad antigo, e como baixar aplicativos novos que não rodam nas versões antigas do iOS

Ronaldo Gogoni

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Quer saber como atualizar um iPad antigo? O tablet da Apple teve várias versões desde o lançamento original em 2010 e, hoje, se divide em quatro modelos diferentes (original, Air, mini e Pro). Alguns dos mais antigos não podem mais ser atualizados para versões mais novas do iOS, mas nem todos. Saiba identificar o seu e fazer o update.

iPad e caneta Apple. (Imagem: Dose Media/Unsplash)
iPad e caneta Apple. (Imagem: Dose Media/Unsplash)

Como atualizar o iOS de um iPad antigo?

Time needed: 10 minutes.

Antes de mais nada, certifique-se de que seu iPad possui espaço suficiente para baixar os arquivos de atualização. Dependendo de cada caso, os pacotes podem ser enormes (os updates de versão costumam ter vários GB), e nesse caso, faça backup dos seus dados antes de removê-los.

O método para atualizar um iPad antigo, desde que haja updates disponíveis para ele, é o mesmo válido para os modelos atuais, ou para os iPhones. Antes de começar, é importante conectar o iPad à internet (Wi-Fi ou redes móveis) e a uma tomada.

  1. Vá em “Ajustes”

    No seu iPad, procure por “Ajustes” e toque nele para abrir;

  2. Selecione “Atualização de Software

    Clique em “Geral” e, em seguida, em “Atualização de software”;

  3. Inicie a atualização

    Se o seu iPad estiver disponível para atualização, o aparelho mostrará qual a versão e abaixo dela o texto “Instalar agora“, clique nele e depois em “Baixar e Instalar”.

Pronto! O processo de atualização irá começar.

Modelos de iPad antigos que não atualizam mais

Como de praxe, alguns modelos do iPad, lançados nos últimos onze anos não mais são compatíveis com a última versão do iOS, e receberam updates até um certo ponto.

A seguir, confira a lista de modelos de iPad que não podem mais ser atualizados, e em que versão do iOS eles estacionaram:

  • iPad (original) – iOS 5.1.1;
  • iPad 2 – iOS 9.3.5;
  • iPad (3ª geração) – iOS 9.3.5;
  • iPad (4ª geração) – iOS 9.3.5;
  • iPad mini (original) – iOS 9.3.5.
  • iPad Air (original) – iOS 12.5.5
  • iPad mini 2 – iOS 12.5.5
  • iPad mini 3 iOS 12.5.5

Todos os demais modelos de iPad podem ser atualizados para versões mais atuais do iOS. Quanto aos descritos acima, eles ainda podem receber updates para a versão do iOS limite, caso estejam rodando uma mais antiga, mas não irão além disso.

Eu posso instalar apps novos em meu iPad antigo?

Pode, mas com ressalvas: tudo depende de como cada desenvolvedor trata seu app.

De um modo geral, os apps da App Store possuem várias versões hospedadas, algumas especificamente compatíveis com dispositivos que não são mais atualizados, para que eles possam continuar úteis por mais tempo.

Outros, no entanto, preferem limitar seus softwares a versões mais recentes do iOS, e deixam de funcionar nos iPads mais velhos, ou que não podem ser atualizados. Normalmente, você não pode baixar apps novos em iPads velhos, se você nunca os baixou antes, mas há uma maneira de contornar isso.

Se você tiver um iPhone ou iPad com uma versão mais recente do iOS (de preferência a atual), pode us-lo para baixar os apps que quiser no seu iPad antigo. Depois, usando a mesma conta de usuário, instalar os mesmos programas no iPad que for mais antigo.

Em boa parte das vezes, o iOS não deixará você rodar o aplicativo mais novo, mas oferecerá uma opção para baixar a última versão compatível com o seu modelo de iPad, porque você já o adquiriu na App Store (vale para apps gratuitos e pagos). Feito isso, basta tocar no botão “Baixar” e pronto.