Como rastrear satélites da Starlink no céu do Brasil
Ferramenta ajuda a saber para qual direção olhar e em que horário os satélites Starlink podem ser vistos no céu do Brasil
Os satélites Starlink são um projeto da SpaceX, empresa americana de sistemas aeroespaciais, para levar internet ao mundo todo. Durante alguns momentos, é possível vê-los no céu do Brasil (na verdade, pontos de luz que não são OVNIs). Para isso, há uma ferramenta que ajuda nessa saber como e quando ver os satélites Starlink no céu brasileiro.
Como achar os satélites Starlink no Brasil
A ferramenta é chamada Find Starlink, criada independentemente da empresa de Elon Musk, que pode ser usada tanto no navegador, quando no Android ou iOS.
- Acesse findstarlink.com;
- Selecione o método de busca: se por coordenadas ou por nome;
- Por nomes, há uma seleção de cidades brasileiras para escolher, selecione alguma delas (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, entre outras);
- Para exemplificar, selecionei “São Paulo” e abaixo, em “Times with […] visibility” são mostradas as informações referentes aos dias, horários e direção que os satélites Starlink podem ser vistos:
Neste caso: 12 de maio, às 18h08, por 6 minutos se olhar de noroeste para sudeste (use a bússola ou um aplicativo de mapas para orientar-se).
Se desejar inserir os dados de alguma cidade não listada pelo Find Starlink, vá até o Google Maps para saber as coordenadas do local.
- Acesse maps.google.com;
- Pesquise pelo local e depois mantenha o clique em algum ponto do mapa;
- Um balão aparecerá no rodapé, com as informações das coordenadas, digite esses números no Find Starlink, usando a guia “By Coordinates” (não pode ser o número todo, o site apenas aceita os dois primeiros dígitos de cada coordenada — no exemplo 22 Sul e 47 Oeste).
O que são os satélites Starlink
O espaço já conta com pelo menos 360 satélites Starlink em órbita. O último lançamento foi concluído em março deste ano. Eles são parte de um projeto da SpaceX que visa oferecer internet banda larga para todo o mundo, começando ainda em 2020 com Estados Unidos e Canadá.
Os principais focos da distribuição da internet são comunidades isoladas, centros de pesquisa afastados, navios em alto-mar, entre outras regiões cuja conexão cabeada é ausente ou inviável. No entanto, esse projeto levará anos, já que a meta da SpaceX é de lançar 42 mil satélites no espaço.