Como usar o Desrotulando para escolher alimentos mais saudáveis

App tem banco de dados com mais de 22 mil produtos cadastrados e alimentos industrializados recebem nota; saiba os critérios

Gabrielle Lancellotti
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

O Desrotulando é um aplicativo, disponível para smartphones com Android e iPhone (iOS), de Food Score. O app conta com um scanner que lê o código de barras do produto. Caso o item já esteja cadastrado no banco de dados, é exibida uma análise da rotulagem nutricional da mercadoria. Ou seja, uma nota de 0 a 100 é atribuída ao alimento, de acordo com seus ingredientes e sua tabela nutricional.

Perdem pontos, por exemplo, os produtos com alto teor de açúcar, gordura trans, sódio e os mais processados. Por outro lado, ganha-se pontos quando o alimento contém mais fibras e seus ingredientes são mais naturais ou orgânicos.

Desrotulando app (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)
Desrotulando app (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)

Critérios de avaliação

De forma geral, para a avaliar os alimentos, o Desrotulando segue as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira [bvsms.saude.gov.br/guia_alimentar]. No documento desenvolvido pelo Ministério da Saúde, é recomendado que o indivíduo tenha uma alimentação baseada em alimentos naturais e minimamente processados.

O conceito clean label se destaca nas avaliações feitas pelo serviço. O produto terá uma avaliação positiva neste critério quando tiver pouca quantidade ou for isento de aditivos alimentares, substâncias alimentícias ou ingredientes compostos não identificados.

Segundo o app, aditivos alimentares não têm o objetivo de nutrir. São ingredientes adicionados pelo fabricante para melhorar o aspecto do produto e seu tempo de conservação. Substâncias alimentícias, muitas vezes, são adicionadas à mercadoria com a mesma finalidade. Alguns exemplos destes itens de uso industrial são: proteínas da soja ou do leite e substâncias obtidas com o processamento de óleos e gorduras.

Como usar o Desrotulando

  1. Baixe o app na Google Play Store ou App Store;
  2. Na tela principal do app, toque no ícone para ativar o scanner;
  3. Posicione o código de barras do produto de forma que o scanner o identifique;
  4. Toque nas setinhas, ao lado de cada tópico destacado, para ler as observações;
  5. Toque na opção “Ingredientes e Tabela Nutricional” para ver a lista desses itens.
Alimento recebe nota e é classificado por cores (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)
Além da nota, o alimento é classificado por cores (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Conta grátis x premium

O Desrotulando oferece recursos gratuitos e funções que são desbloqueadas com a assinatura de uma conta premium. Ao tocar na opção “preferências” do menu do app, é possível ver o perfil “Saúde em geral” ativo na versão não paga.

Essa configuração atende às pessoas que não têm necessidades específicas e usam o app como ferramenta auxiliar na hora de escolher alimentos mais saudáveis. São consideradas, nas avaliações, as quantidades de açúcar, sódio e gordura trans dos alimentos, além do conceito de clean label.

Com a assinatura da conta premium é possível ativar outros perfis e selecionar ingredientes que quer evitar, seja por escolha própria ou devido à intolerâncias e alergias. A assinatura da conta premium custa R$ 9,90/mês ou R$ 82,90/ano (valores verificados em novembro de 2020).

Conta grátis x premium (Imagem: Reprodução/Desrotulando)
Conta grátis x premium (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Com informações de: Desrotulando

Relacionados

Escrito por

Gabrielle Lancellotti

Gabrielle Lancellotti

Ex-redatora

Gabrielle Lancellotti é jornalista formada pela UFRJ. Foi redatora no Tecnoblog escrevendo artigos e tutoriais sobre aplicativos, redes sociais e softwares entre 2020 e 2022. Teve seu primeiro contato com SEO em 2016, e hoje atua como analista na área. Quando não está cercada por múltiplas telas e pilhas de livros e cadernos, gosta de inventar receitas na cozinha e fazer bolos decorados.