Você pode recuperar arquivos deletados permanentemente ao restaurar um ponto de recuperação do Windows, desde que o backup tenha sido feito antes da exclusão dos itens.

Outra alternativa de recuperação consiste em usar o utilitário Windows File Recovery, que fará uma varredura em sua unidade de disco em busca de localizar arquivos que foram apagados de forma permanente.

A seguir, saiba como recuperar arquivos apagados no Windows.

Como recuperar arquivos deletados da lixeira do PC pelo ponto de restauração

O passo a passo abaixo só vai funcionar caso você tenha feito um backup do PC antes dos arquivos serem excluídos da lixeira. Certifique-se de ter criado um ponto de restauração do Windows para prosseguir.

1. Abra a pasta “Meu computador” em seu PC com Windows

Vá na barra de pesquisa do Windows e digite “Meu computador” para abrir a pasta em seu PC.

2. Acesse as propriedades da unidade de disco do computador

Clique com o botão direito em cima da unidade de disco que continha os itens excluídos da lixeira, e escolha a opção “Propriedades”.

3. Abra a pasta com versões anteriores da sua unidade de disco

Vá na guia “Versões anteriores” e selecione um backup feito antes do arquivo ou da pasta ser excluída. Em seguida, Clique em “Abrir” para recuperar arquivos excluídos da lixeira permanente.

4. Navegue pelas pastas para localizar os arquivos apagados

Vá até o mesmo diretório em que estavam os itens antes de serem excluídos. Em seguida, salve-os em uma nova pasta do seu PC para recuperar os arquivos deletados da lixeira.

Como recuperar arquivos apagados da lixeira do PC com o Windows File Recovery

Você precisará baixar o aplicativo Windows File Recovery para realizar o tutorial abaixo. O utilitário está disponível gratuitamente na Microsoft Store, com suporte para PCs com Windows 10 (2004) ou versões posteriores.

Será necessário digitar um comando específico no utilitário para buscar documentos apagados. A estrutura padrão do comando consiste em winfr unidade de origem: unidade de destino: /modo /n \caminho da pasta\, mas você deve substituir:

  • “unidade de origem” pela letra correspondente à unidade de disco que continha os arquivos, como “C”, por exemplo;
  • unidade de destino” pela letra relacionada à uma unidade de disco diferente da de origem, como “E”, por exemplo;
  • “modo” por “regular” (em restaurações de unidades NTFS como HD ou SSD) ou por “extensive” (em restaurações de unidades com outro tipo de formatação);
  • “caminho da pasta” pelo endereço de diretórios exibido no cabeçalho de uma pasta do Windows.

Em um exemplo hipotético, seria preciso digitar winfr C: E: /regular /n \Users\igor\Videos\ para solicitar que o Windows File Recovery recupere arquivos apagados da unidade C para a E, que estavam na pasta “Videos”, em um computador com “igor” como usuário.

1. Inicie o aplicativo Windows File Recovery em seu computador

Digite “Windows File Recovery” (sem as aspas) na barra de pesquisa do Windows para abrir o utilitário e tentar recuperar uma pasta excluída que não está na lixeira.

2. Digite o comando no CMD para informar os parâmetros

Insira o código com base nas letras das unidades de disco, no tipo de formatação da unidade de origem, e na pasta em que estavam os arquivos apagados, e tecle Enter. É importante usar uma unidade de disco de destino diferente da de origem (como um HD extra ou um pendrive), para que evitar sobrescrição de dados.

3. Confira as informações e autorize o início da varredura

Confira as informações, digite “y” (sem as aspas) e tecle Enter para restaurar arquivos apagados. Será preciso aguardar a varredura do Windows File Recovery para prosseguir.

4. Vá na unidade de destino e procure pelos itens recuperados

Acesse a unidade de destino e procure por pastas intituladas por “Recovery”. Depois é só navegar pelos diretórios e localizar os arquivos que foram recuperados.

Por que não consigo recuperar um arquivo apagado da lixeira?

Há situações em que você talvez não consiga restaurar arquivos apagados da lixeira com o ponto de restauração ou por meio do Windows File Recovery. Alguns dos principais problemas que impossibilitam a recuperação dos arquivos podem envolver:

  • Falta de backup: não será possível acessar arquivos em versões anteriores do sistema se você não tiver criado um ponto de restauração;
  • Backup tardio: a recuperação de arquivos apagados via ponto de recuperação só vai funcionar se o backup tiver sido feito antes dos itens serem deletados;
  • Sobrescrição de dados: é possível que novos dados do PC foram escritos em cima dos itens apagados, impossibilitando a recuperação;
  • Comandos errados: verifique se o comando executado no Windows File Recovery está correto e com os parâmetros certos;
  • Arquivos corrompidos: dados corrompidos que foram recuperados talvez não possam ser abertos ou executados;
  • Arquivos não localizados: existe a possibilidade de que os processos de recuperação usados não tenham localizado os arquivos apagados.

É possível recuperar arquivos após o PC ter sido formatado?

Sim, mas a eficácia da recuperação dependerá do tipo de formatação e do uso do PC pós-formatação. Formatações completas dificultam a restauração de itens apagados da lixeira, já que eliminam dados anteriores do computador. Além disso, há riscos de sobrescrita ou corrupção de dados se o PC for muito utilizado após a formatação.

Portanto, você terá mais chances de recuperar arquivos deletados da lixeira após a formatação do sistema operacional, se tiver feito uma formatação rápida, e caso realize o processo de recuperação (com o Windows File Recovery, por exemplo) antes de baixar ou salvar novos arquivos.

Existe risco dos arquivos estarem corrompidos após recuperá-los no PC?

Sim, principalmente se os arquivos foram excluídos há muito tempo. E é por isso que você deve fazer o processo de recuperação de arquivos o mais rápido possível, além de minimizar o uso da unidade de armazenamento após a exclusão do item.

Posso usar algum programa para recuperar arquivos deletados da lixeira?

Sim. Você pode usar programas para recuperar arquivos excluídos da lixeira como Recuva, EaseUS Data Recovery e Disk Drill. Os três softwares citados têm versões gratuitas com funções limitadas, e incluem suporte para PCs com Windows ou macOS.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e pós-graduado em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Já fez de tudo um pouco na área de jornalismo, e passou por Olhar Digital e TecMasters antes de integrar o Tecnoblog. É apaixonado por videogames, Pokémon e futebol, brinca na guitarra, e não dispensa uma boa pescaria.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.