O que é o código Swift? [Transferências internacionais]
Conectando todos os bancos; saiba o que é o código Swift e por que são solicitados em transferências internacionais
Imagine quantas instituições bancárias não existem espalhadas por todo o mundo. Veja abaixo, o que é o código Swift, por qual motivo eles são solicitados em transferências internacionais e quais as diferenças para o código IBAN, também utilizado para identificação internacional entre bancos. Entenda um pouco mais sobre essa espécie de “CPF” das instituições financeiras e como descobrir tal código.
O que é o código Swift?
Resumindo, é um código que identifica instituições financeiras pelo mundo e permite o envio e o recebimento internacional de valores. Este nome um pouco estranho é uma sigla para Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication ou Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais.
Código e taxa Swift são a mesma coisa?
O código é apenas uma sequência única para identificação de um banco. Além do código, existe a taxa de Swift, paga pelos bancos para usar a rede internacional. O valor cobrado pelo sistema é fixo em mais ou menos 20 dólares americanos, alguns bancos podem cobrar um valor maior pelo serviço.
Qual a sua finalidade
O código Swift permite que as contas das instituições financeiras ao redor do mundo se conectem ao mesmo sistema e a transferência de valores aconteça. Além do código Swift é necessário o IBAN, que identifica a conta do cliente que irá receber as transferências internacionais.
Qual a diferença do código Swift para IBAN
O código Swift é utilizado para identificar as instituições bancárias do mundo dentro do sistema para transferências internacionais. O IBAN serve para identificar uma conta específica de um banco dentro do sistema internacional.
No caso do cliente querer enviar uma remessa de dinheiro para o exterior ou receber, será necessário ter o IBAN, que deve ser solicitado em seu banco.
Onde encontrar o código?
O código pode ser encontrado no contrato de abertura de conta, extrato bancário ou na seção de transferências internacionais dos sistemas bancários online. Pode-se encontrá-lo no próprio site da Swift (swift.com). As buscas dentro da plataforma precisam do nome do banco, cidade e país para onde o dinheiro será enviado.
Essa ferramenta que é o código Swift, basta efetuar sua pesquisa, estar com o código IBAN nas mãos e realizar suas transferências internacionais. Boa sorte.