Como salvar uma publicação ou reel como rascunho no Instagram

Guia ensina a salvar rascunhos no Instagram para posts do feed ou reels; tutorial também mostra onde ficam os rascunhos da rede social

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
Como salvar uma publicação ou reel como rascunho no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como salvar uma publicação ou reel como rascunho no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Os rascunhos do Instagram são postagens que ainda não foram publicadas. A rede social permite salvar esboços de reels ou posts para o feed no aplicativo. Os rascunhos ficam salvos dentro da área de criar uma nova publicação no Instagram.

Ao encontrar e acessar o rascunho no Instagram, você pode retomar a edição ou excluir o post, caso não desista de compartilhar a publicação na rede social da Meta.

Vale mencionar que os rascunhos do Instagram são armazenados no dispositivo em que são gerados, não nos servidores do Instagram. Com isso, se o aplicativo da rede social for desinstalado, os rascunhos serão perdidos.

A seguir, veja como salvar e ver onde ficam os rascunhos do Instagram.

Como salvar uma publicação como rascunho no Instagram

Para salvar uma foto ou vídeo comum no Instagram, siga os passos abaixo. O procedimento faz o conteúdo ser guardado como esboço no aplicativo, de modo que ele não aparece em seu feed ou no carrossel do seu perfil.

1. Toque no botão de publicação no aplicativo do Instagram

Abra o Instagram no Android ou iPhone e, na parte inferior da tela, toque no botão de publicação, com símbolo de “+”.

Toque no botão de publicação no aplicativo do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Selecione e edite a foto ou vídeo a ser salvo como rascunho

Na área de publicação, selecione uma foto ou vídeo. Toque no ícone de câmera se quiser gerar a imagem na hora. Em seguida, realize pelo menos uma ação sobre o conteúdo, como aplicar filtro ou adicionar um fundo musical.

Selecione e edite a foto ou vídeo a ser salvo como rascunho (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Toque na seta ou no “X” de voltar e escolha “Salvar rascunho”

Toque na seta de voltar no topo esquerdo se estiver no Android ou no “X” se estiver no iPhone. Em seguida, toque na opção “Salvar rascunho” no menu que o Instagram exibir.

Toque na seta ou no "X" de voltar e escolha "Salvar rascunho" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como salvar um reel como rascunho no Instagram

Você pode salvar vídeos de reels como rascunho no Instagram com o seguinte passo a passo.

1. Toque no botão de postagem e escolha a opção “Reel”

Abra o Instagram no Android ou iOS, toque no botão com símbolo de “+” na parte de baixo da tela para fazer uma postagem e, ainda na área inferior, escolha “Reel”.

Toque no botão de postagem e escolha a opção "Reel" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Selecione ou grave um vídeo para postar como reel

Escolha um ou mais vídeos para publicar como reels ou toque em “Câmera” para gravar um novo conteúdo. Adicione etiquetas, adesivos, efeitos ou fundo musical nesse conteúdo e, quando terminar, toque em “Avançar”.

Selecione ou crie um vídeo para postar como reel

3. Toque em “Salvar rascunho” na tela de publicação de reels

O Instagram mostrará uma tela na qual você pode realizar ações como marcar pessoas ou adicionar localização ao reel. No final da tela, toque no botão “Salvar rascunho” para o conteúdo ser guardado como esboço em vez de ser publicado.

Toque em "Salvar rascunho" na tela de publicação de reels (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Onde ficam os rascunhos do Instagram?

Para ver os rascunhos que você salvou, basta tocar no botão de publicação, com ícone de “+”, e abrir a aba “Rascunhos”. Os rascunhos do Instagram ficam armazenados somente no dispositivo em que foram gerados, logo, não podem ser acessados a partir de outros celulares.

Como acessar os rascunhos no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Até quantos rascunhos posso salvar no app do Instagram?

Não há um limite de rascunhos que você pode salvar no Instagram. No entanto, os rascunhos são armazenados apenas no dispositivo em que foram gerados. A rede social não salva os esboços em seus servidores para permitir acesso a eles em outros aparelhos.

Por quanto tempo um rascunho fica salvo no Instagram?

O Instagram não estabelece um limite de tempo para que rascunhos de fotos ou reels sejam guardados. Existe apenas um limite de sete dias para rascunhos de stories.

Posso salvar um rascunho de post ou reel do Instagram na galeria do celular?

No Android, o Instagram não tem uma função para salvar rascunho de posts na galeria do celular. No iPhone, o rascunho de uma publicação é salvo automaticamente pelo Instagram na galeria de fotos do aparelho.

Quando um rascunho de reels é gerado pela primeira vez no Android, o Instagram perguntará se você deseja salvar esse conteúdo na galeria. Basta confirmar para que isso ocorra com todos os rascunhos de reels gerados a partir de então. Não existe uma função semelhante para iOS no momento.

Dá para editar o rascunho do Instagram antes de publicar?

Sim. Ao abrir o Instagram, basta tocar no botão de publicação, com ícone de “+”, e ir em “Rascunhos”. Selecione um conteúdo guardado ali e toque em “Avançar”. Toque no botão “Editar” no topo direito da tela para aplicar filtros ou fazer outras alterações visuais na foto ou vídeo.

Editando um rascunho no Instagram ainda de publicar (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Ao terminar a edição, toque “Concluir”. Na tela seguinte, você pode realizar ações como marcar pessoas e adicionar música para então publicar no feed do Instagram a foto editada ou postar reels, no caso de vídeos.

Também dá para salvar rascunhos de stories no Instagram?

Sim, mas os esboços desse tipo de conteúdo ficam salvos na área de stories, ou seja, são separados dos rascunhos para reels ou feed. Além disso, ao criar um rascunho de story no Instagram, ele é armazenado por sete dias, devendo ser publicado antes desse prazo para não ser descartado automaticamente pelo aplicativo da rede social.

Os rascunhos do Instagram ocupam espaço no celular?

Sim. Um rascunho tem uma quantidade de kilobytes ou megabytes correspondente ao tamanho da foto ou vídeo. Esse espaço é liberado quando o rascunho é publicado no feed do Instagram ou é excluído pelo usuário.

Quem pode ver meus rascunhos do Instagram?

Ninguém pode acessar ou ver seus rascunhos do Instagram. Eles são apenas isso, esboços de postagens que não foram publicadas. Os outros usuários só poderão ver a publicação quando estiver no seu feed da rede social.

Posso apagar os rascunhos salvos no Instagram?

Sim. É possível apagar rascunhos do Instagram tocando no botão de publicação, com ícone de “+”, e indo em “Rascunhos”. Ali, toque em “Gerenciar” e em “Editar”. Selecione as fotos ou vídeos a serem excluídos e toque em “Descartar”. Os rascunhos serão apagados, liberando espaço de armazenamento.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados