Como postar fotos no Instagram sem usar o app

Instagram liberou postar através do site móvel, mas também tem como usar o PC

Felipe Ventura
Por

Em 2013, o Instagram ganhou uma interface web para você visualizar as fotos de seus amigos, curti-las e comentar nelas. No entanto, só muitos anos depois a rede social começou a permitir a postar fotos a partir do site… desde que você esteja na versão móvel.

O site móvel do Instagram ganhou compartilhamento de fotos e uma versão simplificada da aba Explorar. A ideia é chegar a usuários que preferem não baixar o app, por estarem em uma rede lenta ou terem pouco espaço no smartphone.

Segundo o TechCrunch, a aba Explorar está sendo disponibilizada agora para todos os usuários; enquanto a postagem de fotos era testada desde março. O site não permite postar vídeos, nem usar o recurso Stories, nem enviar mensagens diretas.

Como postar pelo site móvel (celular)

É só abrir instagram.com no celular. Vai aparecer uma mensagem dizendo “publica uma foto”. Você pode abrir a câmera ou escolher uma foto da galeria. É possível postá-la em formato quadrado ou original, e também girá-la — nada de filtros, no entanto. Depois, você escreve uma legenda e publica. Também ão há como usar geolocalização para marcar de onde você tirou a foto.

E no computador?

A versão desktop de instagram.com não tem nada disso, mas você pode postar fotos a partir do computador usando ferramentas como Gramblr e Deskgram.

O Instagram vem crescendo rápido, e já tem 700 milhões de usuários mensais. A versão web é uma tentativa de expandir ainda mais esse número, seguindo o exemplo do Facebook Lite — hoje com 200 milhões de usuários — e do Messenger Lite. O Twitter também lançou recentemente uma versão Lite que consiste em um site móvel otimizado para conexões lentas.

Felipe Ventura

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. Começou no TB em 2017 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia, e hoje coordena um time de editores-assistentes e a rotina das editorias. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados

Relacionados