Apesar de ser o modelo mais “básico” e “acessível” da linha, o iPhone 12 Mini, lançado em outubro de 2020, chegou ao mercado com hardware de ponta e câmeras competentes.
No quesito tela, temos um display Super Retina XDR OLED de 5,4 polegadas com resolução de 2340 x 1080 pixels, HDR10, tecnologia Dolby Vision e vidro com proteção Ceramic Shield. O tamanho está longe dos padrões atuais, mas o fato do aparelho ser mais compacto é um ponto extremamente positivo para muitas pessoas.
Por dentro, a Apple inseriu o processador A14 Bionic hexa-core de até 3,1 GHz, aliado a 4 GB de RAM e 64, 128 ou 256 GB de armazenamento interno. Esse conjunto garante um desempenho excelente em qualquer tipo de tarefa. Afinal, estamos falando de um chipset de alto padrão, o mesmo que vem embarcado nos modelos mais caros da linha.
No departamento de câmeras, o iPhone 12 Mini vem com dois sensores na traseira, ambos de 12 MP. O principal entrega abertura f/1,6, enquanto que o secundário grande-angular soma f/2,4. Ao contrário de outras empresas, a Apple decidiu manter o entalhe tradicional, que além de abrigar a câmera frontal de 12 MP (f/2,2), também armazena os sensores do Face ID, sistema de desbloqueio facial.
Uma bateria de 2.227 mAh mantém o iPhone 12 Mini ligado. Esse número está longe de ser expressivo, então a autonomia no dia a dia pode decepcionar um pouco, principalmente se você rodar jogos pesados ou assistir muitas horas de streaming de vídeo. Assim como seus irmãos maiores, o iPhone 12 Mini não traz carregador na caixa, mas pelo menos suporta carregamento rápido de 20W.
Em extras, o celular ainda traz resistência à água e poeira (IP68), NFC dedicado ao Apple Pay, alto-falantes estéreo e suporte ao 5G, assim como todos os modelos da linha iPhone 12.