Início » Teste de Velocidade de Internet

Teste de Velocidade de Internet

Teste de velocidade de Internet para sua conexão ADSL, VDSL, cabo, fibra ou satélite

Como testar a velocidade da sua internet?

Para medir corretamente a velocidade da sua conexão, é recomendado pausar todos os downloads ativos. Outra medida essencial é garantir que apenas o seu computador esteja conectado no modem, evitando que outros equipamentos como outros computadores, tablets, smartphones, videogame e SmartTVs causem impacto.

Prefira uma conexão telegráfica — ou seja, por cabo — à uma conexão Wi-Fi, menos estável. Sinta-se livre para fazer o teste várias vezes para verificar os seus resultados.

Qual a tecnologia por trás do Teste de Velocidade

O Teste de Velocidade de Internet do Tecnoblog é oferecido pela desenvolvedora nPerf, de Lyon, na França, e é capaz de determinar com precisão a capacidade da sua conexão.

O Speed Test é feito a partir de um algoritmo proprietário da companhia francesa que analisa a taxa de bits baixadas e carregadas assim como a latência da conexão. A nPerf conta com uma rede de servidores dedicados para entregar a taxa de bits necessária para saturar a rede em que você está, com o intuito de obter uma medida confiável.

O velocímetro do Tecnoblog é compatível com todos os tipos de conexão: ADSL, VDSL, cabo, fibra ótica, satélite, Wi-Fi, WiMAX e celular. As medidas efetuadas pela empresa são registradas em uma base de dados para a publicação de relatórios da nPerf.

Como funciona o Teste de Velocidade

O que é ping (Latência)?

O Ping é um utilitário que usa o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos. Esse dado indica o tempo necessário para que uma pequena quantidade de dados faça um movimento de ida e volta entre seu computador e o servidor de teste. Quanto menor for o resultado, mais reativa é a sua conexão.

O teste é efetuado 10 vezes na plataforma. O sistema identifica um tempo mínimo, uma média e o jitter (variação máxima entre as medidas). O teste prioriza o modo TCP. Se não estiver disponível (portas 8080 & 8081 bloqueadas), será feito no modo HTTP.

O que é a taxa de bits baixados (Baixar)?

Essa informação indica a quantidade de dados que a rede pode receber (download) em um segundo. Quanto maior é a taxa, melhor é a velocidade da conexão.

O que é a taxa de bits carregados (Upload)?

Essa informação indica a quantidade de dados que a rede pode enviar (upload) em de um segundo. Quanto maior é a taxa, melhor será a velocidade da conexão.

Dados pessoais e Privacidade

A nPerf coleta dados estatísticos de geolocalização. Esses dados não são nominativos. Eles permitem melhorar a qualidade das redes. O conjunto de dados coletados se tornam propriedade da nPerf. Os dados coletados são: geolocalização, informações sobre a rede, tipo e modelo do aparelho telefone, versão do sistema, medidas efetuadas.

Os dados também são compilados para diferentes relatórios e servem para fazer mapas estatísticos. Assim que se tornarem objeto de cessão à título comercial para terceiros, esses dados são entregues de maneira totalmente anônima (escondendo o IP).