O player de mídia preferido da juventude dos anos 2000 se prepara para dar adeus ao mundo (apesar de todo mundo ter se despedido dele há muito tempo): foi anunciado hoje, sem muita cerimônia, que o Winamp será descontinuado no dia 20 de dezembro de 2013.

Mais de 15 anos de atividade depois, chegou a hora do serviço, que perdeu espaço ao longo dos anos para players nativos dos sistemas operacionais, como o Windows Media Player e o iTunes (sem contar os serviços de streaming), se aposentar. Além do próprio programa, tanto na versão desktop quanto na mobile, todos os sites deixarão de estar disponíveis na data.

winamp skin
Skins e módulos que se ajeitam como você quiser: sdds, anos 2000

No discreto comunicado que fala do fim – é, literalmente, uma barrinha vermelha na parte de downloads no site – , recomenda-se que a última versão seja baixada antes de 20 de dezembro. Afinal, se você quiser continuar a utilizar um player que foi descontinuado, que seja na versão mais atual, que vai demorar mais para ficar irremediavelmente defasada.

O comunicado, na íntegra e traduzido, é este:

Winamp.com e outros serviços da web associados não irão mais estar disponíveis depois de 20 de dezembro de 2013. Além disso, os media players não estarão mais disponíveis para download. Por favor, baixe a versão mais recente antes da data. Veja nas informações de lançamentos as melhorias no último lançamento.
Obrigado por apoiar a comunidade Winamp por mais de 15 anos.

E foi assim, com poucas palavras e sem muita cerimônia, que o Winamp se despediu do mundo.

Relacionados

Escrito por

Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.