Vídeo do Samsung Galaxy Fold mostra vinco no meio da tela dobrável

Tela interna do Galaxy Fold tem vinco na parte onde é dobrada; Samsung usa tecnologia Infinity Flex com polímero composto

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Os celulares dobráveis se tornaram uma das tendências para este ano, vindos na forma de um produto final, conceito (Xiaomi) ou até mesmo promessa (Motorola). Eles podem ter um problema, no entanto: um vinco ou calombo bem no meio, seja no Samsung Galaxy Fold ou no Huawei Mate X.

Um vídeo do Samsung Galaxy Fold no YouTube mostra o boot do aparelho, sua tela interna de 7,3 polegadas, seu display externo de 4,6 polegadas, e a dobradiça grande. Ele roda uma versão modificada do Android 9 Pie pensada para celulares dobráveis com One UI 1.2.

É possível reparar, logo no início do vídeo, que a tela interna possui um vinco na parte onde é dobrada. A Samsung usa aqui sua tecnologia Infinity Flex, que possui uma camada de polímero composto em vez de vidro. (A Corning está trabalhando em vidro dobrável.)

Este não parece ser um problema isolado. Uma fonte diz à Bloomberg que um vinco visível pode aparecer na tela do Galaxy Fold após dobrá-la mais de 10 mil vezes; e que a Samsung cogita oferecer troca gratuita do display caso isso aconteça.

Este é o tipo de problema que esperaríamos na primeira geração de um produto. E, como o Galaxy Fold custará a partir de US$ 1.980, a Samsung precisa dar o máximo de suporte que puder.

A fabricante promete que a dobradiça e a tela interna aguentam 200 mil usos. Vale notar que o Galaxy Fold não se dobra completamente: ele mantém uma lacuna entre as duas metades quando está no modo smartphone. Isso deve amenizar um pouco o estresse aplicado na parte onde se forma o vinco.

O vídeo parece ter vindo do Vietnã, onde a Samsung tem centros de pesquisa e desenvolvimento, além de fábricas. Trata-se do modelo SM-F900U que chegará à operadora americana AT&T. O celular dobrável será lançado em 26 de abril nos EUA, e em 3 de maio na Europa.

Tela do Huawei Mate X tem elevação na dobradiça

Vale notar que esse problema não está restrito ao Galaxy Fold. O Huawei Mate X, celular cuja tela se dobra para fora, foi demonstrado na feira MWC. Seu protótipo tem uma elevação na parte central, na área da dobradiça:

A Samsung também demonstrou o Galaxy Fold na MWC, mas dentro de uma caixa de vidro — ninguém podia testá-lo.

O Mate X será lançado este ano com preço sugerido de 2.299 euros (cerca de R$ 10 mil). A Huawei planeja trazê-lo ao Brasil.

Com informações: SamMobile, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados