Ainda posso recuperar fotos do Orkut?

Vira e mexe, ainda me perguntam como recuperar as fotos do Orkut... Gente, não dá. Se te prometeram isso, é golpe!

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Até o finado orkut teria sido criado com base nessa teoria

O Google anunciou o fim do Orkut em 2014 — eu me lembro de ter escrito o “obituário” da rede social — e, desde então, vira e mexe, ainda me perguntam como recuperar fotos do Orkut. E não é pouca gente, a dúvida ainda é uma das mais populares no Google. Entra ano, sai ano, um golpe novo de WhatsApp promete recuperar suas fotos de lá. Parece que a ficha não caiu. A notícia ruim que eu tenho para te dar é que não dá!

Mas, eu vou explicar melhor o por que disso.

Como recuperar fotos do Orkut

Há 15 anos, em 2004, Orkut Büyükkökten criou o Orkut. Hospedada no site orkut.com, a rede social foi um projeto do engenheiro de software enquanto trabalhava no Google. E sim, o nome da rede social é o nome do seu próprio criador — nada mais excêntrico.

Em 2014, quando o Google anunciou que estava encerrando o Orkut, foi um verdadeiro chororô. Mas o Google foi irredutível. O sofrimento foi maior no Brasil, onde a rede ainda tinha usuários, o que não significa que a plataforma ainda era tão pujante.

O Orkut tinha se tornado uma comunidade com mais de 300 milhões de pessoas, mas o caldo desandou. O Google ainda deixou no ar o que chamou de Arquivo das Comunidades públicas, mas também excluiu. Não sobrou pedra sobre pedra.

Büyükkökten não desistiu e lançou a hello, em 2016. Na época, se justificou dizendo que as redes sociais foram boas para ele. Hoje, o engenheiro reconhece os problemas, principalmente do Facebook, e coloca a hello como a alternativa mobile e divertida.

Por que hello?

Pois bem, Orkut disse que não é tão bom de despedidas. “Então, eu estou a chamando de “hello”. A hello é a próxima geração do orkut”, disse no post de lançamento. Pois bem, já falamos da hello, já testamos e a rede está aí para você experimentar também.

Mas, e as minhas fotos do Orkut?

Diante da dúvida que ainda assombra os brasileiros, Orkut fez um vídeo legendado em português detalhando algumas questões sobre por que não é mais possível recuperar as suas fotos. Houve um período limite para isso; ele já encerrou e agora — para o bem e para o mal — só restam as suas lembranças ou o backup dos seus amigos precavidos.

  • O Google deu DOIS ANOS para os usuários recuperarem as fotos do Orkut;
  • Depois, o Google tirou o domínio orkut.com do ar;
  • Por questões de privacidade, o Google deletou TODOS os dados do Orkut;
  • Hoje, o domínio orkut.com tem uma mensagem do Orkut sobre a hello;

Sendo assim, suas fotos do Orkut não estão nem nos porões do Google, infelizmente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Orkut na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados