A Mozilla, criadora do Firefox, afirmou na quarta-feira (9) que o Windows RT – versão do Windows 8 destinado a processadores ARM – não será capaz de rodar adequadamente outro browser a não ser o Internet Explorer, medida que considera “uma volta nada agradável à era sombria da computação”.

“Já se sabe que o Windows RT terá dois ambientes gráficos, um clássico e o Metro, para apps. Contudo, o Windows para ARM não será capaz de rodar outro browser a não ser o Internet Explorer no ambiente Clássico. Na prática, isso significa que apenas o IE será capaz de executar algumas funções avançadas de computação, vitais para os navegadores atuais em termos de velocidade, segurança e estabilidade para os usuários”, declarou a Harvey Anderson, conselheiro geral da Mozilla, no post em que faz a denúncia.

Na realidade a Mozilla reclama de uma das características técnicas convenientemente adotadas pela Microsoft no Windows RT. Aplicativos de terceiros, como o Firefox e o Chrome, serão capazes de acessar apenas a API WinMetro, mais “alta” e baseada em HTML, CSS e Javascript, no Windows RT. Em contrapartida, o Internet Explorer é capaz de acionar a clássica interface de baixo nível Win32 (como todos os programas são capazes de fazer atualmente no Windows x86) e ter acesso privilegiado a alguns recursos do sistema.

Windows 8 para ARM: programas de terceiro não terão acesso privilegiado ao sistema.

“Dado que o Internet Explorer roda adequadamente do Windows ARM, não há razão técnica para concluir que outros browsers não possam fazer o mesmo”, completa Anderson. O Google concorda, dizendo que “compartilha das preocupações levantadas pela Mozilla” e que “ter grandes concorrente faz todos nós trabalhar mais pesado”.

De acordo com Anderson, se a Microsoft insistir nesta postura até a chegada de dispositivos com Windows RT nas prateleiras, poderá ter dores de cabeça até mesmo nos tribunais. “Por o Windows RT ter tanta herança de outros Windows […] a decisão de excluir navegadores de terceiros poderá ter implicações antitruste. Se o Windows para ARM é apenas outra versão de um mesmo hardware, ele também deverá respeitar os acordos firmados pela Microsoft com o Departamento de Justiça dos EUA”,

Com informações: ExtremeTech, CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

hugomd
Sem duvida nenhuma, a maior burrice que fiz nos últimos anos foi comprar um Tablet Lumia 2520. Avalie mal. Não sabia que o Windows RT era fechado e agora sou refém de uma empresa tacanha, a MS, que quer impor seus produtos pela força. Voltei aos tempos do início da computação pessoal, quando a Apple, com sua arquitetura fechada queria impor seu modelo. E se ralou. Lembram, os mais velhos, que a Apple já esteve quebrada ?! Cuidado, MS, estás queimando tuas gordurinhas. Teu futuro é negro. Por enquanto o SO Windows te carrega nas costas. Até quando ?
Mauro Gomes
Hoje em dia, mesmo a Microsft investindo pesado no navegador nativo, continua sendo umas piores opções do mercado. Eu prefiro usar o PSafe, já que não consome tanta memória.
joaovictorschiavo
Chrome OS, please.
joaovictorschiavo
Pra sua informação, o ChromeOS permite sim a instalação de outros navegadores. As empresas é que não querem desenvolver. Mas a Google fez questão de deixar isso bem claro.
marcosbabu
Só pra constar: Não *impede* de rodar o navegador. Não oferece as mesmas vantagens e permissões de acesso ao kernel que o Internet Explorer teria. Por isso o comentário do @gabrielcarvfer acima...
Luis Otavio
Vou deixar claro aqui, quero que se dane qualquer coisa com processador "ARMaggedon" dos infernos!!! Que se dane Surface RT, iPad, iPhone, Androids, se bloqueiam ou não os APPs... o importante é que o que interessa mesmo é o modelo Surface PRO (processador Core i5 Ive Bridge), que vai ter o funcionamento de instalação similar ao de um Tablet+Ultrabook... isso já foi prometido e confirmado pela Microsoft. Bateria de boa duração, dá para botar outro SO, trabalhar com 1 ou mais SOs, tem USB 3.0, dá para meter um HD Externo sinistro nele, dá para instalar um DVD ou BlueRay externo, aceita cartão microSD, tem saída para vídeo externo, tem potência suficiente para os jogos, dá para instalar um virtualizador como o Oracle VirtualBox e ter os programas do Windows XP, vou poder digitar tranquilamente com um teclado decente meus textos e, se você estiver cansado e quiser deitar na poltrona somente para navegar, desconecte a porcaria toda e use somente o modo Tablet. Garanto que os 93% de usuários de Windows no mundo (Cerca de 85% de todos os usuários de TI do mundo!) esperavam por isso e eu que uso tanto o Windows 7 como o Linux Mint, estou sorrindo de orelha a orelha! Agora só falta um Smartphone "x86" decente, cuja bateria dure o suficiente para não atazanar a minha vida! Obs.: Agora sim estou acreditando no Windows 8, apesar que certas coisas nesse SO, não consegui engolir de jeito nenhum!
Luandersonn
Não, só não vai usar a interface Pro, e acabou.
Guilherme Macedo C.
Tem que ficar horrorizado com todas essas grandes empresas, não somente com uma.
Paulo
Galera não entendeu mesmo o post, ou só leu o titulo e comentou. O Mozilla e o Chrome podem ser instalados, e podem funcionar perfeitamente. Desde que se adequem a usar a camada designada para isso. Bloquaram a camara profunda do sistema. Não especificamente para "Haaa, vamor bloquear os navegadores da concorrencia risos". Mas para tentar e aumentar a segurança do sistema. É só eles fazerem um app bom no visual metro, e deixa o IE lá do jeito que ta. Quem é hater da Microsoft, é só comprar um tablet com outro sistema rodando. O que não falta é tablet com Android por ai baratinho. Ou compra o proprio iPad. Igual fazem com Smartphones, que todos escolhem qual comprar mais pelo SO do que pela empresa fabricante, só fazer o mesmo com o Windows RT Ou acham que os tablets que rodam Windows vai poder ficar formantando e instalando outro SO? Vai ser blindado igual todos os outros. Não vejo deslealdade alguma. Seria se não permitisse apps de forma alguma. Mas pela máteria, são permitidos. Só são restritos dentro da camada designada pra ele. Até então, as outras fazem o mesmo.
Vinícius
Exatamente. Mas tem que levar em conta também que o Chrome OS é só um navegador disfarçado de sistema operacional :s
Vinícius
eu prefiro o safari ao chrome e ao firefox, até desinstalei os dois aqui no meu pc!! E uma das coisas que eu utilizava no Chrome era aquele recurso da busca por imagens que eu puxava uma imagem dos resultados para o campo de busca e ele me mostrava semelhantes, ando trabalhando com imagens e fazia isso pra procurar a mesma imagem com resoluções maiores! Acontece que não consigo fazer isso com o Safari nem com o Internet Explorer. Isso pq o Google deu uma certa vantagem para o Chrome. Quando eu usava o Hotmail no firefox e tentava 'puxar' o email para uma pasta ou lixeira sem precisar clicar em mover para> , o FF simplesmente travava, isso não acontecia com o Chrome , IE e Safari, e o próprio iCloud da Apple (uso no Windows para algumas coisas que o app do SkyDrive não faz) roda tão bem no IE quanto no Safari da Apple... A distância do ie com relação aos outros navegadores diminuiu MUITO, precisa melhorar em alguns pontos, mas já está perfeitamente aceitável!! No Windows 8, que certamente irei comprar, o IE10 está muito bom e muito rápido, e se o IE melhorar ainda mais (aposto nisso) do que está lá, certamente não usarei para fazer o download de outro navegador!
Gabriel
O Mac OS X existe há muito tempo, nesse época não existia essa história de limitar aplicativos que podem ser instalados ou recursos de SO disponibilizado para terceiros. Aplicativos como Chrome funcionam com todos os recursos do SO, pelo menos, nunca vi desenvolvedor reclamando da plataforma sobre isso. A Apple está tentando mudar isso com a Mac App Store ao disponibilizar alguns recursos apenas para aplicativos disponibilizados o que, se me atrapalhar, fará eu trocar de plataforma já que dispenso babá para que softwares eu instalo em meu computador. A Apple faz porque ela quer e atende ao seu público de usuários específico. Entendo quem usa Android, ele é bem mais prático, mas dispenso a liberdade em prol de outras vantagens. Se o Android começar a limitar hardware e software em prol da experiência, muitos usuários não irão gostar porque mudou o modo como ele funciona com razão. Cada empresa tem sua proposta, todas tomarem o mesmo caminho nem sempre é bom.
@LBKatan
Muito ódio nesse seu comentário, amigo. =P Não acredito em fim do Android e do iOS. Essa hegemonia da MS não é tão fácil assim e, se as empresas perceberem que estão sendo ameaçadas por ela, vão fazer de tudo pra não falir, o que gera mais inovação, brigas maneiras com sistemas cada vez melhores. Mesmo assim, Windows é o sistema mais usado no mundo, acredito eu. E, para os usuários mais leigos, se você mostrar que o que ele vai usar no celular/tablet é a mesma coisa que usa no computador, já é um marketing gigante. Então entendo a afobação da Google e da Mozilla para pegar parte do público. =)
@LBKatan
O que estou dizendo é que eles, aparentemente, vão bloquear acesso a APIs que já são liberadas. Isso foi o que entendi do post.
Jorge
O que mais me chama atenção é que o Chrome para Android demorou para ser lançado. Agora o Windows 8 ainda tá em preview e a Google e Mozilla já estão se comendo para lançarem seus navegadores rapidinho. Sabemos que Android não tem peito para brigar com iPad. A Microsoft nunca ficou tão bem apoiada em uma guerra como está agora, até a Nokia vai lançar tablets e híbridos. Qualquer pessoa com uma boa noção sabe que o Windows 8 representa o fim do iPad e Android tablet, óbvio que não de imediato. E as empresas já perceberam isso por isso já estão em guerra para participarem desse novo mercado. Os Tablets com sistema de verdade.
Exibir mais comentários