Início » Aplicativos e Software » É oficial: Microsoft lançará Cortana para iOS e Android

É oficial: Microsoft lançará Cortana para iOS e Android

Companhia também anunciou o Phone Companion, app para sincronização do PC com dispositivos móveis

Emerson Alecrim Por

Os rumores que surgiram em março estavam certos: a Microsoft vai mesmo disponibilizar a assistente de voz Cortana no iOS e no Android. A confirmação foi dada nesta terça-feira (26) por Joe Belfiore, aquele executivo da Microsoft que vem revelando as principais novidades do Windows 10.

Cortana para Android

No comunicado, Belfiore deixou bem claro o objetivo da Microsoft: permitir que o usuário de iOS ou Android possa usufruir de sua experiência com o Windows 10 mesmo quando estiver longe do PC. Explicando de outra forma, a companhia não quer que a plataforma seja uma barreira para a sincronização de funcionalidades entre dispositivos diferentes.

Para dar forma à ideia, a Microsoft anunciou o Phone Companion, aplicativo que virá pré-instalado no Windows 10. Ao executá-lo, você encontrará um assistente que te ajudará a sincronizar seu smartphone com o PC. Se o aparelho rodar Windows Phone, o procedimento será quase instantâneo. Se executar iOS ou Android, será necessário seguir alguns passos adicionais para completar a configuração.

Uma vez iniciada a sincronização, você poderá abrir documentos do Office sem se preocupar em enviá-los de um dispositivo para o outro, transferir fotos do smartphone para o PC automaticamente, acessar as músicas armazenadas no OneDrive de qualquer equipamento, entre outros recursos.

Phone Companion

A Cortana pega carona nessa proposta, daí o seu anúncio junto ao Phone Companion. Ao instalar a assistente no iOS ou no Android, você poderá continuar executando os recursos acessados a partir do computador.

Ou quase todos: lembretes, despertador, checagem de voos e consulta à agenda estarão entre as funcionalidades possíveis. Outras, como o acionamento da assistente por meio do comando de voz "Hey, Cortana", dependem de recursos do iOS e do Android que a Microsoft não tem acesso. A Cortana continuará, portanto, funcionando de maneira completa apenas em ambiente Windows.

Segundo Belfiore, o Phone Companion estará disponível para participantes do programa Windows Insider dentro de algumas semanas. Por sua vez, a Cortana para Android chegará no final de junho. A versão para iOS deve aparecer somente no final do ano.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wesley Spessotto
Não. A Cortana é completamente sustentada pelo Bing. Lançando a Cortana para os demais OS a MS esta fortificando o Bing
Marcos Oliveira
Se for isso mesmo, é um tiro no pé!
Abrir código-fonte vá-lá... Mas ser multiplataforma é essencial para o sucesso do Edge!
Thiago Lopes
Uai, qualquer android 4.3+ tem acesso ao Google Now, é só instalar o Google Now Laucher: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.launcher.
Kawe Antônio
Sim, mas eu quis dizer exclusividade temporária nos consoles.
Kawê A.
Sim, mas eu quis dizer exclusividade temporária nos consoles.
Silvio Ney
Exato! :P
Tiago
Finalmente uma assistente pessoal boa no iOS. Finalmente essa tecnologia chegou ao Android. HAHAHAHA
Tiago
Não é temporária, afinal a exclusividade continua sendo MS
Tiago
Negativo, você configura o motor de busca pro botão "pesquisar", a Cortana é aberta a partir desse botão. Basicamente a Cortana usa motor que estiver configurado no celular.
Tiago
Não tinha pensado pelo lado do Big Data. A Cortana no Android e no iOS é tipo um espiã Microsoftiana. Só que muito mais gostosa que a Siri.
Tiago
É porque você pode parcelar em 18x um iPhone, mas compra PC da Positivo, com Linux e instala o Windows Pirata. Dai a MS ta querendo te ajudar. Afinal um comando pra Siri não funciona no seu conversível de 900 Dilmas.
Walter Hugo Nishida Xavier da
Como o comentário do Emanuel Sousa já disse, a MS não tem interesse apenas em vender aparelhos Lumia.
O negócio dela é o Windows 10, por isso está "unificando" o SO tanto nos desktops quanto nos Lumias, a Cortana é parte da experiêncida do W10, pouco importa o meio.

Acredito que vão utilizar os Lumias praticamente como a Google utilizou a linha Nexus, para padronizar e popularizar ferramentas básicas que esperava em dispostivos que utilizavam seu SO Android.

Mesmo os usuários Lumia só tem a ganhar com isso, porque com uma base de usuários maior, será dada muito mais atenção à Cortana e suas funcionalidades.
Vitor Mikaelson
Yep. Facilitaram o port de jogos do Xbox para Windows. E vice-versa.
Vitor Mikaelson
A equipe do Edge falou que não tem planos para lançar para outras plataformas, e nem de abrir o código fonte do Edge.
Cortana ✔
Fará todo sentido para quem usar Windows 10 no PC, mas tiver um iOS ou Android no celular.
Cortana
Fará todo sentido para quem usar Windows 10 no PC, mas tiver um iOS ou Android no celular.
Andriw
É a Microsoft ciente de que o Windows Phone ainda é uma formiga no mercado de smartphones e não mudará o cenário no médio prazo.
Marcos Oliveira
Satya Nadella cada dia se superando!
A propósito... Outro dia aqui nos comments alguém "duvidou" que o Edge fosse sair pra outras plataformas, já que o IE nunca saiu. Será que alguém ainda tem dúvida de que sai???
Jairo ☠️
O motor de busca da Cortana é o Bing .....to fora , nos States ate que vai, mas por aqui...ate o Baidu se sai melhor.
jairo
O motor de busca da Cortana é o Bing .....to fora , nos States ate que vai, mas por aqui...ate o Baidu se sai melhor.
Silvio Ney
Vejo tantos aparelhos de Internet of Things com Cortana tão breve :D
Anakin
é que você disse que tem diferenças valiosas, pensei que estava falando de funções.
Silvio Ney
Exato. Quem nunca pediu ou teve alguém que pediu pra você passar uma música/foto/video do iPhone pra outro celular ala Bluetooth?


Uma coisa que realmente a MS vem mudando a mostrando como tem que ser. É o que a maioria das empresas tem dito: internet of things. Qual o sentido de fechar tudo para si?
Kawe Antônio
Pois é. Exclusividade temporária então xD
Silvio Ney
Anakin, acredito eu que não seja essa a questão, pois todas têm as mesmas funcionalidades praticamente, o que diferencia na verdade uma da outra é sua eficiência e forma de funcionamento.


Só da MS lançar a Cortana, mesmo que não seja 100% igual à Cortana no WP, já é uma boa.


Sabe a boa disso tudo? As assistentes se beneficiam com esse Big Data gerado, resultando numa melhor resposta e funções.
Kawê A.
Pois é. Exclusividade temporária então xD
Anakin
Mas nesse ramo que uma copia a outra, o que impede do Google e Apple copiar as funcionalidades em seus assistentes e ainda serem bem mais integrados?
Felipe Teodoro
daqui a pouco vai ter Halo, Forza, etc no PC tmb. (se bem que já tem através do Streaming do xbox one através do app xbox no PC)
Kawe Antônio
Muito boa essa estratégia da MS de experiências pra onde quer que vc vá ou esteja. Assim com mais pessoas usando melhor pra empresa, tanto comercialmente (se tratando de marca) como financeiramente.Exclusividade é só nos consoles agora hehe
Kawê A.
Muito boa essa estratégia da MS de experiências pra onde quer que vc vá ou esteja. Assim com mais pessoas usando melhor pra empresa, tanto comercialmente (se tratando de marca) como financeiramente.

Exclusividade é só nos consoles agora hehe
Silvio Ney
Algo que a MS vem fazendo, que realmente está mudando tudo, transformando tudo online. Sem necessidade de se abrigar em um O.S ou outro. Havendo internet, há tudo.
Silvio Ney
Daniel, as diferenças de um assistente pro outro podem ser poucas, mas valiosas.
Emanuel Sousa
Vai lá pedir pra Siri voar lá e fazer alguma coisa do Windows. A ideia é unificar a experiência sem obrigar s pessoas a comprarem um telefone com o sistema deles, porque sabem que isso não vai acontecer. E pra mim isso dá uma cara de boa praça pra Microsoft que só vai fazer bem. Pode até inclinar muitas pessoas a tentarem o Windows no próximo smartphone que comprarem.

Não é que a Cortana vai estar lá pra dar uma de ultron nas concorrentes. :P

As pessoas se acostumaram tanto à ideia de companhias fechando exclusividade pra si como forma de forçar atratividade pra si que agora estranham uma estratégia reversa e muito melhor.
Alex Oliveira
Se vc usa PC e tem iPhone, Siri não tem total integração como a Cortana vai permitir.
E o Google Now nem dá pra chamar de assistente tb.
Amarildo
O que a Microsoft vem fazendo no último ano se resume em uma palavra: Estratégia de mercado.
Amarildo Junior
O que a Microsoft vem fazendo no último ano se resume em uma palavra: Estratégia de mercado.
Eliézer José Lonczynski
Genial MS! Parabéns (não estou sendo irônico)
Daniel Lucena
Não sei vocês, mas eu acho meio estranho usar uma assistente virtual de um sistema em outro.. tipo a siri ja ta la, pra que eu vou abrir o app da cortana, ou no caso do android(motox) é só falar "ok google now" e voalá! Acho meio sem sentido.