Início » Aplicativos e Software » É oficial: Microsoft lançará Cortana para iOS e Android

É oficial: Microsoft lançará Cortana para iOS e Android

Companhia também anunciou o Phone Companion, app para sincronização do PC com dispositivos móveis

Emerson Alecrim Por

Os rumores que surgiram em março estavam certos: a Microsoft vai mesmo disponibilizar a assistente de voz Cortana no iOS e no Android. A confirmação foi dada nesta terça-feira (26) por Joe Belfiore, aquele executivo da Microsoft que vem revelando as principais novidades do Windows 10.

Cortana para Android

No comunicado, Belfiore deixou bem claro o objetivo da Microsoft: permitir que o usuário de iOS ou Android possa usufruir de sua experiência com o Windows 10 mesmo quando estiver longe do PC. Explicando de outra forma, a companhia não quer que a plataforma seja uma barreira para a sincronização de funcionalidades entre dispositivos diferentes.

Para dar forma à ideia, a Microsoft anunciou o Phone Companion, aplicativo que virá pré-instalado no Windows 10. Ao executá-lo, você encontrará um assistente que te ajudará a sincronizar seu smartphone com o PC. Se o aparelho rodar Windows Phone, o procedimento será quase instantâneo. Se executar iOS ou Android, será necessário seguir alguns passos adicionais para completar a configuração.

Uma vez iniciada a sincronização, você poderá abrir documentos do Office sem se preocupar em enviá-los de um dispositivo para o outro, transferir fotos do smartphone para o PC automaticamente, acessar as músicas armazenadas no OneDrive de qualquer equipamento, entre outros recursos.

Phone Companion

A Cortana pega carona nessa proposta, daí o seu anúncio junto ao Phone Companion. Ao instalar a assistente no iOS ou no Android, você poderá continuar executando os recursos acessados a partir do computador.

Ou quase todos: lembretes, despertador, checagem de voos e consulta à agenda estarão entre as funcionalidades possíveis. Outras, como o acionamento da assistente por meio do comando de voz “Hey, Cortana”, dependem de recursos do iOS e do Android que a Microsoft não tem acesso. A Cortana continuará, portanto, funcionando de maneira completa apenas em ambiente Windows.

Segundo Belfiore, o Phone Companion estará disponível para participantes do programa Windows Insider dentro de algumas semanas. Por sua vez, a Cortana para Android chegará no final de junho. A versão para iOS deve aparecer somente no final do ano.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wesley Spessotto
Não. A Cortana é completamente sustentada pelo Bing. Lançando a Cortana para os demais OS a MS esta fortificando o Bing
Marcos Oliveira
Se for isso mesmo, é um tiro no pé! Abrir código-fonte vá-lá... Mas ser multiplataforma é essencial para o sucesso do Edge!
Thiago Lopes
Uai, qualquer android 4.3+ tem acesso ao Google Now, é só instalar o Google Now Laucher: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.launcher.
Kawê A.
Sim, mas eu quis dizer exclusividade temporária nos consoles.
Silvio Ney
Exato! :P
Tiago
Finalmente uma assistente pessoal boa no iOS. Finalmente essa tecnologia chegou ao Android. HAHAHAHA
Tiago
Não é temporária, afinal a exclusividade continua sendo MS
Tiago
Negativo, você configura o motor de busca pro botão "pesquisar", a Cortana é aberta a partir desse botão. Basicamente a Cortana usa motor que estiver configurado no celular.
Tiago
Não tinha pensado pelo lado do Big Data. A Cortana no Android e no iOS é tipo um espiã Microsoftiana. Só que muito mais gostosa que a Siri.
Tiago
É porque você pode parcelar em 18x um iPhone, mas compra PC da Positivo, com Linux e instala o Windows Pirata. Dai a MS ta querendo te ajudar. Afinal um comando pra Siri não funciona no seu conversível de 900 Dilmas.
Walter Hugo Nishida Xavier da
Como o comentário do Emanuel Sousa já disse, a MS não tem interesse apenas em vender aparelhos Lumia. O negócio dela é o Windows 10, por isso está "unificando" o SO tanto nos desktops quanto nos Lumias, a Cortana é parte da experiêncida do W10, pouco importa o meio. Acredito que vão utilizar os Lumias praticamente como a Google utilizou a linha Nexus, para padronizar e popularizar ferramentas básicas que esperava em dispostivos que utilizavam seu SO Android. Mesmo os usuários Lumia só tem a ganhar com isso, porque com uma base de usuários maior, será dada muito mais atenção à Cortana e suas funcionalidades.
Vitor Mikaelson
Yep. Facilitaram o port de jogos do Xbox para Windows. E vice-versa.
Vitor Mikaelson
A equipe do Edge falou que não tem planos para lançar para outras plataformas, e nem de abrir o código fonte do Edge.
Cortana
Fará todo sentido para quem usar Windows 10 no PC, mas tiver um iOS ou Android no celular.
Andriw
É a Microsoft ciente de que o Windows Phone ainda é uma formiga no mercado de smartphones e não mudará o cenário no médio prazo.
Exibir mais comentários