Início » Telecomunicações » Tudo o que você precisa saber sobre o fim da banda larga fixa ilimitada

Tudo o que você precisa saber sobre o fim da banda larga fixa ilimitada

As operadoras já estabelecem o limite de franquia em seus contratos (e podem fazer isso legalmente)

Lucas Braga Por
TB Responde

Algo que tem preocupado muita gente nas últimas semanas é que a internet deixará de ser ilimitada. Todo esse terror começou quando a Vivo colocou limites de consumo nos contratos de banda larga fixa, o que foi noticiado com exclusividade pelo Tecnoblog. E a Anatel, ao contrário dos consumidores, viu a mudança como benéfica.

Com uso de internet cada vez mais intenso até pelos mais leigos, a verdade é que você deve mesmo se preocupar com tudo isso. Entenda o que a franquia da banda larga vai mudar na sua vida e como você deve se prevenir para evitar uma desconexão surpresa.

As operadoras podem mesmo aplicar franquias de dados?

Infelizmente sim, contanto que isso esteja explícito no contrato do assinante. Para contratos antigos, a operadora deve divulgar com pelo menos 30 dias de antecedência qualquer tipo de mudança. O cliente que não estiver satisfeito com as novas regras poderá alterar o plano ou realizar o cancelamento sem custo.

Franquias até fazem sentido na telefonia móvel, uma vez que a rede é compartilhada, a demanda de uso é menos previsível e essa é uma das formas de controlar a qualidade do serviço. Acontece que a banda larga fixa tem infraestrutura dedicada até a casa do cliente, então a desculpa de garantia de qualidade é inválida. É como se você pagasse uma fortuna por serviços de TV por assinatura e só pudesse ligar a televisão por algumas horas no mês porque a operadora não se preparou para o capítulo final da novela das oito.

Carlos Baigorri, superintendente de competição da Anatel, já assumiu publicamente que considera benéfica a existência de franquias de dados na banda larga fixa, como argumento de que isso permite que usuários que usam pouco o serviço paguem menos do que quem usa muito.

Resta torcer para que a investigação do Ministério Público tenha algum efeito positivo para os consumidores.

Quais são as franquias das operadoras?

Cada operadora possui diferentes planos e, consequentemente, diferentes franquias de dados. Veja:

NET Virtua

  • 2 Mb/s: 30 GB
  • 15 Mb/s: 80 GB
  • 30 Mb/s: 100 GB
  • 60 Mb/s: 150 GB
  • 120 Mb/s: 200 GB
  • 500 Mb/s: 500 GB

No término da franquia, ocorre redução de velocidade para a menor comercializada, exceto na velocidade de 500 Mb/s, cuja redução é para 10 Mb/s. A verdade é que a NET sempre estabeleceu franquia de dados em seus planos de banda larga, mas é muito raro ouvir relatos de usuários que tiveram sua velocidade reduzida por estourar o limite estabelecido.

Vivo

  • Banda Larga Popular: 10 GB
  • 4 Mb/s: 50 GB
  • 8 Mb/s: 100 GB
  • 10 Mb/s: 100 GB
  • 15 Mb/s: 120 GB
  • 25 Mb/s: 130 GB

Essas franquias são válidas para quem contratou o serviço a partir de 5 de fevereiro de 2016. Quem contratou o serviço antes dessa data continua com o acesso ilimitado por tempo indeterminado.

Promocionalmente não haverá redução de velocidade ou corte de internet até 31/12/2016. De acordo com a empresa, os clientes de tecnologia DSL terão velocidade reduzida pós-franquia, mas a Vivo não divulgou qual seria essa velocidade.

Ao menos por enquanto, os planos Vivo Fibra para pessoa física continuam ilimitados, mas os regulamentos para planos empresariais já explicitam limite de dados com corte de acesso caso o cliente extrapole a franquia de seu plano.

GVT

Não há franquia de internet e a operadora sempre usou isso como diferencial para conquistar novos clientes. Talvez apareçam novidades a partir do dia 15 de abril, quando a marca deixa de existir e se tornará Vivo.

Oi

  • Planos até 2 Mb/s: 60 GB
  • 5 Mb/s: 70 GB
  • 10 Mb/s: 90 GB
  • 15 Mb/s: 110 GB
  • 20 Mb/s: 110 GB
  • 25 Mb/s: 130 GB
  • 35 Mb/s: 130 GB

O último sumário de planos publicado pela Oi informa que promocionalmente até 15/03/2016 a franquia seria ilimitada, mas que a condição seria renovada automática e mensalmente, salvo comunicação prévia da operadora com antecedência mínima de 30 dias. O jogo pode mudar a qualquer momento, mas conforme apontado no editorial Vivo, não estrague a nossa internet, a Oi sequer tem tecnologia para aplicar a redução de velocidade, uma vez que em muitos lugares a troca deve ser feita manualmente na central regional.

Live TIM

Não há franquia de internet.

O que as operadoras dizem sobre isso?

BIE - Banco de imagens externas - Computador portátil com acesso à internet. Banda larga é o nome dado a várias modalidades de conexão à internet (satélite, fibra ótica, rádio) que operam com maior velocidade e maior capacidade de carregamento de dados. As conexões de banda larga são as mais adequadas para que os usuários acessem serviços virtuais como videoconferências, streaming de eventos ao vivo ou redes privadas. Estima-se que no Brasil um em cada quatro usuários de internet dispõe de conexão de banda larga fixa. O Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), instituído por meio do Decreto 7.175/2010, é uma política gerida pelo Ministério das Comunicações que tem como objetivo fomentar e difundir o uso e o fornecimento de bens e serviços de tecnologias de informação e comunicação. A proposta do PNBL é massificar a oferta de banda larga no país e promover o crescimento da capacidade da infraestrutura de telecomunicações. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

  • NET: Em nota ao Tecnoblog, a operadora se defende ao dizer que todas as opções de banda larga da empresa contam com franquias de acesso previstas em contrato. O modelo é determinado por estatísticas de uso dos clientes e serve para "garantir o correto dimensionamento da rede de banda larga para todos os usuários" e "preservar a experiência de uso", tanto para clientes com uso moderado como os de uso intenso.
  • Oi: A operadora informou ao TeleSíntese que não pratica o corte da navegação após o consumo integral da franquia. Não falou, no entanto, sobre redução de velocidade, que é o que está previsto nos contratos de banda larga da empresa.
  • Vivo: Procurada pelo Tecnoblog, a operadora informou que a redução ocorrerá apenas para clientes de banda larga ADSL contratadas após 5 de fevereiro, e que o tráfego segue ilimitado de maneira promocional até 31/12/2016. O Telesíntese apurou que a operadora está avaliando a adoção de franquias também para a banda larga via fibra ótica.

Tenho banda larga há muito tempo e sempre foi ilimitado. Corro o risco de ter a velocidade reduzida?

Depende. A NET estipula franquia de dados desde que começou suas operações de banda larga, portanto, se você é um cliente dessa operadora, está sujeito à redução de velocidade sem precisar ser comunicado.

Planos da Oi anteriores a 2008 também não tinham franquia determinada em contrato, assim como os planos da Vivo até janeiro de 2016. Caso você tenha feito qualquer alteração no seu plano, incluindo negociação de valores ou mudança de velocidade, está sujeito aos novos regulamentos especificados pela operadora.

Antes de se desesperar por novos planos e negociar descontos com a operadora, pondere bastante, uma vez que seu plano será automaticamente alterado para uma modalidade nova, que provavelmente contará com franquia de dados.

Quanto eu gasto por mês de internet? É possível medir o consumo?

Com tantas plataformas de conteúdo sob demanda, jogos com compra por download e serviços de backup online, é fato que as franquias estabelecidas pelas operadoras são insuficientes. O Manual do Usuário mostra que o uso básico de uma única pessoa pode passar de 150 GB.

Só você pode responder à pergunta desse tópico monitorando o consumo de internet. Abaixo estão diversas alternativas para lhe auxiliar na tarefa.

Por meio da própria operadora

Por enquanto, a NET é a única operadora que possui ferramenta que permite ao usuário aferir o consumo de dados. Para acessá-la, basta procurar a opção de consumo de franquia na área do cliente. A Vivo informou que um portal similar será disponibilizado assim que as franquias entrarem em vigor.

net-consumo

Windows

A Microsoft incluiu um contador de dados nativo desde o Windows 8. Basta abrir as configurações de rede e internet e abrir a opção "Uso de Dados". O consumo é detalhado por tipo de conexão (seja cabo Ethernet, Wi-Fi ou até mesmo uma conexão PPPoE) e é possível verificar o consumo de cada aplicativo instalado:

medidor-windows-1

medidor-windows-2

Mac

Existe um contador de dados integrado no sistema. Basta abrir o Monitor de Atividades e, em seguida, a aba "Rede". É registrado o consumo de rede de cada processo. O incômodo é que o contador é zerado a partir do momento em que o sistema é reiniciado, exigindo que o usuário anote o consumo toda vez que for desligar seu computador.

activity-monitor-consumo

Roteador

É a melhor alternativa, por medir todo o tráfego de sua conexão banda larga. Diversos roteadores possuem sistemas de medição de consumo de internet. Caso seu roteador não possua isso de fábrica, fica a alternativa de instalar o DD-WRT se seu dispositivo for compatível, que acrescenta essa e diversas outras funções.

Screen Shot 2016-03-22 at 15.13.26

Smartphone

O Android já possui nativamente um contador de dados para Wi-Fi, bastando acessar a opção "Uso de Dados" dentro das configurações. Já para o iOS é necessário instalar alguma ferramenta, como o DataMan (US$ 1,99) ou My Data Manager (gratuito).

Tecnocast.zip 001 – Do not, my friends, become addicted to the internet

Gravamos uma edição especial do Tecnocast para discutir os limites na banda larga fixa. O modelo de negócio das operadoras está em risco, pois todos os seus serviços estão deixando de existir e migrando para dentro da internet. É fato que o usuário não pode pagar o pato, mas também não existe almoço grátis. O que fazer? Dê o play!

zip

Mais sobre: , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cloud loans
BOM BOM ESTÁ ESTAVATIVORecebi meu cartão mestre carregado com dinheiro de [email protected] você quiser desfrutar de um bom apoio financeiro e fluxo de caixa, esta é uma oportunidade para vocêHá um bônus em dinheiro no final do ano, se você inscrever este bônus em dinheiro, você receberá um cartão mestre carregado de dinheiro, você pode usar este cartão principal para colecionar até 3000 euros diários em seu país,Então, o que você está esperando? receba seu bônus hojeentre em contato com [email protected] que você possa beneficiar deste bônus em dinheiro e desfrutar do suprimento diário de 3000 euros.
Marcos Nascimento
Como sempre quem paga não manda nada e tem que se submeter às empresas prestadoras.
Maria Tomas
Bom dia amigos.Você ainda está procurando um empréstimo, e você foi rejeitado pelos bancos ou enganado. Recebi um empréstimo imobiliário de 300.000 euros do senador Walter. Ele é realmente um credor bom e respeitável.Contate o Senador Walter sobre; [email protected]
Vitor
vivo e oi : as mais pilantras.
Vitor
vivo e oi : as mais pilantras.
Anderson Alves da Silva
A vivo tá uma merda, minha net é de 8 mb fixa, usei 1,25 gb de franquia em 2 horas, 100 gb por mês daria pouco mais de 3gb de franquia por dia, quem vire e mexe baixa várias músicas, baixa filmes, assiste on line, gasta muito mais que 3 gb diários em uma internet fixa
Anderson Alves da Silva
A vivo tá uma merda, minha net é de 8 mb fixa, usei 1,25 gb de franquia em 2 horas, 100 gb por mês daria pouco mais de 3gb de franquia por dia, quem vire e mexe baixa várias músicas, baixa filmes, assiste on line, gasta muito mais que 3 gb diários em uma internet fixa
Tom sale
Você está na necessidade de um empréstimo? Você quer pagar suas contas? Você quer ser financeiramente estável? Tudo que você tem a fazer é contactar-nos para obter mais informações sobre como começar e obter o empréstimo que você deseja. Esta oferta está aberta a tudo o que será confiável para pagar de volta no tempo devido. Nota-desse prazo de reembolso é negociável e à taxa de juros de 3% apenas e-mail ([email protected]),,,,,,,,,,,,,,,
Iori Yagami
gostei do comentário o Felipe fico ate calado
Iori Yagami
gostei do comentário o Felipe fico ate calado
Marcos Vicente
nos ultimos 30 dias eu usei 2,1 TB de dados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to lascado
Hiltonio Paiva
Acontece que a mae anatel tambem deve participar do esquema ela existe para nos defender mais isso na teoria,porque uma empresa regulamentadora que diz que as empresas de telefonia tem obrigação de manda 40% só de internet pode se dizer que é de confiança.Teria que impor pelo menos 50% se pagamos temos direito.
Hiltonio Paiva
Tenho internet a anos pelo que vi a vivo diz que sera ate o final desse ano de 2016 chegando aqui comunicado dizendo que vai abaixar ou qualquer outra coisa do tipo que não esta em contrato quando fiz com eles
IMEDIATAMENTE CANCELAREI TODOS OS SERVIÇO que tenho em casa é um absurdo a anatel ainda compactuar com isso chegou já era.
Wellington Fabricio
cara, nao estou entendendo nada, a dilma um dia antes de sair do mandato, sancionou um projeito de leis, um decreto ou sei la o que que proibia as operadoras de impor limites em banda larga fixa, o que ta acontecendo aqui ?
Douglas Almeida
Gente é simples boicotem essas operadoras !!Nao repito não vai valera a pena contratar internet com limite de banda larga por que sua internet vai acaba e o consumidor vai ter que comprar mais internet!!É isso que essas operadoras querem vender mais e lucrar mais!!BOICOTE É A SOLUÇÃO NÃO CONTRATEM INTERNET DE OPERADORAS QUE LIMITEM A FRANQUIÁ DE DADOS !!!O grande problema do brasileiro que ele é acomodado e isso só ta acontecendo por que o Brasileiro paga mais caro mais nao tem coragem de ir um pouco mais a frente ate para abastecer o carro onde é mais barato.Fica a Dica!!
Juliano Andrade
O CEO da vivo deveria tomar no c... e se atolar na merda.
Juliano Andrade
A GVT foi a melhor internet do Brasil disparado agora venderam pra palhaçada da Vivo. Monopólio a vivo quer ser a dona da telefonia e internet no Brasil.
Juliano Andrade
é bem isso aí Leon, essas operadoras são umas bosta e a vivo é bosta maior seguido da oi. Uma bomba seria uma ótima idéia, mas sem o relógio que é pra não dar nem tempo deles desativarem.
Juliano Andrade
Brasil tem que acabar de vez, vivemos no país da incompetência, roubalheira, intolerância e voltaremos pra era da pedra novamente. A internet custou a dar passos largos, vivíamos na era da pedra a uns anos atrás, com internet discada e quando saímos para um patamar bem melhor, a Vivo vem com a idéia burra de que iria limitar a internet. E o que parece? que estão mandando em tudo e criando regras o que mais anoja conseguindo fazer a cabeça do presidente da ANATEL, porque será que o senhor presidente da ANATEL acha que limitar a internet seria uma ótima idéia? como ficariam os bancos, órgãos públicos, fóruns entre outras empresas? isso me cheira estranho. Querem voltar a andar pra trás, porque não deixaram a população optar pelas 2 formas, quem quer limitada paga por pacotes e quem quer sem limites paga pelo pacote ilimitado. Nos EUA é assim, a população escolhe o que acha mais apropriado, mas como no Brasil, não temos mais direito a nada, não somos um país livre, não vivemos numa democracia como tentam nos fazer engolir goela a baixo, se não podemos ter o direito de escolhermos se queremos ou não dar o nosso voto, não vivemos uma democracia e sim uma ditadura forçada que os grandes mandam e os pequenos obedecem e pelo que parece na telefonia e internet parece que a porcaria da VIVO é que está ditando regras e comprando até órgãos fiscalizadores é o que está me parecendo. Acabem de vez com o país seus desgraçados e coloquem o povo a suas mercês.
Giovanni Candido da Silva
As teles sempre tem a vantagem absurdamente maior nessa corrida, todo tráfego tem que passar pela infraestrutura deles, antes de chegar na internet, afinal é isso que se contratou. VPN não muda isso, criptografia nenhuma muda isso, elas podem não saber o que tem dentro do pacote, mas o tamanho do mesmo não tem como esconder, e VPN no caso pioraria pois a informação criptografada tende a ocupar mais espaço.
Acontece em alguns casos, que a incompetência deles não para só na hora de investir em melhor qualidade para usuário, mas para também na hora de fazer os ajustes necessários para cobrar do mesmo, kkkk. Então alguns gatos pingados aparecem. Mas afirmo com 100% de convicção, feito direito, não tem gênio que burla uma acesso que nem vê, ou que precisa de acesso físico na pqp para fazer alguma coisa. A TV por assinatura é passiva, portanto por definição é só questão de tempo até burlarem. O Xbox, o PS3, tudo passivo, uma chave proteje tudo, uma vez quebrada já era. Agora a rede de internet, vamos supor que tem uma falha grotesca no acesso das teles (que não seja tão grotesca que elas gastariam tanto dinheiro com isso que nem se importariam com os gato pingado que a exploram), eles simplesmente corrigiriam sem tocar no seu aparelho, porque passa por algum lugar e esse lugar é que é o x da questão.
No caso das redes Live da Xbox, da PSOne é muito mais difícil burlar, não to dizendo que é impossível, mas um ou outro pode conseguir e ficar calado porque se passar vão corrigir, as massas não vão ter acesso.
Giovanni Candido da Silva
Agora, dependendo de onde o corte é feito. No caso a subcentral é quem estabelece limite na banda da pessoa, mas poderia ser a central, menos e menos pessoas teriam acesso para fazer isso.
Ou seja, as teles gigantes podem regular o acessos em seus backbones, afinal tem que passar por eles antes de sair para internet, e cada ponta ter que autenticar para isso. Essa parte gera um problema onde as pontas, digamos que seja um backbone por cidade, poderiam comunicar-se entre si sem passar pelo controle, tipo vc contrata um link e joga com seu amigo da mesma cidade de graça e sem limites. Porém há formas de impedir isso, obrigando o trafego a passar em algum momento pelo backbone, mesmo com roteadores próximos, impedindo roteamento local, lembro que faziamos isso no provedor em 3 cidades com +- 30, 20 e 10 mil habitantes. Se é viável essa abordagem em grande escala? Não sei, mas é possível que sim, ou algo mais esperto do que isso
Giovanni Candido da Silva
Muito bem, é isso mesmo, não adianta apaziguar falando em gato, o que além de ser ilegal, é inviável, a situação é preta para todo mundo.
Apesar que sei de uns cara que faz gato no velox, e é funcionário. rsrsrs, mas isso é por incompetência da oi, e por falhas em seu sistema que dá acesso que não devia a quem não devia ter, e são uns 0.001% dos clientes da mesma, sendo que ela tá nem ai para isso, manda embora uns cara de vez em quando, quando descobre e tá de boa.
Giovanni Candido da Silva
E vou ser sincero, não tinha auditoria nesses aparelhos, ou seja um tecnico de nível mais avançado faria sem auditoria de quem fez, mas no caso não precisava, como falei só nego de confiança, mas com o crescimento do provedor acredito que seja razoável criar uma auditoria disso, para evitar qualquer possibilidade de gatonet. Se eu tivesse muito dinheiro igual essas telecom, faria o sistema validar todos os planos uma vez por dia se batem com o que está na base, ou estaria pouco me fudendo para os gato porque meu bolso taria cheio e só 0.003% dos clientes usavam gato, enquanto os outros se fodem com a franquia. Só queria deixar claro que de toda forma, o gato não vai fazer diferença para os outros 99,997% que se fodem com esse serviço absurdo dessas teles gigantes. kkk
Giovanni Candido da Silva
O único ponto fraco está na distribuição do plano. Quando o cliente conecta, existem centrais e subcentrais. A subcentral está mais próxima da ponta ela conecta via protocolo radius nas centrais para saber qual é a velocidade da pessoa, que por sua vez vai na base de dados do sistema que fala qual é a velocidade conferindo o login com o plano da pessoa, tudo criptografado, cada aparelho tem sua própria credencial para entrar no sistema. Agora suponhamos que um tecnico de nível mais elevado tenha acesso a subcentral, ele pode reconfigurar o aparelho para em um determinado ip ou mac address passar mais banda sem consultar a central com o plano de fulano, ou criar um login lá mesmo. Isso na empresa onde eu trabalhava, mas acesso desse nível podia contar na mão e em uma das mãos e ainda sobrava muito dedo! kkkk, ou seja só nego de confiança (sim eu era um). Em uma tele gigante, eles tem bunda para fazer aparelhos que não tem essas funções mais avançadas e que simplesmente façam nada sem aval da central, xeque mate. Agora se vc me falar que o cara vai ir lá na caixa da subcentral e mudar fisicamente o aparelho para que burle o sistema, passando pela criptografia para conectar na central, ai meu amigo vc merece burlar a porra, eu bateria palma e aumentaria o seu salário, e se vc se recusasse eu te colocava na cadeia pelo crime, kkk tipo pablo escobar, la plata ou lo chumbo. kkkkk
Giovanni Candido da Silva
Eu já trabalhei em provedor de internet, vou te dizer que é impossível.

Cada cliente tinha um plano associado a um Login e Senha de acesso, onde fodas se o cara compartilhar a senha dele, ele não podia ter duas conexões ao mesmo tempo, e fodas se ele faz nat na casa dele e divide com os vizinhos, o limite é o mesmo e fodas se o atendente tentar mudar a franquia do cara, a franquia é associada ao plano e o plano ao contrato, para mudar tem que mudar de plano e pagar mais kkkk, quem altera os limites dos planos é só a alta gerência, vulgo dono. O provedor era muito menor que essas gigantes ai atendia umas 3 cidades, se ele fez isso, elas fazeriam rindo pelo tanto de dinheiro que tem. Nesse caso é muito pior dividir pois a franquia de dados é a mesma e vai ter briga de pobre para saber quem foi o FDP que assistiu a mais de um filme em Alta definição e estourou a franquia. kkkk, se surgir gato vai ser pela incompetência desses apenas.
Giovanni Candido da Silva
Ahaha, respondi o cara errado. Peraí
Marcio Lima
brasileiro é burro primeiro limitar banda larga para aumentar lucros das operadoras esse besteira q vai pagar menos é uma mentira pq primeiro vc paga pela velocidade alta e recebe baixa o PT ajudou as operadoras e a anatel diz q as operadoras podem manter 60% da velocidade contratada q ja é um roubo segundo vc limita a banda larga e depois aumenta os valores do pacotes de dados no final pagasse muito por pouco kkkkkk
tiago pereira
ai vai ter q desabilitar as atualizacoes windows, antivirus, todos os programas vai ter atualizacoes prejudiacadas por causa disso! sem falar das empresas q vao perder bilhoes por mes! e nos vamos pagar kro so pra usar 2 horasde uso por mes, alem de ser ruim, cair toda hora, oscilacoes constantes ainda tem q ficar pagando kro por isso?
Jose Antonio
vamos hackear o contador de dados....voltamos para epoca do 0800 e a cobrar da discada, eh luta boa...
Ulisses Gondim
Quando eu contratei minha internet foi 4 mega de velocidade, velocidade e não dados, comprei velocidade, agora a Anatel deve ta pegando uma propina, não tem outra explicação.
Tales Cembraneli Dantas
2 perguntas:

1) como as operadoras pagam pela banda que vendem pra gente? é por fluxo de dados ou por velocidade?

2) no caso da NET: No término da franquia, ocorre redução de velocidade para a menor comercializada, exceto na velocidade de 500 Mb/s, cuja redução é para 10 Mb/s. Isso quer dizer que o menor plano é ilimitado na prática?
Oskaras
Segue o link para o abaixo assinado https://secure.avaaz.org/po...
Paulo Jardel
Segue o link para o abaixo assinado https://secure.avaaz.org/po/petition/Vivo_GVT_OI_NET_Claro_Anatel_Ministerio_Publico_Federal_Contra_o_Limite_na_Franquia_de_Dados_na_Banda_Larga_Fixa/?wh
Paulo Wender
A melhor opção é mudar para o ACRE e contratar internet do PERU ou BOLIVIA kkkkkkkk
RAIMUNDO JOSÉ DA SILVA MELO
Caros amigos q vivem a maior parte da vida online,quero dizer a vcs q a CLARO está junto com a NET a GVT virou VIVO a OI ja aderiu isso a um bom tempo, quero dizer todas são farinha do mesmo saco em outras palavras CARTEL onde todas juntam se em um mesmo plano para obrigar a cada um de nós a contratar esses serviços para poder ficar online.Isso é CRIME, e com certeza vão fazer isso com nossa internet fixa aquela que nós pagamos pela velocidade e navegamos a vontade, aquela de nossa casa.
Livia Mulahusejnovic
no brasil essa putaria no mundo todo a Internet é ilimitada , todo o mudo progress e o brasil dando pra traz.aqui em casa é 4 pessoas internet p dia todo Netflix e o YouTube o dia to do ligado literalmente to fudida vou ter q contratar mais de uma pq acho que aqui é mas de 2TB
André Cristiano
O que essas bosta querem deixar o pais todo sem comunicação dificultando a internet livre para todos, falando nisso cade o projeto de internet para todos foi por água baixo? vão toma no cu, quero mais que o povo se revolte e coloque fogo em tudo por que se pagamos exigimos o melhor e se é uma fortuna que gastamos tem que ser ilimitada.
Rafael silva de oliveira
Discordo do posicionamento quanto a possibilidade de limitação no consumo da banda larga. Qualquer alteração prejudicial ao cliente não pode ser realizada de forma unilateral pela operadora, haja vista que os contratos são de adesão. Ademais, acredito que tal limitação referente a quantidade de dados trafegados afronta o Marco Civil da Internet. Portanto, quem se sentir prejudicado com as mudanças busque vias legais para garantir seus direitos como usuários, e de quebra levar uma graninha com a indenização por danos morais...
Renato Gomes
A vivo tava planejando isso a muito tempo, por isso compraram a GVT, pois lá a internet é ilimitada. Como implantar uma coisa assim se a concorrência iria oferecer sem limites? Por isso a compra, assim podem limitar na GVT também. Vamos ver como vai ficar depois que mudar o nome de GVT para VIVO
Renato Gomes
Assito netflix no celular com internet 3g e 4g sem travar, não tem um consumo muito alto, vi o consumo do filme e da uns 250 ~ 300 MB. Isso da uma média de 2,5 GB em 10 vídeos no netflix. (ao menos no celular) pra mim tá bom, mas pra quem assiste bastante na netflix, vai ter problema mesmo.
Vinicius Chaves
Na verdade, o Marco Civil da Internet, por meio dos Princípios da Não Suspensão do Acesso à Internet e o da Neutralidade da Rede, proíbe que haja suspensão ou redução do acesso à internet. Ou seja, em regra, a cobrança para acesso à internet deve ser pago por velocidade.
Alan Furman
A copel telecom, estatal do Paraná, não vai aderir essa palhaçada
Alan Furman
Vou contar uma piada: Agencia Reguladora
Ricardo Oliveira Telloli
Esse safado da ANATEL deve esta ganhando dinheiro das operadoras sem duvida. Um órgão que ao invés de nos ajudar apoia esta ideia é pior que as operadoras. POVO RECLAMEM, BOICOTEM E NÃO VAMOS DEIXAR ESSES SACANAS GANHAREM MAIS UMA.
Cacau
Nem me fale amigo...muito medo!!! Sempre tive a GVT e nunca tive problemas...
Cacau
E saber que a GVT foi comprada por esse lixo de operadora... Nunca tive problema com internet...só quero ver agora.
Polpa de Tomate
Cara, isso é RIDÍCULO! Vou ter que deixar de assistir episódios de séries, baixar jogos e jogar online... REVOLTANTE! Em um final de semana eu gasto uns 100 a 200 GB fazendo tudo isso. RIDÍCULO!
Polpa de Tomate
Cara, isso é RIDÍCULO! Vou ter que deixar de assistir episódios de séries, baixar jogos e jogar online... REVOLTANTE! Em um final de semana eu gasto uns 100 a 200 GB fazendo tudo isso. RIDÍCULO
Polpa de Tomate
QUE VONTADE DE DAR UMA VOADORA DE DOIS PÉS NO PEITO DE QUEM INVENTOU ISSO!
Ana Paula Maximiano
Estamos juntos nessa! Sempre tive Vivo, por falta de opção onde eu morava. Há 4 anos me mudei para uma região onde tem a GVT, mas, que agora é Vivo, e essa mudança da marca está me preocupando, pois com a GVT nunca tive problemas, já com a Vivo era quase toda semana reclamando na central de atendimento sobre queda de sinal...
Bruno B.
Como assim "podem fazer isso"? Isso fere gravemente o marco civil e os direitos do consumidor! A impressão que eu tenho é que o tecnoblog não tem posição para opinar contra a injustiça ridícula que está prestes a ser cometida contra o cidadão. Internet é de sobrevivencia básica hoje.NAO VAMOS DEIXAR!
Bruno Valente
Como assim "podem fazer isso"? Isso fere gravemente o marco civil e os direitos do consumidor!
A impressão que eu tenho é que o tecnoblog não tem posição para opinar contra a injustiça ridícula que está prestes a ser cometida contra o cidadão. Internet é de sobrevivencia básica hoje.

NAO VAMOS DEIXAR!
Kevin Christhian
Isso é algo terrivel aos usuarios, poucos usuarios consomem tão pouco dados como essas tabelas, isso e enganoso e invalido... descordo 100% a respeito do que essas operadoras estão tentando fazer. indignado. >:3
mbmelo
Interessate! Ate pra testar a qualidade e a velocidade da internet a gente vai pensar 10 vezes. Afinal, cada vez que voce faz um teste de velocidade cerca de 100mb se vao, dependendo da velocidade da sua internet. E se voce faz um teste por dia...
Johnnie
O WM 10 também tem um contador de dados.
♋ 🦜☯🐟JøAø-รคмค ✞🦉🦜 ♋
Só fala isso: agora fudeu mesmo
? jøAø-???? ?
Só fala isso: agora fudeu mesmo
Josué Santos
Tudo que entra nesse Brasil é para explorar a nação, que tão pouco se dedica a buscar conhecimento. Deixo meu recado quem quer que seja não adianta querer colocar limites nas redes porque vamos derrubar igual as assinaturas de tv paga.
Ou baixa o custo para todos usar legalmente ou iremos usar da mesma forma ilegalmente.
Ordem Policial
Fale somente por São Paulo, aqui no RJ a Vivo é "inexistente"
Juiz Dredd Moro
Fale somente por São Paulo, aqui no RJ a Vivo é "inexistente"
Ordem Policial
Um brinde a LiveTim!
Juiz Dredd Moro
Um brinde a LiveTim!
Rodd
eu tambem, e estarei cancelando...nem que pague pro governo, a internet da copel
Rodd
Compram o superintendente da Anatel, compram todos, compram a GVT e enfiam goela abaixo essa porcaria. Esse país está regredindo a cada dia. Não aceitarei essa merda.
Rodrigo
Se isso for para frente mesmo eu vou dar tchau eh do Brasil. Ja vou ver oq eu posso fazer pq sinceramente ta foda.
Marcus Vinicius
No fim das contas vou ter que cortar a TV por assinatura para aumentar a franquia da internet, já que não vou abrir mão da Netflix.
Marcus Vinicius
Se tudo ainda fosse publico, provavelmente estaríamos brigando por internet de 1 Mb por 200 reais por mês...
crmac
Aiai, fiz a medição de consumo aqui em casa, somos entre quatro pessoas, 1 notebook, 1 desktop, um tablete, dois smartphones. A família é composta por um casal e dois adolescentes, sem contar o Netflix que é visto no Playstation, a conta deu no últimos 30 dias 230GB ( volto a dizer sem contar o Netflix.. Minha banda larga é de 15 MB da GVT.
Tato
O título do artigo deveria ser: Como a internet fixa no Brasil acabou.
☵ Cronos Figueroa ☰
A culpa não é da privatização. É da forma como essa privatização foi feita e, principalmente, a culpa é do governo, que impõe mil barreiras impedindo o livre mercado. Mantendo assim um oligopólio onde os poucos "amigos do rei" fazem o que querem, tendo sempre o consentimento do mesmo. Se tivéssemos um livre mercado, haveriam dezenas de empresas oferecendo o serviço e disputando entre si pela maior fatia do mercado. Logo, as pessoas sempre procurariam a melhor oferta, obrigando as empresas folgadas a se adaptarem ou morrerem. O que precisamos é que o governo saia da frente e permita que novos players entrem no mercado e atuem com liberdade.
Cronos Figueroa
A culpa não é da privatização. É da forma como essa privatização foi feita e, principalmente, a culpa é do governo, que impõe mil barreiras impedindo o livre mercado. Mantendo assim um oligopólio onde os poucos "amigos do rei" fazem o que querem, tendo sempre o consentimento do mesmo. Se tivéssemos um livre mercado, haveriam dezenas de empresas oferecendo o serviço e disputando entre si pela maior fatia do mercado. Logo, as pessoas sempre procurariam a melhor oferta, obrigando as empresas folgadas a se adaptarem ou morrerem. O que precisamos é que o governo saia da frente e permita que novos players entrem no mercado e atuem com liberdade.
Blogdobatista
Só digo uma coisa e apoio ela: Proteste diz que cobrança por franquia em internet fixa é ilegal!
http://bit.ly/1UXRbng - #vivomercenaria
Felipe Santana Santos
Agradeça a FHC por ter privatizado TUDOOOO!! Agora somos reféns dessa merda!
Felipe Santana Santos
Com certeza!!!
Felipe Santana Santos
Todas essas operadoras são multinacionais, ou seja, só querem levar nossa grana embora. A GVT era a única empresa nacional e agora foi comprada pela vivo. Resumindo: aposto que agora a GVT vai ficar uma procaria e mais cara!!!!!
Adriano Garcez
Queria saber como vai ficar nosso contrato. Eles não podem mudar o contrato atual sem a minha autorização. É ilegal.
Adriano Garcez
E ainda o fdp tem a cara de pau de dizer que alguns serviços da Vivo não vão contar na franquia. Isso vai totalmente contra o Marco Civil.
RogellParadox
Pois é. Este mês foi um dos que menos usei. Baixei pouco desenho e poucos jogos.
Paulo Antunes
Eu sempre tentei fugir da Vivo, pela qualidade dos serviços. Estava muito feliz com a GVT, muitos anos sem problemas, agora será que a minha felicidade vai acabar?
- Se conheço bem a Vivo...SIM!
Anderson
O que é mais impressionante é que as franquias são extremamente baixas. Num contrato de 15 MB da NET a franquia é de 80 gb. Na prática significa que gastaria a franquia do mês todo em 15 horas de uso constante.
Alex Queiroz
Concordo com vcs, se essa m*** acontecer o que será de mim? Muitas vezes em final de semana eu baixei de sexta ate o domingo uns 200Gb brincando. imagina no mês todo?
RogellParadox
Idem. Quero ver como vão resolver isso!
Wellington Renato
Na verdade o Governo (a parte PT) brigou com o PMDB (vice) para aprovar o Marco Civil da Internet do modo que está e que PROÍBE cortes e limitações na internet, a não ser que o cliente não pague a conta (aliás, foi uma das poucas coisas boas que o PT fez).

Segundo IDEC, Proteste e MPF / DF, o que as operadoras estão fazendo não é permitido pelo Marco Civil e já entraram com ações na justiça.

O problema: a ANATEL está nas mãos do PMDB que é a favor disso (franquia) e se houver impeachment quem assume? Resumindo o que já está ruim pode ficar pior ainda :(
Wellington Renato
O marco civil proíbe isto, a Proteste e o MPF / DF entraram com processo pois o corte / franquia não é aceito pelo marco civil.
Wellington Renato
O pior é que a VIVO não vai reduzir e sim cortar a internet :(
Paulo Polidoro
E eu que há 10 anos tenho gvt.....nunca me incomodei......quero ver agora que vai virar vivo.
Rafael Prados Barbosa
Cara, esses limites além de abusivos são ridículos. Coloquem na conta aí as atualizações automáticas OBRIGATÓRIAS que a bosta da Microsoft colocou no Windows 10 e já temos um potencial problema que pode ferrar com o a internet o resto do mês...
Pqp, é muita mandioca pra pouco ânus...
João Henrique
O Brasil , o pais do retrocesso.
danilosouzamoraes
Limitar a banda larga é venda casada. No caso da rede móvel, todos dispoem da mesma velocidade de transferência e portanto, a empresa pode cobrar pelo trafego. Mas no caso da banda larga, as operadoras já cobram pela velocidade e portanto, não poderiam cobrar também pelo trafego. Veja que para ter acesso a 130GB de tráfego você é obrigado a comprar ujma velocidade de transferência de 25Mb na GVT e isso não é uma imposição tecnológica, mas de mercado, configurando portanto, venda casada. Assim que minha internet for bloqueada vou entrar com uma ação por venda casada.
Danilo Souza Moraes
Limitar a banda larga é venda casada. No caso da rede móvel, todos dispoem da mesma velocidade de transferência e portanto, a empresa pode cobrar pelo trafego. Mas no caso da banda larga, as operadoras já cobram pela velocidade e portanto, não poderiam cobrar também pelo trafego. Veja que para ter acesso a 130GB de tráfego você é obrigado a comprar ujma velocidade de transferência de 25Mb na GVT e isso não é uma imposição tecnológica, mas de mercado, configurando portanto, venda casada. Assim que minha internet for bloqueada vou entrar com uma ação por venda casada.
RaydenWins
Expandir e melhorar o serviço, ninguém quer. Já que não conseguiram o que queriam contra a Netflix na justiça, vão atuar de outro modo. E viva o livre mercado no BR! Ah não, pera...
Mateus Bauer
Como fica a questão de quem tem contrato com a GVT? A mudança para a vivo agora em abril entra no caso de novos contratos após Janeiro ou continua valendo o da GVT? Isso é ridiculo, sempre querendo lucrar mais em cima da população e a justiça sempre do lado dessas empresas de merda.
tuan
Todas as operadoras são um cu com essa Autorização. Tem que ter concessão pra banda larga móvel também. Se houver franquia de dados pra fixo, que a concessão da móvel seja promovida pra ontem!
tuan
Esse Carlos Baigorri da Anatel não entende nada de franquia de banda larga fixa. Se depender, ele nunca baixou nada na casa dele. Deve usar só o netflix e nem sabe a merda que tá falando de achar que as operadoras vão passar a mão na cabeça do cliente que só tem oportunidade de pagar por 2mbps por culpa das proprias operadoras...
tuan
"10 Mb/s: 30 GB

15 Mb/s: 80 GB

30 Mb/s: 100 GB

60 Mb/s: 150 GB

120 Mb/s: 200 GB

500 Mb/s: 500 GB"

Esse limite de franquia tá totalmente errado! Deveria ser assim...

"10 Mb/s: 500 GB

15 Mb/s: 200 GB

30 Mb/s: 150 GB

60 Mb/s: 100 GB

120 Mb/s: 80 GB

500 Mb/s: 30 GB"

Entendedores entenderão!
Rafael
nteressante o que o CEO da Vivo diz no final dessa matéria "Em 2014 e 2015 pusemos a franquia na telefonia móvel. Em 2016 e 2017 vamos fazer o mesmo na banda larga fixa para aumentar a receita".http://www.telesintese.com....
Rafael da Silva Streit
nteressante o que o CEO da Vivo diz no final dessa matéria "Em 2014 e 2015 pusemos a franquia na telefonia móvel. Em 2016 e 2017 vamos fazer o mesmo na banda larga fixa para aumentar a receita".

http://www.telesintese.com.br/ceo-da-vivo-acredita-em-concessoes-mais-leves-ainda-em-2016/
manimpz
Qual a resolução da anatel que aprova isso? Lei, tem alguma?
Hugo Heiki Higa
É consenso que a cada dia a quantidade de dados disponíveis na Internet aumenta e, consequentemente, a quantidade de dados consumida pelos usuários também. Ao impor limites através das franquias de dados, as operadoras visam apenas o lucro fácil e rápido, sem beneficiar nenhum cliente. Além disso, o consumidor acaba pagando por dados indesejáveis, como por exemplo, propagandas que não interessam e, ainda, conforme os softwares vão ficando cada vez mais sofisticados e complexos, vão também exigindo tráfego de dados cada vez maior. Por isso acredito que essa conduta por parte das operadoras seja extremamente prejudicial. Observa-se também, que no espaço físico, frequentemente em várias regiões não há concorrência, operando nessas áreas, apenas uma ou duas operadoras, não restando ao consumidor outras alternativas. E ainda, assumem um comportamento de Cartel por assumirem as mesmas estratégias com vistas, provavelmente, ao lucro fácil e não à concorrência entre si. É assustador, também, saber que a agência reguladora Anatel dê baliza a tais comportamentos. Questiono também o fato das franquias de dados possuírem validade, pois além de não ser algo perecível, referem-se à uma quantia, e se o consumidor não a utilizar em sua totalidade, o que "sobrar" será descartado. Pois bem, se o cliente é obrigado a pagar por uma quantia de dados, por que o mesmo é impedido de utilizar o que foi economizado para o próximo ciclo? Uma vez que as operadoras estão cobrando por esses dados, significa também que o consumidor acaba pagando em duplicidade pelo uso dos mesmos dados no ciclo seguinte.
Bruno
Tecnicamente, a pirataria de TV não gera prejuízo, uma vez que o cidadão nem se quer iria assinar tal pacote caríssimo. O sinal já está mesmo vindo à sua casa, caso você assine qualquer coisa deles. Decodificar 10 ou 150 canais é uma questão meramente eletrônica. Então PRA QUÊ cobrar tanto???Essa prática matadora, por parte das operadoras, gera um impulso às práticas ilegais.Penso que não estão tendo prejuízo propriamente dito.. mas deixando de lucrar mais, sim!
Exibir mais comentários