Início » Telecom » Tudo o que você precisa saber sobre o fim da banda larga fixa ilimitada

Tudo o que você precisa saber sobre o fim da banda larga fixa ilimitada

As operadoras já estabelecem o limite de franquia em seus contratos (e podem fazer isso legalmente)

Por
1 ano e meio atrás

Algo que tem preocupado muita gente nas últimas semanas é que a internet deixará de ser ilimitada. Todo esse terror começou quando a Vivo colocou limites de consumo nos contratos de banda larga fixa, o que foi noticiado com exclusividade pelo Tecnoblog. E a Anatel, ao contrário dos consumidores, viu a mudança como benéfica.

Com uso de internet cada vez mais intenso até pelos mais leigos, a verdade é que você deve mesmo se preocupar com tudo isso. Entenda o que a franquia da banda larga vai mudar na sua vida e como você deve se prevenir para evitar uma desconexão surpresa.

As operadoras podem mesmo aplicar franquias de dados?

Infelizmente sim, contanto que isso esteja explícito no contrato do assinante. Para contratos antigos, a operadora deve divulgar com pelo menos 30 dias de antecedência qualquer tipo de mudança. O cliente que não estiver satisfeito com as novas regras poderá alterar o plano ou realizar o cancelamento sem custo.

Franquias até fazem sentido na telefonia móvel, uma vez que a rede é compartilhada, a demanda de uso é menos previsível e essa é uma das formas de controlar a qualidade do serviço. Acontece que a banda larga fixa tem infraestrutura dedicada até a casa do cliente, então a desculpa de garantia de qualidade é inválida. É como se você pagasse uma fortuna por serviços de TV por assinatura e só pudesse ligar a televisão por algumas horas no mês porque a operadora não se preparou para o capítulo final da novela das oito.

Carlos Baigorri, superintendente de competição da Anatel, já assumiu publicamente que considera benéfica a existência de franquias de dados na banda larga fixa, como argumento de que isso permite que usuários que usam pouco o serviço paguem menos do que quem usa muito.

Resta torcer para que a investigação do Ministério Público tenha algum efeito positivo para os consumidores.

Quais são as franquias das operadoras?

Cada operadora possui diferentes planos e, consequentemente, diferentes franquias de dados. Veja:

NET Virtua

  • 2 Mb/s: 30 GB
  • 15 Mb/s: 80 GB
  • 30 Mb/s: 100 GB
  • 60 Mb/s: 150 GB
  • 120 Mb/s: 200 GB
  • 500 Mb/s: 500 GB

No término da franquia, ocorre redução de velocidade para a menor comercializada, exceto na velocidade de 500 Mb/s, cuja redução é para 10 Mb/s. A verdade é que a NET sempre estabeleceu franquia de dados em seus planos de banda larga, mas é muito raro ouvir relatos de usuários que tiveram sua velocidade reduzida por estourar o limite estabelecido.

Vivo

  • Banda Larga Popular: 10 GB
  • 4 Mb/s: 50 GB
  • 8 Mb/s: 100 GB
  • 10 Mb/s: 100 GB
  • 15 Mb/s: 120 GB
  • 25 Mb/s: 130 GB

Essas franquias são válidas para quem contratou o serviço a partir de 5 de fevereiro de 2016. Quem contratou o serviço antes dessa data continua com o acesso ilimitado por tempo indeterminado.

Promocionalmente não haverá redução de velocidade ou corte de internet até 31/12/2016. De acordo com a empresa, os clientes de tecnologia DSL terão velocidade reduzida pós-franquia, mas a Vivo não divulgou qual seria essa velocidade.

Ao menos por enquanto, os planos Vivo Fibra para pessoa física continuam ilimitados, mas os regulamentos para planos empresariais já explicitam limite de dados com corte de acesso caso o cliente extrapole a franquia de seu plano.

GVT

Não há franquia de internet e a operadora sempre usou isso como diferencial para conquistar novos clientes. Talvez apareçam novidades a partir do dia 15 de abril, quando a marca deixa de existir e se tornará Vivo.

Oi

  • Planos até 2 Mb/s: 60 GB
  • 5 Mb/s: 70 GB
  • 10 Mb/s: 90 GB
  • 15 Mb/s: 110 GB
  • 20 Mb/s: 110 GB
  • 25 Mb/s: 130 GB
  • 35 Mb/s: 130 GB

O último sumário de planos publicado pela Oi informa que promocionalmente até 15/03/2016 a franquia seria ilimitada, mas que a condição seria renovada automática e mensalmente, salvo comunicação prévia da operadora com antecedência mínima de 30 dias. O jogo pode mudar a qualquer momento, mas conforme apontado no editorial Vivo, não estrague a nossa internet, a Oi sequer tem tecnologia para aplicar a redução de velocidade, uma vez que em muitos lugares a troca deve ser feita manualmente na central regional.

Live TIM

Não há franquia de internet.

O que as operadoras dizem sobre isso?

BIE - Banco de imagens externas - Computador portátil com acesso à internet. Banda larga é o nome dado a várias modalidades de conexão à internet (satélite, fibra ótica, rádio) que operam com maior velocidade e maior capacidade de carregamento de dados. As conexões de banda larga são as mais adequadas para que os usuários acessem serviços virtuais como videoconferências, streaming de eventos ao vivo ou redes privadas. Estima-se que no Brasil um em cada quatro usuários de internet dispõe de conexão de banda larga fixa. O Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), instituído por meio do Decreto 7.175/2010, é uma política gerida pelo Ministério das Comunicações que tem como objetivo fomentar e difundir o uso e o fornecimento de bens e serviços de tecnologias de informação e comunicação. A proposta do PNBL é massificar a oferta de banda larga no país e promover o crescimento da capacidade da infraestrutura de telecomunicações. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
  • NET: Em nota ao Tecnoblog, a operadora se defende ao dizer que todas as opções de banda larga da empresa contam com franquias de acesso previstas em contrato. O modelo é determinado por estatísticas de uso dos clientes e serve para “garantir o correto dimensionamento da rede de banda larga para todos os usuários” e “preservar a experiência de uso”, tanto para clientes com uso moderado como os de uso intenso.
  • Oi: A operadora informou ao TeleSíntese que não pratica o corte da navegação após o consumo integral da franquia. Não falou, no entanto, sobre redução de velocidade, que é o que está previsto nos contratos de banda larga da empresa.
  • Vivo: Procurada pelo Tecnoblog, a operadora informou que a redução ocorrerá apenas para clientes de banda larga ADSL contratadas após 5 de fevereiro, e que o tráfego segue ilimitado de maneira promocional até 31/12/2016. O Telesíntese apurou que a operadora está avaliando a adoção de franquias também para a banda larga via fibra ótica.

Tenho banda larga há muito tempo e sempre foi ilimitado. Corro o risco de ter a velocidade reduzida?

Depende. A NET estipula franquia de dados desde que começou suas operações de banda larga, portanto, se você é um cliente dessa operadora, está sujeito à redução de velocidade sem precisar ser comunicado.

Planos da Oi anteriores a 2008 também não tinham franquia determinada em contrato, assim como os planos da Vivo até janeiro de 2016. Caso você tenha feito qualquer alteração no seu plano, incluindo negociação de valores ou mudança de velocidade, está sujeito aos novos regulamentos especificados pela operadora.

Antes de se desesperar por novos planos e negociar descontos com a operadora, pondere bastante, uma vez que seu plano será automaticamente alterado para uma modalidade nova, que provavelmente contará com franquia de dados.

Quanto eu gasto por mês de internet? É possível medir o consumo?

Com tantas plataformas de conteúdo sob demanda, jogos com compra por download e serviços de backup online, é fato que as franquias estabelecidas pelas operadoras são insuficientes. O Manual do Usuário mostra que o uso básico de uma única pessoa pode passar de 150 GB.

Só você pode responder à pergunta desse tópico monitorando o consumo de internet. Abaixo estão diversas alternativas para lhe auxiliar na tarefa.

Por meio da própria operadora

Por enquanto, a NET é a única operadora que possui ferramenta que permite ao usuário aferir o consumo de dados. Para acessá-la, basta procurar a opção de consumo de franquia na área do cliente. A Vivo informou que um portal similar será disponibilizado assim que as franquias entrarem em vigor.

net-consumo

Windows

A Microsoft incluiu um contador de dados nativo desde o Windows 8. Basta abrir as configurações de rede e internet e abrir a opção “Uso de Dados”. O consumo é detalhado por tipo de conexão (seja cabo Ethernet, Wi-Fi ou até mesmo uma conexão PPPoE) e é possível verificar o consumo de cada aplicativo instalado:

medidor-windows-1medidor-windows-2

Mac

Existe um contador de dados integrado no sistema. Basta abrir o Monitor de Atividades e, em seguida, a aba “Rede”. É registrado o consumo de rede de cada processo. O incômodo é que o contador é zerado a partir do momento em que o sistema é reiniciado, exigindo que o usuário anote o consumo toda vez que for desligar seu computador.

activity-monitor-consumo

Roteador

É a melhor alternativa, por medir todo o tráfego de sua conexão banda larga. Diversos roteadores possuem sistemas de medição de consumo de internet. Caso seu roteador não possua isso de fábrica, fica a alternativa de instalar o DD-WRT se seu dispositivo for compatível, que acrescenta essa e diversas outras funções.

Screen Shot 2016-03-22 at 15.13.26

Smartphone

O Android já possui nativamente um contador de dados para Wi-Fi, bastando acessar a opção “Uso de Dados” dentro das configurações. Já para o iOS é necessário instalar alguma ferramenta, como o DataMan (US$ 1,99) ou My Data Manager (gratuito).

Tecnocast.zip 001 – Do not, my friends, become addicted to the internet

Gravamos uma edição especial do Tecnocast para discutir os limites na banda larga fixa. O modelo de negócio das operadoras está em risco, pois todos os seus serviços estão deixando de existir e migrando para dentro da internet. É fato que o usuário não pode pagar o pato, mas também não existe almoço grátis. O que fazer? Dê o play!

zip
  • Christian Hartung

    Aí vc tem um Xbox One, em stand by, ele atualiza um jogo durante a noite e… BOOOM!! metade da franquia já foi.

    • Ivo Machado

      Pois é, um limite de franquia assim é simplesmente inconcebível nos dias de hoje.

      • Raphael

        Exatamente, sem falar que não tem o menor nexo esses limites estipulados. Uma net de 30mb tem limite de 100GB e a da 500mb tem só 500GB, sendo que a velocidade é mais de 16x maior… É ridículo

      • Polpa de Tomate

        Cara, isso é RIDÍCULO! Vou ter que deixar de assistir episódios de séries, baixar jogos e jogar online… REVOLTANTE! Em um final de semana eu gasto uns 100 a 200 GB fazendo tudo isso. RIDÍCULO!

    • Thiago

      Comprou um joguinho digital novo? KABOOOM! Jogo + atualizações rs

      • biohazards hardcore (BIOHAZARD

        Precisa nem comprar .basta os 2 wue a live da de graça .kkk

    • Anakin

      nem só xbox, quem joga dota 2 vem uma atualização toda semana haha, fora os outros jogos que deve rolar atualização (eu disse do dota porque é o que jogo e percebo)

  • Leon

    Ah essas operadoras… Como eu detesto cada uma delas… Especialmente a Vivo, que às vezes dá uma vontade enorme de ir e plantar um bomba relógio na sede dela…

    • Lucas Fernandes

      Amigão concordo com cada palavra sua… Mas ainda bem que vc postou isso aqui do Brasil, pq se fosse dos EUA ia dar uma m*rda… kkkkk

    • Nivas Larsan

      Corri da Vivo faz tempo.

      • Leon

        Melhor decisão que você tomou nos ultimos anos…

      • Anakin

        correu pra onde? me salva ae ;D

      • nicolas gleiser

        tento fazer isso a mais de 3 anos , porem nenhuma operadora chega na quebrada kkkk só essa vivo com 4mb cobrando 80 pilas …

        • ScorpioN X

          pago 80 pilas por 35 megas de download e 21 de upload da live tim muito boa e nao e franquia espero que chegue ai em breve ja faz tempo que internet nao e problema pra min

      • Eu também. Estou na Claro, mas já ta começando a querer frescar também.

      • Cacau

        E saber que a GVT foi comprada por esse lixo de operadora… Nunca tive problema com internet…só quero ver agora.

        • Juliano Andrade

          A GVT foi a melhor internet do Brasil disparado agora venderam pra palhaçada da Vivo. Monopólio a vivo quer ser a dona da telefonia e internet no Brasil.

    • Augusto Cesar

      Tô com tigo irmão!

    • Acabei de fazer o teste aqui: 337,87 GB nos últimos 30 dias.

      • Galo Carijó™

        Várias vezes cheguei a baixar +/- isso em um final de semana (downloads de BD full)…Será que tenho Síndrome de “Down”?

        • Hugo Dias

          Se você tem eu tenho também.

      • RogellParadox

        Idem. Quero ver como vão resolver isso!

        • Alex Queiroz

          Concordo com vcs, se essa m*** acontecer o que será de mim? Muitas vezes em final de semana eu baixei de sexta ate o domingo uns 200Gb brincando. imagina no mês todo?

          • RogellParadox

            Pois é. Este mês foi um dos que menos usei. Baixei pouco desenho e poucos jogos.

    • Rafael da Silva Streit

      nteressante o que o CEO da Vivo diz no final dessa matéria “Em 2014 e 2015 pusemos a franquia na telefonia móvel. Em 2016 e 2017 vamos fazer o mesmo na banda larga fixa para aumentar a receita”.

      http://www.telesintese.com.br/ceo-da-vivo-acredita-em-concessoes-mais-leves-ainda-em-2016/

      • Felipe Santana Santos

        Agradeça a FHC por ter privatizado TUDOOOO!! Agora somos reféns dessa merda!

        • Cronos Figueroa

          A culpa não é da privatização. É da forma como essa privatização foi feita e, principalmente, a culpa é do governo, que impõe mil barreiras impedindo o livre mercado. Mantendo assim um oligopólio onde os poucos “amigos do rei” fazem o que querem, tendo sempre o consentimento do mesmo. Se tivéssemos um livre mercado, haveriam dezenas de empresas oferecendo o serviço e disputando entre si pela maior fatia do mercado. Logo, as pessoas sempre procurariam a melhor oferta, obrigando as empresas folgadas a se adaptarem ou morrerem. O que precisamos é que o governo saia da frente e permita que novos players entrem no mercado e atuem com liberdade.

          • Iori Yagami

            gostei do comentário o Felipe fico ate calado

        • Marcus Vinicius

          Se tudo ainda fosse publico, provavelmente estaríamos brigando por internet de 1 Mb por 200 reais por mês…

      • Alan Furman

        A copel telecom, estatal do Paraná, não vai aderir essa palhaçada

      • Juliano Andrade

        O CEO da vivo deveria tomar no c… e se atolar na merda.

    • Paulo Polidoro

      E eu que há 10 anos tenho gvt…..nunca me incomodei……quero ver agora que vai virar vivo.

      • Eu sempre tentei fugir da Vivo, pela qualidade dos serviços. Estava muito feliz com a GVT, muitos anos sem problemas, agora será que a minha felicidade vai acabar?
        – Se conheço bem a Vivo…SIM!

        • Felipe Santana Santos

          Com certeza!!!

        • Ana Paula Maximiano

          Estamos juntos nessa! Sempre tive Vivo, por falta de opção onde eu morava. Há 4 anos me mudei para uma região onde tem a GVT, mas, que agora é Vivo, e essa mudança da marca está me preocupando, pois com a GVT nunca tive problemas, já com a Vivo era quase toda semana reclamando na central de atendimento sobre queda de sinal…

      • Rodd

        eu tambem, e estarei cancelando…nem que pague pro governo, a internet da copel

      • Cacau

        Nem me fale amigo…muito medo!!! Sempre tive a GVT e nunca tive problemas…

    • Juliano Andrade

      é bem isso aí Leon, essas operadoras são umas bosta e a vivo é bosta maior seguido da oi. Uma bomba seria uma ótima idéia, mas sem o relógio que é pra não dar nem tempo deles desativarem.

  • Diego F. Duarte

    Em resumo: No meio desse mimimimi todo, e so a Vivo mesmo q ta enchendo a porra do saco e tentando fazer as outras seguirem ela, e isso?

    No fim das contas, continua tudo como sempre o resto

  • vhsjunq .

    VIVA !!!!!!!!!!!!!!!

  • Adriel Thesari

    daew o Cara que tem uma loja de produtos de informatica com assistencia, que faz download pra caralho, que se foda….. S2 brazil…

    • Vai ser obrigado a contratar plano empresarial. Operadoras felizes, já os clientes…

      • Marco Pacheco

        Empresa sempre teve que contratar plano empresarial… nada de novo nisso!

        • Empresas grandes sim, agora pequenos e médios negócios nunca tiveram essa obrigação. Trabalho em uma pequena empresa mas que utiliza boa parte dos serviços online e downloads. Uma simples atualização do sistema que usamos tem em media 2/5GB. Recebemos varias atualizações semanalmente. No nosso caso, atualmente, contratamos um plano de 30mb, que nos atende perfeitamente e o preço não é absurdo.

          Caso esse plano entre em ação, seremos obrigados a pegar um plano muito mais caro para poder atender nossas necessidades.

  • João Eduardo Barioni

    Repetindo: O Brasil é um país que anda pra trás.

    • Spencer Müller Diniz

      Esse tipo de restrição não é específico do Brasil. Inclusive, as operações aqui nos EUA são até mais rigorosas. Falo por experiência própria. A diferença, contudo, é que os preços aqui não são abusivos.

      • Sim, o que irrita não é a limitação, é o valor absurdo.
        Como uma mesma empresa vende 10 mb em uma região a 89 reais, em outra vende uma velocidade 5 vezes superior pelo mesmo preço.
        Ou seja somos otários de todas as formas.
        Fora que isso é puro boicote ao serviços de streaming, para eles venderem esse lixo de TV

  • Rodrigo Lourenço de Souza Lima

    Sabem o que vai acontecer? A internet vai ser pirateada da mesma mesma que acontece com as assinaturas de tv a cabo.

    • Weller Santibanez

      Aí eu quero ver, nunca ouvi falar de nada parecido até agora.

      • Anoni

        Mas existe

    • Thiago

      Pirataria de internet…? O que seria isso? Você faria um gato na casa do vizinho até acabar a banda dele? não entendi muito bem sua idéia…

      • Alguém contrata um plano empresarial e partilha a rede com demais. Quando morei em itaquaquecetuba era assim que eu tinha rede dentro do condomínio.

      • Rodrigo Mozien

        É verdade, um link gigabit é acessível, muitas empresas fazem isso em cidades pequenas de interior, agora com essa mudança pode ficar viável as empresas começarem a agir nas grandes cidades.

    • Spencer Müller Diniz

      Não é possível piratear a internet, como acontece com outros serviços. Seu plano está vinculado ao MAC address do modem da operadora. O consumo é registrado para esse MAC address. Se você adulterar o MAC address do modem, você fica sem acesso. Por isso que ainda não existe “gato” de internet, como fazem com energia elétrica.

      • biohazards hardcore (BIOHAZARD

        Logico que tem .clons o mac . Procura direito que vc acha

        • Spencer Müller Diniz

          Claro que você pode clonar o MAC ou fazer spoof, mas isso não vai impedir a contabilização do consumo. Ou seja, o consumo será contabilizado para a conta de alguém e consequentemente a franquia será atingida para aquele MAC. O único jeito de burlar a franquia seria através de manipulação do limit dentro da rede da operadora.

          • biohazards hardcore (BIOHAZARD

            Sim eu sei. Mas o que eu afirmei foi sobre a pergunta do gato na internet

          • Ricardo Alves

            MAC?? Se fosse assim eu não conseguiria usar dois modems com a mesma internet aqui em casa como já consegui; e tem mais: se eu quiser trocar de modem por conta própria (e consequentemente o MAC), isso não vai mudar nada no acesso. O que pode acontecer é a internet enxergar dois MACs diferentes (no caso, o do modem e o do roteador) e isso influir na conexão; daí que eiste o ‘Clonar MAC’ nos roteadores.

      • Matheus

        Não há nada que te obrigue a usar um modem da operadora. Você pode comprar qualquer um por aí (no caso de ADSL) configurar e usar. É tecnicamente possível, mas não é feito, nem legal (o modem da operadora sempre é vendido se quiser na taxa de instalação, mas não pode venda casada).

        • Spencer Müller Diniz

          Não há nada de errado em usar um modem próprio e não aquele fornecido pela operadora. Isso é perfeitamente legal e permitido pelas operadoras. Contudo, para que o modem funcione, você deve configurá-lo para apresentar o mesmo MAC address do modem fornecido pela operadora. É preciso entender que a assinatura está vinculada a esse MAC address. Ou seja, mesmo que você utilize um modem próprio, este modem ainda se identifica com o MAC address registrado e autorizado pela operadora. Consequentemente, o consumo continua sendo contabilizado. Ressalto, novamente, não é possível fazer pirataria de internet. Você até pode usar a internet alheia, copiando o MAC address de outros modems, mas isso gera conflito na operadora e é facilmente detectado que existe mais de um dispositivo se identificando pelo mesmo MAC address.

          • C. Herrera

            “Contudo, para que o modem funcione, você deve configurá-lo para
            apresentar o mesmo MAC address do modem fornecido pela operadora.”

            Acho que o NET Virtua, por exemplo, funciona assim. No caso da Vivo ADSL não precisei me preocupar com MAC Address quando o modem pifou. Bastou conectar outro, configurar o PPPoE, autenticação junto ao provedor, etc. Nada de clonar MAC ou algo que o valha.

            Aliás, tenho dois modems aqui (um é backup, depois que configurei, fica sempre na embalagem), e o MAC de ambos é, obviamente, diferente.

          • Spencer Müller Diniz

            Certo… Neste caso, existe a autenticação do PPPoE. Ou seja, a assinatura está vinculada ao usuário/senha PPPoE. Apesar de tecnicamente possível, as operadores não permitem que ter 2 modems utilizando o mesmo usuário/senha PPPoE simultaneamente. Resumindo, o consumo será vinculado ao usuário PPPoE, independentemente do modem que estiver utilizando a conta. Ou seja, não há pirataria.

          • C. Herrera

            Exato. Não há pirataria. Meu comentário restringiu-se apenas à questão do MAC Address.

          • Vinicius Bartholdi

            Na verdade no DSL o controle deve ser feito pelo número do telefone ou número do circuito no DSLAM, já que no sistema DSL cada cliente possui uma porta exclusiva. Tanto a Oi quanto a GVT já orientam os técnicos e clientes a usarem usuários e senhas genéricas para configurar o PPPoE. Por exemplo user: [email protected] senha oi. A GVT era algo como user: turbonet senha: gvt12345. Logo, existem milhares de modems compartilhando as mesmas senhas, o que diferencia um usuário de outro são as portas que estes estão conectados no DSLAM e seus respectivos perfis.

          • Spencer Müller Diniz

            Pois é… O meu argumento é que existe uma forma de identificar e restringir o acesso, seja por MAC, número do tel, número do circuito, etc. Ou seja, não tem como piratear internet — que foi o comentário que gerou essa discussão toda.
            Minha afirmação é que NÃO TEM COMO PIRATEAR INTERNET.
            Você pode até roubar internet dos outros através do uso de WiFi, etc., mas isso não resolve o problema da franquia. Quando a franquia for atingida, vai ficar sem internet do mesmo jeito.

          • Giovanni Candido da Silva

            Muito bem, é isso mesmo, não adianta apaziguar falando em gato, o que além de ser ilegal, é inviável, a situação é preta para todo mundo.
            Apesar que sei de uns cara que faz gato no velox, e é funcionário. rsrsrs, mas isso é por incompetência da oi, e por falhas em seu sistema que dá acesso que não devia a quem não devia ter, e são uns 0.001% dos clientes da mesma, sendo que ela tá nem ai para isso, manda embora uns cara de vez em quando, quando descobre e tá de boa.

      • Ce tá ligado que ce tá errado né fera? Você pode usar o modem que quiser, o acesso está vinculado a sua linha (usuário), e não ao equipamento. Vão bolar um jeito de piratear, e que vai se danar vai ser o cliente pirateado.

        • Daniel Bessa

          no caso da net e por mac nao pode usa otro modem que nao seja deles e registrado no seu contrato

          • Lucas Ribeiro

            Implicando que não dê para clonar Mac, né Daniel?

          • Daniel Bessa

            da sim amis o que ocorreria e que os dois router cuando autenticar na central ira se recusado por duplicidade

        • Spencer Müller Diniz

          Pois é, fera! Não tem jeito, pois não tem como ter 2 modems utilizando a mesma identificação ao mesmo tempo. Uma ANALOGIA simples seria como se fosse possível ter 2 computadores com o mesmo IP na mesma rede. Alem de ter efeitos colaterais técnicos que inviabilizam, seria fácil detectar.

          • Mônica Medeiros

            Mas se esse pirateamento partir de Dentro da própria empresa? Tipo, um funcionario da oi te conta 10,00 a mais por mês pra triplicar a sua franquia e faz as alterações no seu plano direto do próprio sistema da Oi, isso tb é uma forma de burlar…

        • Giovanni Candido da Silva

          Eu já trabalhei em provedor de internet, vou te dizer que é impossível.

          Cada cliente tinha um plano associado a um Login e Senha de acesso, onde fodas se o cara compartilhar a senha dele, ele não podia ter duas conexões ao mesmo tempo, e fodas se ele faz nat na casa dele e divide com os vizinhos, o limite é o mesmo e fodas se o atendente tentar mudar a franquia do cara, a franquia é associada ao plano e o plano ao contrato, para mudar tem que mudar de plano e pagar mais kkkk, quem altera os limites dos planos é só a alta gerência, vulgo dono. O provedor era muito menor que essas gigantes ai atendia umas 3 cidades, se ele fez isso, elas fazeriam rindo pelo tanto de dinheiro que tem. Nesse caso é muito pior dividir pois a franquia de dados é a mesma e vai ter briga de pobre para saber quem foi o FDP que assistiu a mais de um filme em Alta definição e estourou a franquia. kkkk, se surgir gato vai ser pela incompetência desses apenas.

          • Giovanni Candido da Silva

            O único ponto fraco está na distribuição do plano. Quando o cliente conecta, existem centrais e subcentrais. A subcentral está mais próxima da ponta ela conecta via protocolo radius nas centrais para saber qual é a velocidade da pessoa, que por sua vez vai na base de dados do sistema que fala qual é a velocidade conferindo o login com o plano da pessoa, tudo criptografado, cada aparelho tem sua própria credencial para entrar no sistema. Agora suponhamos que um tecnico de nível mais elevado tenha acesso a subcentral, ele pode reconfigurar o aparelho para em um determinado ip ou mac address passar mais banda sem consultar a central com o plano de fulano, ou criar um login lá mesmo. Isso na empresa onde eu trabalhava, mas acesso desse nível podia contar na mão e em uma das mãos e ainda sobrava muito dedo! kkkk, ou seja só nego de confiança (sim eu era um). Em uma tele gigante, eles tem bunda para fazer aparelhos que não tem essas funções mais avançadas e que simplesmente façam nada sem aval da central, xeque mate. Agora se vc me falar que o cara vai ir lá na caixa da subcentral e mudar fisicamente o aparelho para que burle o sistema, passando pela criptografia para conectar na central, ai meu amigo vc merece burlar a porra, eu bateria palma e aumentaria o seu salário, e se vc se recusasse eu te colocava na cadeia pelo crime, kkk tipo pablo escobar, la plata ou lo chumbo. kkkkk

          • Giovanni Candido da Silva

            E vou ser sincero, não tinha auditoria nesses aparelhos, ou seja um tecnico de nível mais avançado faria sem auditoria de quem fez, mas no caso não precisava, como falei só nego de confiança, mas com o crescimento do provedor acredito que seja razoável criar uma auditoria disso, para evitar qualquer possibilidade de gatonet. Se eu tivesse muito dinheiro igual essas telecom, faria o sistema validar todos os planos uma vez por dia se batem com o que está na base, ou estaria pouco me fudendo para os gato porque meu bolso taria cheio e só 0.003% dos clientes usavam gato, enquanto os outros se fodem com a franquia. Só queria deixar claro que de toda forma, o gato não vai fazer diferença para os outros 99,997% que se fodem com esse serviço absurdo dessas teles gigantes. kkk

          • Giovanni Candido da Silva

            Agora, dependendo de onde o corte é feito. No caso a subcentral é quem estabelece limite na banda da pessoa, mas poderia ser a central, menos e menos pessoas teriam acesso para fazer isso.
            Ou seja, as teles gigantes podem regular o acessos em seus backbones, afinal tem que passar por eles antes de sair para internet, e cada ponta ter que autenticar para isso. Essa parte gera um problema onde as pontas, digamos que seja um backbone por cidade, poderiam comunicar-se entre si sem passar pelo controle, tipo vc contrata um link e joga com seu amigo da mesma cidade de graça e sem limites. Porém há formas de impedir isso, obrigando o trafego a passar em algum momento pelo backbone, mesmo com roteadores próximos, impedindo roteamento local, lembro que faziamos isso no provedor em 3 cidades com +- 30, 20 e 10 mil habitantes. Se é viável essa abordagem em grande escala? Não sei, mas é possível que sim, ou algo mais esperto do que isso

      • Leonardo C. Steil

        Desde quando o plano está vinculado ao MAC? Quanta baboseira..

        • Spencer Müller Diniz

          Dê uma lida neste texto:

          Na tecnologia de Cable Modens, tudo começa no CMTS. . . .C4.jpg

          O CMTS (Cable Modem Terminal System) é a central comutadora do sinal que trafega no cabo da operadora de TV por assinatura (que roteia os pacotes de dados desse cabo através de switches roteadores de núcleo da Juniper Networks ou CISCO).

          Pois bem, essa central trabalha diferentemente do DSLAM (xDSL), mas como? Confira neste link o funcionamento do enlace do backbone de uma operadora à Cabo!

          Então, na questão do MAC Address o modem à cabo baseia todo o tráfego tendo como referência um único MAC Address (endereço físico) pois sua tabela interna é “programada” dessa forma.

          Agora fica mais fácil compreender o porquê da clonagem: no modem você recebe um único IP público, de internet (IP WAN). Este IP esta atribuído ao modem e somente ao modem, que funciona como o bridge entre a central (CMTS) e o seu micro ou roteador.

          Como o modem cabo é um bridge e atrelado ao endereço físico nele conectado (neste caso o roteador ou o micro), ele estabelece o vínculo com o dispositivo via tabela ARP e depois de escalonado o MAC Address ele libera o IP WAN (seu IP de internet).

          Nesta história toda, o encapsulamento acontece na verdade em instâncias: entre o micro e o roteador (o seu), entre o roteador e o modem/bridge e entre o modem/bridge e o CMTS.

          Até onde seu a NET Vírtua (assim como você sabe) libera prontamente o sinal para o primeiro dispositivo conectado ao modem; e caso exista a troca de dispositivo em muitos casos que tenho visto bastou reiniciar o modem para recadastrar um novo MAC Address de qualquer interface de rede conectado à ele.

          Agora o lance de clonagem de MAC Address é uma coisa que eu sei como funciona mas não entendi o que você colocou: você clonou o MAC Address do modem? Tem certeza que não clonou o MAC Address do micro?

          Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/topic/639834-dúvida-sobre-a-clonagem-do-mac-address-na-net-virtua/

      • Rodrigo Lourenço de Souza Lima

        Não entrarei em detalhes até mesmo por que não trabalho com TI, mas se hoje as operadoras de TV a cabo tem prejuízo de bilhões devido a pirataria de assinatura, com certeza algum gênio vai conseguir uma forma de fazer isso com acesso a internet também. Para quem ainda não sabe, no caso da TV por assinatura, os códigos são enviados via satélite (e pela internet também) para as antenas , querem algo mais explícito e escancarado do que isso? Acesso a internet pelo celular: tá cheio de tutorial na net ensinando como burlar consumo de franquia ou se conectar nas redes 3g e 4g até mesmo sem crédito pelos smartphones android.
        Se vai ser manipulando o consumo de dados, tipo ocultando o acesso através de vpn ou outros meios, não dá pra dizer ainda, mas que vai acontecer vai.
        Pode ter certeza, ainda teremos notícias a respeito disso.

        • Bruno R da Silva

          Tecnicamente, a pirataria de TV não gera prejuízo, uma vez que o cidadão nem se quer iria assinar tal pacote caríssimo. O sinal já está mesmo vindo à sua casa, caso você assine qualquer coisa deles. Decodificar 10 ou 150 canais é uma questão meramente eletrônica. Então PRA QUÊ cobrar tanto???
          Essa prática matadora, por parte das operadoras, gera um impulso às práticas ilegais.
          Penso que não estão tendo prejuízo propriamente dito.. mas deixando de lucrar mais, sim!

        • Giovanni Candido da Silva

          As teles sempre tem a vantagem absurdamente maior nessa corrida, todo tráfego tem que passar pela infraestrutura deles, antes de chegar na internet, afinal é isso que se contratou. VPN não muda isso, criptografia nenhuma muda isso, elas podem não saber o que tem dentro do pacote, mas o tamanho do mesmo não tem como esconder, e VPN no caso pioraria pois a informação criptografada tende a ocupar mais espaço.
          Acontece em alguns casos, que a incompetência deles não para só na hora de investir em melhor qualidade para usuário, mas para também na hora de fazer os ajustes necessários para cobrar do mesmo, kkkk. Então alguns gatos pingados aparecem. Mas afirmo com 100% de convicção, feito direito, não tem gênio que burla uma acesso que nem vê, ou que precisa de acesso físico na pqp para fazer alguma coisa. A TV por assinatura é passiva, portanto por definição é só questão de tempo até burlarem. O Xbox, o PS3, tudo passivo, uma chave proteje tudo, uma vez quebrada já era. Agora a rede de internet, vamos supor que tem uma falha grotesca no acesso das teles (que não seja tão grotesca que elas gastariam tanto dinheiro com isso que nem se importariam com os gato pingado que a exploram), eles simplesmente corrigiriam sem tocar no seu aparelho, porque passa por algum lugar e esse lugar é que é o x da questão.
          No caso das redes Live da Xbox, da PSOne é muito mais difícil burlar, não to dizendo que é impossível, mas um ou outro pode conseguir e ficar calado porque se passar vão corrigir, as massas não vão ter acesso.

      • Giovanni Candido da Silva

        Ahaha, respondi o cara errado. Peraí

    • Yago G.

      Eu penso ao contrário; se houver franquia, não vai ter como piratear, a menos que os que utilizam queiram navegar com o término da franquia todo mês.

  • NeedsMoreJPEG

    NET aparentemente deu pau em janeiro e fevereiro, por sorte.

    • João Eduardo Barioni

      Dados dos últimos 4 meses…

    • Supersonic

      Aqui também deu pau só baixei 4,29 Gb, melhor foi em junho que só baixei 0,03 giga hahaha.

  • Felippe Henrique

    Enquanto isso aqui: Live Tim, tranquilo e favorável.

    • A pergunta é: Até quando?

      • Acho que a Tim está tentando se manter na contramão. O problema é que ela tem a pior cobertura, daí ferra tudo. A não ser que a Vivo cague tudo, todo mundo comece a ir pra Tim, e eles tenham cacife pra expandir pro Brasil todo.

        • Mazinho Menezes

          Mas a Tim e a Oi estão em processo de fusão. Aparentemente até o final do ano. Qual plano prevalecerá?

        • Juiz Dredd Moro

          Fale somente por São Paulo, aqui no RJ a Vivo é “inexistente”

  • Cara isso revoltante, como onde tudo streaming vou ter banda limitada? e a empresas?
    Que exploda tudo, empresa streaming vão pro buraco, e os servidores cara?
    Como isso é possivél?
    Realmente e revoltante

  • Nivas Larsan

    Se a Live Tim for esperta, vai continuar sem franquia e todo mundo vai migrar prá ela. As “outras” terão que abrir as pernas. Corri da Vivo e da Net e agora sou Live Tim de 50Mb.

    • Alexandre Muniz

      Live Tim aqui também, apesar de não ter mais o pico de download como antigamente. Fica em ~ 2 MB/s quando deveria ser 4,3 MB/s

  • Ricardo Borges de Lima

    Qualquer pessoa que jogue, PC, PS4 e Xbox one será prejudicado, cada jogo novo é praticamente 50GB, atualizações de 2GB.

    • Weller Santibanez

      Fora a hora de jogar online…

    • Daniel Bessa

      concordo amigo eu por mes consumo 800gb so por actualizacion y juegos que compro

  • André Silvestre

    Este país é uma merda.

  • Super Suporte

    Parabeins a todos os envolvidos!

  • Henrique Oliveira

    so tenho uma coisa a falar: palhacada, ao inves de ter progresso, temos e retrocesso.

    • Oliveira17

      Ordem e Progresso é o que esta escrito na Bandeira dessa nação.

  • André Silvestre

    Tudo neste país é pra ganhar mais dinheiro, mais fácil, tirando benefícios de quem paga ou contribui! TUDO é ASSIM!

    • Jack-Moser

      Ganhar mais de maneira “fácil”, ai perguntam porque tem tanta pirataria e contrabando neste pais de M. A maioria vende planos de TV mas a demanda só cai, esta a maneira de voltar a vender…

      • Oliveira17

        Se nao estão vendendo mais planos de tv é pq sao caros, se eles querem vender mais, então que abaixem os preços.

        • Jack-Moser

          Para eles é muito melhor e mais fácil te limitar para não baixar filmes e usar o Netflix que baixar o preço da TV…, ai a unica opção é assinando uma TV pelo preço que pedirem, não quer, fica sem…ai entra a pirataria… Minha opinião é que isso não vai vingar…

          • Oliveira17

            Também espero.

  • Alguém sabe informar se há algo igual ou parecido em algum outro país?

    • Nos EUA as operadoras (e tem cidade lá onde também tem monopólio e serviços medíocres) são bem chatas com limite de tráfego.

      • Supersonic

        A realidade é que qualquer país de grandes dimensões tem problemas com a qualidade da internet pelo menos fora dos centros urbanos.

  • Douglas Ferraz

    Espero que não tenha alteração na Copel Telecom.

  • Lucas Fernandes

    Velocidades antiquadas, qualidade duvidosa, fibra ótica quase nula… Só faltava a franquia mesmo pra completar o serviço porco de internet do nosso querido Brasil.

    • Paulo_Cesar_72

      putz, falou tudo, concordo plenamente.

  • Renan Souza

    Todo mundo que tem vivo, seja fixa ou móvel, devia cancelar. Esse tipo de palhaçada sempre parte dessa empresa imunda.

    • Não é só a Vivo, as empresas não estão seguindo a Vivo, todas já discutem isso a muito tempo… E desde dezembro, elas vem oficializando o projeto… E lembrando, a GVT agora é Vivo, ou seja, + de 3 milhões cancelando a linha? Sem dúvida que isso não aconteceria kk

      A TIM começou com essa palhaçada na telefonia móvel (ela sim, foi a primeira a integrar tal sistema, e já está voltando atrás com planos de telefonia celular que não corta a internet, a um preço “razoavelmente” justo (em comparação as outras).

  • Bruno Aguiar

    Aí você quer migrar seus 800GB de fotos e vídeos salvos no Google Drive para o Dropbox e BOOOM! toda a franquia acaba!

    • José Sidnei

      Aí você tem que esperar uma eternidade pra terminar com a internet reduzida ou migrar um pouquinho por mês kkkkk só que não né! Isso é muito ridículo.

    • Luuuk FF

      Se você fizer isso, sua franquia do ano todo acaba…

      • Bruno Aguiar

        Né… ficar na velocidade reduzida durante séculos kkkk

        • Wellington Renato

          O pior é que a VIVO não vai reduzir e sim cortar a internet 🙁

  • BeTauM

    Eu tenho aqui a Oi 5mb e iria pegar 25mb da GVT, como vi que a GVT vai virar Vivo vou ter que aguardar até o começo do ano que vem para talvez fazer essa troca, se não houver esse limite de franquia, porque se houver, vou ter que pagar mais caro por uma net de velocidade menor dessas empresas pequenas de internet da minha cidade que não tem essa franquia, sabe-se lá por quanto tempo ainda..

    • Mario Porfírio Souza

      Qualquer coisa é melhor que Oi, até GVT com franquia.

      • Romulo Oliveira

        Com certeza, na minha região é monopólio da Oi até queria aumentar a velocidade mas sempre vem aquela desculpa de “não tem viabilidade”. É foda

        • BeTauM

          Aqui também não tem velocidade maior, ou é 5mb ou nada. A GVT recentemente passou a disponibilizar internet aqui, só que o menor plano deles tem 15 mb de net +telefone e custa R$40 a mais do que pago na Oi.

          • Romulo Oliveira

            A raiva que eu tenho da Oi é que eles não fazem melhorias na qualidade da internet e nos armários, tenho essa merda a 5 anos e nada de aumento, só vive caindo. Minha prima mora ao lado e tem Velox de 10MB vai entender

          • BeTauM

            Tenho a minha a 6 anos e o problema é esse mesmo, a Oi não quer gastar $$$ e trocar essa rede com cabos lá dos anos 90 dela. Agora me resta esperar o desfecho dessa situação para mudar para a GVT/Vivo. Ou não.

          • Romulo Oliveira

            Felizmente aqui tem a Live Tim e por incrível que pareça meu endereço não está no sistema, até um vendedor da própria indicou para que eu alterasse o comprovante de residência para que eu consiga fazer a instalação da internet, mas isso que ele pediu é fraude. Então vou ficar com essa internet (Oi) por um bom tempo ;-;

          • Ed

            E avulsa (sem telefone), sai mais caro também?

          • BeTauM

            Com certeza. Fica quase o mesmo preço só para ter internet na mesma velocidade.

      • BeTauM

        O problema é que na minha cidade para sair de 5mb da Oi e ir para 15mb da GVT que é o plano mínimo eu teria que gastar R$40 a mais por mês. Qualquer internet com franquia para min não serve, logo qualquer uma das duas com franquia para mim não vale nada. Aqui minha Oi nunca foi de dar problemas, baixo as coisas em 620kb/s, acho que está bão não?

        • Mario Porfírio Souza

          Na minha cidade é bem ruim, tem que torcer para eles garantirem 50% da banda contratada.

  • Carlos Alves

    Tenho NET e seguno o site estourei a franquia em alguns meses mas não tive redução nem aviso. Interessante que desde janeiro parece que o contador travou, meu consumo é bem superior que isso. Em fevereiro eu fiz o download do Battlefront no PS4 e só aí já foram 20GB.

  • Azazel

    Eu pelo menos tô bem tranquilo. Tenho NET Vírtua desde 2008, o limite de 80GB tá lá no contrato e nunca aplicaram, isso que meu consumo mensal é de 200 – 250GB.

    E se resolverem fazer cosplay de Vivo, eu corro pra Live TIM, que se for esperta não vai aplicar nenhuma franquia.

  • Gustavo Michels

    “GVT

    Não há franquia de internet e a operadora sempre usou isso como diferencial para conquistar novos clientes. Talvez apareçam novidades a partir do dia 15 de abril, quando a marca deixa de existir e se tornará Vivo.”

    Esse é o meu medo. Sou GVT.

    Na era do STREAMING as operadoras querem limitar a banda hahaha!!

  • Oliver Schultes

    Quando se trata de telecomunicações é sempre a VIVO a primeira a querer ferrar pro consumidor. Merda de empresa.

    • Jack-Moser

      Pior que essa M comprou a minha querida GVT 8(

    • Thiago Garcia Koschtschak

      Ela era estatal neh? Tem mta gnt dessa epoca la ainda… os krad sao retrogrados demais

      • Vitor Hugo

        Cara, praticamente todas foram estatais.

        E saiba que a empresa de telecomunicações estatal de hoje em dia (Telebrás) tem um backbone de fibra ótica de mais de 20 mil km e é a responsável por atrair investimentos para construção de cabos submarinos ligando o Brasil ao resto do mundo.

        • Oliveira17

          Bem feito aos que torciam para as privatizações e ainda torcem.

      • Yago G.

        Ela não tem mais nenhum pingo de estatal. Inclusive desativou vários equipamentos que acabara de ser comprado antes de ser privatizada. Catastroika brasileira…

        • Oliveira17

          Ou seja, a privatização de órgãos públicos nao eh nada bom como muitos pensam.

  • Oliver Schultes

    Daqui a pouco teremos que alugar filmes em locadoras para não consumir nossa franquia com Netflix.

    • Jack-Moser

      Ou assinar a TV de M que eles tentam empurrar de todo jeito…

      • Oliver Schultes

        TV não resolve, quero poder escolher os filmes que vou ver, na hora que eu quiser assistir.

    • Guest

      Isso se elas voltares, pq muitas fecharam bem antes do Netflix.

    • Renato Gomes

      Assito netflix no celular com internet 3g e 4g sem travar, não tem um consumo muito alto, vi o consumo do filme e da uns 250 ~ 300 MB. Isso da uma média de 2,5 GB em 10 vídeos no netflix. (ao menos no celular) pra mim tá bom, mas pra quem assiste bastante na netflix, vai ter problema mesmo.

  • Thiago Rodrigo

    Eu vou bandeja cancelar planos de tv, fixo e smartphone.
    Como não bastece a oi faz venha casada de fixo e internet, so liberando a internet apos a instalação do fixo, e quando pede para cancelar alguns serviços ela diz que o preço vai dobrar, tendo visto que e uma promoção da operadora.
    A verdade e que a anatel esta comprada pelas grandes operadoras, assim como tudo neste pais, talvez se a PF investigasse a fundo esta bosta de anatel, com certeza vai descobrir muita merda la.

    • Alex Souza Dantas

      Não tem pessoal suficiente pra investigar tantas coisas… Anatel, Aneel, e todas as agências que só fazem transferir sua reclamação de volta para sua operadora… Tudo cargo comissionado do governo que é patrocinado pelas Teles especialmente. Estamos muito mal 😭

  • Andre Luiz Salvador

    A vida toda pagamos por uma velocidade e recebemos apenas 20% dessa velocidade contratada. Isso por si só já é um abuso e desrespeito com o consumidor. É o mesmo que eu chegar num posto de combustível, pedir pra abastecer 10 litros e o frentista abastecer 2 litros cobrando os 10.
    E ao invés das empresas terem o mínimo de consideração de nos deixar nessa merda que já estamos, elas vão lá e fazem isso.

    • Você recebe apenas 20%? Me dê um exemplo do que paga e do que recebe.

  • Tharcio Souza

    O que mais revolta é que eles tomam essa decisão achando que vivemos em um livre mercado de internet. “Não aceitou meu plano capado? Troca de operadora”.
    Pra dar um exemplo, sou de Taboão da Serra, cidade vizinha de São Paulo. Lá só tem Vivo, e até o final de 2015, só tinha internet ADSL, com no máximo 10 mega (detalhe, nunca tinha “janela” pra aumentar a velocidade).

    • 10 Mega só perto da central deles, Aqui onde moro ainda é ADSL, Só chega 4MB e em hora de pico fica na casa dos 3.2MB

  • єυяi_P

    Sou cliente Oi Velox, se realmente seguir o rumo da Vivo. mudo para a primeira que continuar ilimitada. Muita sacanagem nesse País. #naovaiterlimitacao

    • Romulo Oliveira

      O serviço da Oi é tão ruim que ela não iria conseguir limitar a internet.

      (Tenho Oi Velox também)

      • єυяi_P

        Hehe. Verdade. Uma coisa menos ruim da Oi ainda é ela deixar ‘ilimitada’ a banda larga. Oremos. Torcendo que a Vivo quebre a cara.

        • Gertrudes, a Lhama

          Infelizmente tenho Oi também(e é minha única opção). Pode não limitar a franquia na internet, mas de que adianta se nada funciona nessa m*…

  • єυяi_P

    Abusurdo a Anatel achar que é isto positivo para nós clientes. Já basta termos no máximo 20% do plano disponível, quando chega a isso. Aí que este país não tem mesmo boa inclusão digital!
    Que o tiro da Vivo saia pela culatra.

  • Felipe Daldegan

    A franquia existe em vários países, com um valor aceitável e um serviço idem e cobrança barata por GB extrapolado. Provavelmente vão enfiar a faca aqui.

    Tentaram acabar com o netflix de todo jeito, no congresso, no cade, na puta que pariu… Como não conseguiram “por bem”, vão limitar a banda pra ir na marra mesmo, obrigando a galera a cancelar o netflix e assinar as super promoções de tv a cabo deles.

  • joaofla123

    Vamos boicotar e não usar mais internet! Não, pera…

  • Josias Rodriguês

    O pior é quando a pessoa mora numa região onde a única opção é ser escravo de apenas uma delas. Aqui no interior de SP a Vivo domina e sem nenhuma perspectiva de mudança.

    • Oliveira17

      No interior da Bahia so tem oi, serviço caro.

  • Bruno Carvalho

    Vivo fibra por aqui, por enquanto tudo ok. Se colocarem limite ai azedou…

  • O mais engraçado é a Oi não poder regular a velocidade porque não tem tecnologia suficiente…
    Valeu Oi!! Netflix continua firme por aqui na minha Internetezinha de 5MB.

  • daniel

    Só eu no Windows 10, 150 giga nos últimos 30 dias. E é pq não usei Netflix nesse mês. 50Gb só no Chrome. Meu irmão deve ter o mesmo consumo, sem contar os 5 celulares daqui de casa, o PS3, Wii U e o 3DS.

    Esse limite é surreal.

  • Os caras não tem noção alguma de negócio dai faz essas cagadas ai. Alguém me responde pelo amor de deus, Onde um sujeito normal hoje em dia consome menos de 300GB mensais ? É irreal. O cara que bolou essa estratégia vai literalmente se foder, Se a galera da internet de 50 centavos não compra pacotes de dados depois de consumir, imagine a galera que vai se enquadrar nesses planos ai ? Se o cara gastar todo o pacote de dados num dia ele vai preferir passar os outros 29 dias do mês sem internet em casa, mas nunca irá assinar outro plano. Podem salvar esse texto porque o que eu disse vai se concretizar !!!!

    • Ed

      Internet de 50 centavos por dia? Acho que isso nem existe mais, a não ser em Tim Beta.

  • Parabéns Marco Civil pelas conquistas!

    • Wellington Renato

      O marco civil proíbe isto, a Proteste e o MPF / DF entraram com processo pois o corte / franquia não é aceito pelo marco civil.

      • Adriano Garcez

        E ainda o fdp tem a cara de pau de dizer que alguns serviços da Vivo não vão contar na franquia. Isso vai totalmente contra o Marco Civil.

  • Adriano Felix

    Qual a vantagem que eu vou ter se não posso migra para um plano que atenta ao meu perfil, aqui na minha casa só chega 1.5 Mega e não tem disponibilidade para uma velocidade superior, só de saber que é ilimitada já estraga a experiencia de uso.

  • Bruno Aguiar

    O Mar não está para peixes assim como o Brasil não está para os Brasileiros.
    A cada dia que passa, tá ficando mais difícil viver no BRA$IL!

  • DaneFerreira

    Não duvido nada as operadoras começarem a vender planos casados com algum serviço de streaming, igual fazem com os pacotes de smartphone + whatsapp livre.

    • Ed

      Vivo Internet Fixa 25 Mega (franquia de 130 GB) + Netflix ilimitado, por apenas 249,90.

  • Guilherme Jara

    mano…. pqpppppp

  • Marcelo Diotto

    Um cálculo rápido em “papel de pão” aqui. Se eu tiver Vivo 25Mb (que tem cota de 130GB). Eu consigo uma taxa de transferência de 3.12 Mb/S. O que, multiplicado por minutos, horas e dias dá cerca de 7.72 TeraBytes que poderiam ser trafegados se eu usasse minha internet ao extremo durante o mês todo, o que penso ser algo justo, afinal se eu contratei um serviço mensal é porque espero ter ele disponível durante o mês todo.

    Então os 130 GB de cota vão dar só 2% do tráfego potencial que eu poderia ter com minha internet. É como se eu pagasse a mensalidade do clube mas só pudesse usufruir do mesmo por 14 horas no mês. Absurdo isso!!!

    • Islan Oliveira

      Isso se você recebesse velocidade 100%, o que dependendo da empresa, é um mito.

      • Marcelo Diotto

        Verdade! Desde Novembro de 2014 as operadoras são obrigadas a entregar apenas 40% do que contratei. Antes disso era, pasmem, 10% !!!!!!
        Mesmo imaginando um serviço em que entregam 40% da velocidade contratada meu potencial tráfego mensal seria uns 3 TeraBytes. Ainda assim eles continuariam entregando apenas 4% do meu tráfego potencial.

        • Na verdade se você tem um plano de 25MB e tá navegando a 3.12Mb, tá recebendo 100% da velocidade.

          • Abdiel Hassan

            Exatamente, povo ainda não esta acostumado que os planos são comercializados em Megabit …

          • Marcelo Diotto

            Mas na minha explicação eu falei exatamente isso. Converti de Mbps para Mb/S.

          • Marcelo Diotto

            Sim. Mas de nada adianta voce navegar a 100% da velocidade se vai conseguir fazer isso apenas durante 2% do tempo, passado esse tempo terá consumido sua franquia toda.

          • Aí sim concordamos totalmente.

    • Fábio Almeida

      a ANATEL deveria pedir que pelo menos 50% deste tráfego potencial fosse entregue.

      • Hiltonio Paiva

        Acontece que a mae anatel tambem deve participar do esquema ela existe para nos defender mais isso na teoria,porque uma empresa regulamentadora que diz que as empresas de telefonia tem obrigação de manda 40% só de internet pode se dizer que é de confiança.Teria que impor pelo menos 50% se pagamos temos direito.

  • Romulo Oliveira

    “De acordo com a empresa, os clientes de tecnologia DSL terão velocidade reduzida pós-franquia, mas a Vivo não divulgou qual seria essa velocidade.”

    Eu não ficaria surpreso se a vivo limitar a internet a 300Kbps.

  • gicapp

    Foi a forma que acharam de parar Netflix. Todas essas operadoras têm negócios em TV por assinatura… certamente tem algum $$$ pra isso acontecer…

  • Alisson Silva

    Em tempos de Netflix e download de jogos, franquia de dados elitizará estes serviços já tão comuns. As franquias de dados deveriam pelo menos levar em consideração as demandas de um usuário médio atualmente. 30 GB hoje em dia não é nem o download de um jogo.

  • Compadre Washington

    Mas uma forma de arrancar dinheiro do povo…
    E assim caminha a Humanidade!

  • Augusto

    Esse é o nosso país

  • Marcelo Cacimiro

    A Live TIM agradece os clientes que receberá de bandeja!

    • Felipe Lima

      Bom, vai mesmo pq não há planos pra se inserir franquia de internet na Live TIM

      • Marcelo Cacimiro

        E eles ainda se gabam por serem a “Melhor operadora para ver Netflix”.

  • Marcos Vinicios

    Tenho banda larga da GVT e contratei ano passado… falta umas umas 3 semanas pra Vivo matar ela de vez… Ah, rapaz… se a Vivo vier com essa historinha de Franquia de dados, eu vou processar… Mesmo aí dizendo que vai continuar com banda larga pra quem fez contrato antes de 5 de fevereiro… não confio nem um pouco nisso…

    • Adriano Garcez

      Queria saber como vai ficar nosso contrato. Eles não podem mudar o contrato atual sem a minha autorização. É ilegal.

  • Só querem foder o consumidor

  • Augusto Cesar

    Aqui tudo que beneficia as empresas e tira do consumidor ( em larga escala) segundo as entidades responsáveis do governo é benéfico.

    Nos temos uns dos piores serviços de banda larga, móvel e telefonia do mundo e pagamos também por preços estratosfericos.

    Brasil é na minha opinião é o melhor país do mundo em termos de terra e natureza mais em termos de povo e governo é um lixo.

  • Leandro Santos

    A melhor parte é: a live Tim não tem franquia de dados.

  • Carrinhomaneiro

    To pensando em começar a namorar, porq acabou a putadoria no sites pornos em Alta definição full hd 4k Ler-se Brazzers kkkkk
    Acho isso um retrocesso absurdo para internet, nunca teve franquia e agora vão aplicar? O que acontece com os usuarios da Netflix? Que já deve contabilizar MILHÕES!
    Sem falar da briga que vai rolar com as familias por alguem ter detonado a franquia no youtube, series e filmes piratiados(comum).
    E os gamers? FUDIDOS. Só um call of duty calcula 50gb e os updates nem se fala.
    Tudo isso é desnecessário, prefiro acreditar que tudo é um plano para boicotar a Netflix que ta detonando com FORÇA absurda o mercado de tv a cabo. Aguardando os proximos episodios dessa comedia muito engraçada.

  • As operadoras já não precisam oferecer a velocidade total contratada pro cliente, e agora isso?

  • Vivo mercenária!!! Mesmo que eu muda-se de plano essa porcaria nem tem infra-estrutura pra suprir minha necessidade. Eles falam que tem que esperar uma tal de porta abrir para eu pode aumentar o meu plano ou torce para que alguém que tenha um plano que eu queira cancele e eu tenha a felicidade de ligar no dia certo. Ou seja, uma lastima!

  • Vivo, 10 gigas e nada são a mesma coisa! #fato

  • Luiz Eduardo Costa

    Ao meu ver, a culpa nem é da Vivo!! É da própria ANATEL, isso pq viu como positivo essa ação! Se tivesse reagido de forma diferente, seria um tiro no pé da VIVO e todos nós estaríamos com o ilimitado. Mas não, a toda poderosa achou por bem dizer que era benéfico… Pqp, benéfico pra quem??? Só se for para as operadoras que vão ganhar mais $$$!!! Imagina vc que assiste Netflix e youtube, olha que nem estou cogitando usuários que utilizam torrent, f… de vez .

    • Fábio Almeida

      a ANATEL manda nas OPERADORAS e a sociedade na ANATEL, mas quem reclamou à ANATEL ?

      • Luiz Eduardo Costa

        Muito bem lembrado! Mas acredito tbém na desinformação da grande maioria dos usuários.

      • Oliveira17

        Se todos reclamarem com a anatel, ela toma uma atitude em favor dos consumidores, se ninguém reclama eh pq esta tudo ok.

  • Jacques

    A vivo, que adorava anunciar e se gabar de que não tinha cota agora é a dona da maior polêmica sobre franquia, parece que o jogo virou não é mesmo?

    O mais legal é que no site só fala que até 2016 a franquia é isenta, mas não fala claramente quais são as respectivas cotas, no contrato fala que os valores de cada plano estão no site, mas no site só fala da velocidade.

    É complicado como tudo não é simples e objetivo no site da vivo. Agora no site do provedor local que uso aqui tem uma página bem simples e objetiva, lista cada plano, seu preço, sua velocidade de download, sua velocidade de upload e a mensagem: todos nosso planos não possuem limitação de download.

  • Proteste diz que cobrança por franquia em internet fixa é ilegal!
    http://boo-box.link/285PT

  • Carrinhomaneiro

    Se pararem para pensar, o Marco Civil pode ter uma bela de uma parcela de culpa. Colocaram um inciso bem impertinente aos negocios, onde é proibido distinguir o trafego, porq se não fosse o marco civil seria possivel cobrar uma taxa para quem usasse o netflix, o custo poderia ser bancada pela propria netflix. Se não me engano já rolar algo assim nos estados unidos. E agora???

    • Anakin

      cara, tendo ou não seria a mesma putaria, porque isso que as operadoras estão fazendo é putaria, estão vendo que os assinantes de tv estão pulando do barco e indo pra netflix e youtube e por isso estão colocando essas regras.

  • Jonatan

    Aê galera. Ta rolando uma petição pra tentar barrar essa palhaçada. Não sei se funciona mas não custa nada tentar. Vamos dar uma pressionada.
    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BandaLargaReduzida

  • Matheus

    Enquanto isso, a Algar Telecom oferece seu serviço honesto, sem qualquer tipo de franquia.

  • Anakin

    Po, aqui em casa fica difícil medir, o meu computador segundo o modo que vocês ensinaram gastou esse mês 50gb. Maaaaaas eu não vejo netflix nele, uso o chromecast, então esse número deve ser bem maior. Somando ainda os 3 celulares que tem em casa, sendo que um é minha mãe clicando no “Estou com sorte” do Play Music e ficando horas todos os dias haha acho que estoura a franquia.

    • Supersonic

      Sim, aqui em casa que são varios usand computador não tem como medrir com um unico pç.

  • Igor Silva

    deixa eu ver se entendi: alem de pagar uma fortuna por mês para as operadoras para ter internet ilimitada (que muitas vezes da problema e é 2 semanas para ser resolvido; cobram valor diferente do que o anunciado; tem péssima qualidade de sinal e ainda por cima quer reduzir) ainda a anatel vê como benéfica? isso mostra que até nas agências regulamentadoras só tem paspalho que com o $$$ correto fala esse tipo de merda

  • Don Ramón

    Tenho internet da oi (por falta de opção, diga-se). Um dia a oi me ligou e pediu qual a velocidade da conexão. Eu ri. E desliguei.

  • É o fim dos tempos, logo vão querer controlar o que acessamos igual na china. Essa franquia ai eu uso em 1 dia de downloads.

  • Douglas Tavares

    Brasileiro é um bando de bunda mole mesmo!
    Aceita essa mudança com uma desculpa esfarrapada e aceita tudo bem quietinho e se reclama é de braços cruzados!
    Vamos criar um abaixo assinado pela Internet e exigir a criação de um Projeto de Lei que proíba para sempre as operadoras de Internet fixa de colocar limite de consumo de dados, uma vez que em nada esse projeto visa o bem dos consumidores e tem o verdadeiro intuito de prejudicar a Netflix, pois as mesmas operadoras também tem serviço de TV por assinatura, setor que se sente muito prejudicado visto o grande número de cancelamentos de assinaturas de Tv nos últimos tempos devido a migração desses consumidores para os serviços da Netflix!
    O que as operadoras brasileiras querem é “destruir”
    a Netflix e não “melhorar a experiência dos clientes”
    com a internet.
    E se você aceitar isso de braços cruzados e com a bunda na cadeira só achando ruim mas não fizer nada, pode dar
    Adeus a Netflix e também,
    Adeus a jogos multiplayer on line,
    Adeus vídeos no YouTube,
    Adeus chats por vídeo,
    Pois todos esses serviços vão consumir sua franquia de dados rapidinho!

  • Lord Dark Walkers

    PAREM DE MANDAR ISSO PARA MIM NÃO ME INTERESSA ISSO, QUE BOSTA E ESSA PORRA SO, ENFIEM ESSA PORRA DE INTERNET NO MEIO DO CU DE TODOS VOCÊS E PAREM DE ENCHER O MEU SACO

  • Lord Dark Walkers

    SE E ASSIM POR QUE NÃO COBRAM MAIS 1000 REAIS POR 1 MEGA DE INTERNET, ASSIM PODERAM FICAR RIQUINHOS ABUSADAMENTE E ILICITAMENTE

  • McFake

    Vou postar aqui de novo para que mais pessoas façam:

    ABRAM RECLAMAÇÕES DIÁRIAS NA ANATEL QUESTIONANDO O CONSUMO INFORMADO,
    CADA DIA ABRAM UMA RECLAMAÇÃO NOVA. A NÃO SER QUE TENHA UM CONTADOR NO MODEM QUE VC POSSA CONFERIR EM TEMPO REAL (ASSIM COMO NA LUZ E AGUA) ELES NAO TERÃO COMO PROVAR QUE O CONSUMO OCORREU MESMO.

    Pra mim elas nem tem como fazer isso, há meses que o meu consumo no site da net sempre está por volta de 20 gigas mês e meu popcorntime discorda fortemente desse dado.

    • Fábio Almeida

      melhor, vamos reclamar na ouvidoria, mandar carta para os conselheiros, PARA MUDAR E ACABAR COM A NORMA QUE PERMITE AS OPERADORAS RESTRINGIR O ACESSO.

  • Raphael Jamielniak

    Nunca foi 100% dedicada, se um armário possui 100 clientes a 10M, por exemplo, não há um link de 1G até esse armário, sempre há um dimensionamento menor, por isso nos horários de pico é que se sente a lentidão.

  • Marco Antônio Ferreira

    Isto é um absurdo. Na realidade a internet deveria ser de graça para o público. Quem deveria ficar com o ônus seria as empresas que fazem propagandas e divulgações, pois, muitas negociações hoje são feitas pela rede.
    Os bancos preferem que façamos ou recebamos tudo pela internet.
    Se querem que usemos a rede para tudo, deveriam arcar com os gastos. Ou então deixemos de pedir as fatura por email, contas por email e outras coisasais que falaram que agora só pela internet.
    Nós brasileiros devemos acordar e parar de aceitar essas imposições como se fosse tudo normal. Tratam como animais. Depois é só passar a mão em nossa cabeça e abanamos o rabo felizes.

    • Eduardo Cavalcanti

      Concordo com você, total absurdo isso ae, quem tem vídeo gamer, PC pra baixar coisas pesadas fu*#

  • Carlos Eduardo Cestari

    O curioso é que, quando acesso o “Minha NET”, não tem registro de consumo nenhum, diferente do quadro reproduzido na matéria. A reportagem diz que a NET aplica franquia desde sempre, mas meu contrato é de 2012. Mais alguém?

    • Carlos Eduardo Cestari

      Acho que não foi o screenshot

    • LekyChan

      na reportagem diz que a NET sempre teve franquias em seus contratos, MAS que raramente aplica a redução de velocidade. Alias a vivo antigamente tbm possuia em seus contratos de Speedy, minha primeira banda larga foi um Speedy Power (500Kbps/128Kbps) e tinha franquia de 10GB por mês.

      • Carlos Eduardo Cestari

        Acho que me expressei mal. A reportagem realmente diz que a NET raramente aplica a redução de velocidade. O estranho é que, no meu caso, o consumo e a franquia nem sequer são mostrados na área do cliente, como se não houvesse limite. No quadro acima, mesmo sem aplicar a redução de velocidade, o consumo é pelo menos registrado.

        • LekyChan

          isso ai infelizmente é bem normal, esse medidor na NET é bem bugado

  • José Afonso

    Se a internet existisse na época de Dante Alighieri ele ainda estaria escrevendo A Divina Comédia, e mesmo 2459883745 infernos seriam de profundidade insuficiente para acomodar o pessoal das operadoras… Um inferno abaixo de quem põe feijão em pote de sorvete no congelador… Internet e pote de sorvete com feijão no refrigerador…

  • Isso é uma vergonha, claramente para prejudicar quem tem Netflix, é preciso fazer alguma coisa, assinar essa petição que circula pela WEB, isso é um abuso…

  • Tálison De Paiva Ribeiro

    “No término da franquia, ocorre redução de velocidade para a menor comercializada”. Isso quer dizer que os usuários de 2 Mb/s contratados da NET não terá redução?

  • Vamos ver: Em casa sou eu e mais 3.
    Eu fico o dia todo fora de casa trabalhando, e sou o único que usa o computador de casa. Eu, sózinho, consumi 60GB só no meu smartfone, e mais 26GB no notebook. Nos útimos 30 dias!
    E olha que eu tenho internet móvel no celular!!!!! Pago duas contas e já bati o consumo de todas operadores sozinho.
    Agora junta a minha filha, que fica o dia todo na Netflix (é o que distrai ela), minha irmã, que fica o dia todo nos grupos do whatsapp (vídeo direto) e ouvindo spotify (ela cuida da casa, e ouve música o dia todo), e minha esposa que é a mais “modesta” no uso de internet.
    Eu precisaria trabalhar só pra pagar o que consumiríamos de excedente.

  • Bruno Hadlich Machado

    E empresas? Imagina uma empresa com banda limitada a 130gb… Um café que oferece wifi aos clientes? Concordo com o limite se fosse algo de 1tb pra punir quem usa demais.. agora 130gb é uma piada… Uma familia com 4 pessoas da 30 gb. Vai acabar em uma semana. O cara baixou 3 jogos nas ferias acabou a franquia. Que absurdo. Imagino que quem tenha plano antigo a tática vai ser subir escandalosamente o valor, vai valer preço de ouro.

  • Pádua Ferreira

    Alguem sabe da Algar telecom?

  • Lazaro Rocha

    Baixa GTA 5 acabou kkkkkkk imagina com todos jogos hoje em dia vindo com 40GB+… já deu minha meta agora é sair brasil!!

  • Gabriel Casagrande

    aí o cara paga 200 reais pra ter uma internet de 10mb pra ela ser cortada em 3 dias -.-

  • W-chan

    Palhaçada. as coisas nesse país como sempre só piorando

  • Keaton

    Pago Netflix com ultraHD, mas só poderei assistir dois ou três horas na resolução 4k.

    Imagina se eu fosse, sei lá, comprar um jogo no Steam… Compro o GTA V e lá se vai metade da franquia…

    Tenho dois notebooks e um pc atualmente usados, e só nesses ultimos 30 dias o consumo foi de 108.56GB no PC, 189,8GB no note do Netflix e 105,4GB no note normal… Totalizando: 403,76GB… Isso que eu assino 15Mbps.
    Pelo jeito terei de assinar Virtua de 500Mbps para ter uma franquia que comporte meu uso…
    (Não inclui 4 devices Android.)

    Minha conta de 189 reais, provavelmente saltaria para 799 reais. Sei lá, não é muito bom para o consumidor…

  • Felipe Fernandes

    Quero só ver se os planos vão ter seus preços reduzidos, já que segundo o cara da Anatel isso é pra deixar mais justo pra quem consome “pouco”.

  • famosasbrasil

    Peraí, um site como esse ainda confundindo MBPS com MB/s ? Que bizarro!

    • LekyChan

      vc que esta confundindo as coisas, MBPS e MB/s siginificam a mesma coisa, a diferença entre Bytes e bits é o “B” quando vc se refere a Byte ele é sempre maiúsculo., exemplo KiloByte, já quando vc se refere a bit ele é sempre minusculo, exemplo Gigabit. Logo quando eles colocaram no texto Mb/s eles não erraram, Mb/s significa, Megabit por segundo, a lógica usada é a mesma de km/h (quilometro por hora)

  • Luciano

    Mesmo que as operadoras adotem esse sistema de limite de dados deve aparecer alguma que deixe ilimitado como “diferencial”, como quase tudo hoje em dia utiliza a rede fica difícil usar só o estipulado (Alem de que seria um saco ficar monitorando o uso).

  • P1

    Já não nos basta ser fodidos por crises políticas temos que aturar restrições de internet, fica difícil amar o lugar onde nascemos com tantos tapas que recebemos diariamente.

  • Raymond Reddington

    To ferrado então, pq em um mês eu gasto 1.2Tb haushuaaha

    • Daniel Teixeira

      Libera a velocidade total pra baixar o internet.torrent enquanto pode.

      • Raymond Reddington

        Kkkkkkkj

  • Kelvin Ferreira

    Ai a pessoa baixa GTA V em um mês para jogar no outro.
    Jogos ONLINE? esquece.

    Está fazendo curso online em Videos em HD? 20-30 Min de aula cada vídeo? Está ferrado.

    Trabalha com edição de vídeos e recebe seu material pela internet? Mal vai poder baixar 2 vídeos para editar.

    Tem servidor de algo? Novamente, está ferrado.

    Essa é uma das atitudes mais imbecis que a oligarquia comandada pela babaca mor ANATEL, poderia ter cometido.
    E para a genial opinião do superintendente (com Q.I no mínimo 40% menor que o meu):
    “Carlos Baigorri, superintendente de competição da Anatel, já assumiu publicamente que considera benéfica
    a existência de franquias de dados na banda larga fixa, como argumento
    de que isso permite que usuários que usam pouco o serviço paguem menos
    do que quem usa muito.”

    Senhor Carlos…….
    Diga-me o que impede as empresas de criarem internet fixa limitada para baratear alguns planos e manter a internet ILIMITADA normalmente?
    O que impede, uma empresa de criar planos de velocidades boas, porém com limites de download por um preço bem abaixo da ilimitada?

    Todo mundo sabe, que essa medida não vai diminuir o gasto de quase ninguém.. Na verdade, só vai aumentar os ganhos gerais das empresas.

    Por que não fazem algo benéfico de verdade, diminuem a burocracia e abrem o mercado para novas empresas no ramo?
    Estão com medo de perder o “Pão” de cada dia?

  • Guilherme Cunha

    Só pode ser brincadeira, meu consumo mensal tem como media 450GB, as vezes atingindo até 600GB quando exagero um pouco, no momento já atingi 384GB de consumo. PQP, só pode ser piada essa noticia, essa galera da Anatel devem ser um bando de retardados.

  • Fábio Almeida

    PASSIVIDADE, parece que todos nós somos ovelhas é so conduzir para ser tosqueada, em vez disso porque não vão no site da anatel e pede para alterar esta norma , QUEM REGULAMENTA AS OPERADORAS É A ANATEL , não sabe com quem falar no conselho diretor: http://www.anatel.gov.br/institucional/index.php/conselho-diretor/reunioes-e-sorteios-de-materias-do-conselho-diretor/conselho-diretor-detalhe/sobre-o-conselho-diretor , ALÉM DISSO A ANATEL TEM 2 CONSELHEIROS QUE REPRESENTAM OS USUÁRIOS: http://www.anatel.gov.br/institucional/index.php?option=com_content&view=article&id=164&Itemid=304 , NÃO É SUFICIENTE EXISTE UMA OUVIDORIA: Ouvidoria da Anatel

    (61) 2312-2081

    [email protected], NÃO É SUFICIENTE , VEJAM ISSO: a agência esta aguardando novas indicações agora em março (http://www.anatel.gov.br/institucional/index.php/component/content/article?id=1045) E O MANDATO DO PRESIDENTE DA ANATEL VAI ATÉ DEZEMBRO DESTE ANO.

    AGORA , SE NINGUÉM FALAR ADVINHA QUEM VAI .

  • ScorpioN X

    uso a Live Tim e em breve ela vai desbancar todas essas operadoras filhas da P#t4 , benefica so no c u deles que tao querendo prejudicar mais ainda a vida de quem ja tem bastante problemas retrocesso retrocesso retrocesso internet so nao e mais sagrado que comida em coisas que gostamos vai ter treta anatel tretaaaaaa processos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Helio Oliveira

    Larguei a VIVO em 2004 e desde então uso TIM no móvel, uso Pós pago TIM no móvel e fixo GVT, ia portar meu móvel para o Pós da VIVO para aproveitar os 25% de desconto para cliente GVT mas estou é correndo dessa operadora com este tipo de notícia. Foi ele quem encadeou o corte pós franquia no móvel e agora quer fazer o mesmo no Fixo! Que pena que não tem Live TIM em Curitiba, mas vou encher o saco da operadora, quero ver também se junto alguns vizinho, parentes e tudo é gente para portar para o Live TIM e assim tentar convencer a operadora a vir para Curitiba (pelo menos no meu bairro rsrs)…

  • Flávio Henrique

    Infelizmente os brasileiros são lesados mais uma vez, preços abusivos e péssima qualidade de serviço, sem falar na corrupção nos órgãos que regulamentam estes serviços.
    Vamos assinar petição:

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Vivo_GVT_OI_NET_Claro_Anatel_Ministerio_Publico_Federal_Contra_o_Limite_na_Franquia_de_Dados_na_Banda_Larga_Fixa/?fnNFZbb

  • Cleber Bettini

    Se isso se concretizar na Fibra, não faz sentido eu ter 100mb de velocidade com limite de uso. É a mesma coisa de você pedir pro Alonso andar a 60km em algum GP da F1.
    Cancelo e ligo a tv de tubo do meu pai com o meu super nintendo 😀

  • abraaocaldas

    Ai vai começar a aparecer os planos com “Netflix, Youtube , HBO Liberados! Não contam na sua franquia”
    Hahahahah, prevejo a criação da máfia das franquias como existe a máfia do velox (aumentar velocidade).

  • cristiano silva

    Com certeza vai ter babaca desesperados que vão pagar uma fortuna para ter internet, brasileiros otarios, burros e ignorantes, isso que estão fazendo é para diminuir custos e aumentar o lucro estabelecendo limites de uso, com o limite ultrapassado o brasileiro otario, babaca, burro, ignorante e desesperado acaba contratando um pacote extra. Eu terei internet limitada até o final do ano pois meu contrato é do ano pasaado e depois cancelarei, se todas as pessoas juntas cancelarem os serviços de internet com certeza essa nova regra não vai vingar.

  • mbmelo

    Ate porque falou em taxar os olhinhos do governo brilham feito quasar.

  • Paulo Tavares Junior

    A brecha na legislação existe porque quando ela foi posta a internet era discada, então previa limite de franquia. A tecnologia evoluiu e não mexeram nessa regulamentação. Ocorre que o governo, por não poder controlar a internet a contento, quer cavar essa regulamentação antiga ao invés de mudá-la, para limitar o consumo de internet e fazer com que não seja uma coisa realmente inclusiva. De 2008 para cá o preço da internet e dos computadores se tornou muito mais acessível, e isso tem incomodado o governo. Cabe ao POVO não obedecer passivamente esse cartel nefasto apoiado pelo governo.

    • Wellington Renato

      Na verdade o Governo (a parte PT) brigou com o PMDB (vice) para aprovar o Marco Civil da Internet do modo que está e que PROÍBE cortes e limitações na internet, a não ser que o cliente não pague a conta (aliás, foi uma das poucas coisas boas que o PT fez).

      Segundo IDEC, Proteste e MPF / DF, o que as operadoras estão fazendo não é permitido pelo Marco Civil e já entraram com ações na justiça.

      O problema: a ANATEL está nas mãos do PMDB que é a favor disso (franquia) e se houver impeachment quem assume? Resumindo o que já está ruim pode ficar pior ainda 🙁

  • Tarcio Ramos

    P q o Brasil é cheio de gente babaca assim?? Olha só… Estamos a momentos de nos foder completamente com o uso disso… E ao invés da galera tentar se unir pra fazer algo radical e que dê resultado contra esse lobby desgraçado das comunicações no país, fica um querendo dar uma de entendido mais que o outro… “Ah, vc está equivocado!” “olha amigo, acredito que vc está enganado!” ” não é bem assim…” rebanho de merda!! Esse país nao tem jeito não!!! Quem é de bem de verdade, teria uma obrigação moral de boicotar ou até mesmo degradar as estruturas dessas corporações!! Elas querem nos foder, mas sem nós na pista, não Vai ter buraco pra eles meterem as franquias esdrúxulas dessa lei doente! Essa Porra ainda virar uma Coreia do Norte!!

    • Rodrigo Lourenço de Souza Lima

      Nossa cara, gostei viu, conseguiu me convencer.
      O que sugere, todo mundo boicotando o acesso a internet por uma semana?
      Por favor, nos lidere nessa revolução…

  • Janine Fernandes

    Eu tenho uma dúvida quanto a essas franquias. Serviços de stream como Twitch e Netflix contam pra franquia?

    • joao pedro

      Sim, eles contam, todos os tipos de conexões entram. Vão desde o serviço mais simples(Google), até os mais complexos e diversos(Netflix, YouTube, Facebook).

  • Play Game

    estes fdp vao por limite de franquia estes arrombados
    na casa desses troxas eles nao tem nem ai
    porque ele nao vao cobrar de si mesmo
    ja tinha que ficar cuidando meu limite na minha 3g e agora vou ter que cuidar no pc
    uso pc assisto videos no youtube o dia inteiro faço downloads de jogos de 20 30gb
    só no meu google chrome neste ultimo 30 dias foram 18 gb
    isto que nem faço download por ele
    no kodi mais 1gb
    o windows em atualizaçao 4gb
    e dai
    vou ter que ficar limitado a 110gb num mes
    jogo online tambem
    a porra de uma 3g é diferente ninguem baixa jogos de 20 30gb nela
    ninguem baixa atualizaçoes nela
    vao se fuder este troxas
    filhos da puta
    e a qualidade do serviço
    agora minha net estabilizou mas a uns 20 minutos atra ele estava caindo a cada 5 minutos
    jogos nao podia jogar tipo mta minecraft pb
    porque caia dos servers toda a hora
    agora finalmente estabilizou e ele vao por limite
    arrombados filhos da puta

  • Em casa meu consumo esta de 150GB no windows, mas tem mais o netflix da TV da sala e o notebook da minha velha e os dois celulares então acredito que chegue aos 250GB totais no final do mês. Aqui no trabalho esta 65GB meu notebook mas não é só o meu notebook que fica na rede.

  • Bruno Oliveira

    Sabia que cedo ou mais tarde, isso iria acontecer com a banda larga. É mais lucrativo para as operadoras uso de dados e não a velocidade. As operadoras vem com um discurso que isso é benéfico e “garantir o correto dimensionamento da rede de banda larga para todos os usuários” e “preservar a experiência de uso”. Tudo papo furado o interesse é mais dinheiro no bolso. Brasil é um país de oportunistas e as empresas se beneficia disto. Com certeza a Anatel está ganhando com isso. Governo envés de defender os interesses do seu povo. Defendem seus interesses. Não se contenta com os impostos e ficam beneficiando os empresários. Até parece que maioria vai gastar menos de 100 GB por mês. A Internet no Brasil é um absurdo de cara agora é limitada. Brasil o país do futuro, não para povo, mas para os ricos.

  • TheRavenno

    A questão é, por que vai limitar a internet e qual é o real motivo disso?

    • Fabio Junior

      A questão é $$$$$, pois quem pode pagar uma pouco uma hr ou outra ao aceder a franquia vai contratar um extra

  • rafael mota

    daqui 50 anos o meio de comunicação vai ser usando internet em chips no cérebro… menos no brasil, no brasil vai ser com urubu correio, pq até pombo vai ter limite de voo

  • Lavosier Barbosa
  • Leonardo

    Vai ter protesto seus me***

  • Leonardo

    Acham que vai ser fácil nos fazerem de bobos assim?

  • Sano

    “Carlos Baigorri, (…) já assumiu publicamente que considera benéfica a existência de franquias de dados na banda larga fixa, como argumento de que isso permite que usuários que usam pouco o serviço paguem menos do que quem usa muito.”

    Simples: Mantenham plano ilimitado para quem já paga os valores atuais e façam valores inferiores para quem acha que usa menos. O que não pode sou eu, que já pago caro por um serviço que deixa a desejar, pagar mais caro ainda por um serviço que continuará me deixando a desejar.

  • Isaias Freitas

    Essa eh a maior Putaria dos últimos tempos. Como vamos viver com Internet capada? Essas pula duma égua das operadoras perderam o juízo? Pior q elas , esses inúteis na Anatel q apoia essa palhaçada. Tô PUTO.

  • Rafael da Silva Streit

    Interessante o que o CEO da Vivo diz no final dessa matéria “Em 2014 e 2015 pusemos a franquia na telefonia móvel. Em 2016 e 2017 vamos fazer o mesmo na banda larga fixa para aumentar a receita”.

    http://www.telesintese.com.br/ceo-da-vivo-acredita-em-concessoes-mais-leves-ainda-em-2016/

  • Hugo Dias

    Pra quem usa GVT: Quando ela se torna Vivo, o que vocês irão fazer? Trocar de operadora? Se sim, pra qual? Eu usava Vivo e mudei pra GVT, nunca tive uma velocidade de download e upload tão alta e boa, só de ler Vivo sinto calafrios

  • Felipe

    Anatel porca…

  • Eduardo .

    Isso tudo aconteceu devido à compra da GVT pela VIVO. Lembro quando ela chegou e como isso mudou tudo no Brasil: melhor atendimento, preços baixos, ofertas aos montes e, principalmente, acesso ilimitado com qualidade. Foi a GVT sair e as operadoras começam a botar as garras de fora. Acabou a concorrência, o cartel voltou!. E pior, com aval de quem deveria nos proteger: ANATEL!! Sempre ela!

  • Alguém mais aqui duvida de que esses pacotes são uma maneira de defender a venda casada de TV + Internet? Muita gente tem cancelado os pacotes de TV em favor de serviços como Netflix, Youtube e mesmo a pirataria… Qualidade? Que nada. Lucro mesmo. O lucro caiu então é preciso dar um jeito. E a Anatel? Não dependam dela, só defende interesse das empresas.

    Para ajudar está rolando uma petição na Avaaz. Assinem e compartilhem.
    https://secure.avaaz.org/po/petition/Vivo_GVT_OI_NET_Claro_Anatel_Ministerio_Publico_Federal_Contra_o_Limite_na_Franquia_de_Dados_na_Banda_Larga_Fixa/?cBmwLab

  • Bruno Arruda Cavalcante

    Esse é o Brasil e seu Retrocesso.
    Parabéns a todas as operadoras citadas por levar esse país para o buraco!

  • Fermon Kaíto

    Fico a me perguntar: Quanto essas operadoras desembolsaram para montar esse cartel e rechear o bolso dos grandões da anatel para liberar isso alegando que é melhor para o cliente.

    Quanta corrupção. aff

  • Clelson Medeiros

    Meu velox 59.90 para 5 megas, ping de 360 upload 400kbps

  • Assis De Sousa Lima

    Vergonha que país esse onde a Anatel acha isso normal? A policial federal demorou 26 operações e até agora nada de prender lula e Dilma apesar da justiça nós trair… E quantas será que vão demorar para investigar esse vagabundo da anatel?

  • Tiago Celestino

    Pior ver o gestor responsavel apoiando as empress com a alegação que o custo será menor para quem usa menos. É uma piada!

  • Giovanni Sponhardi

    Muita gente aqui criticando as operadoras, mas todas estão se embasando por uma decisão da Anatel do governo.
    Mais uma vez o governo atrapalhando o mercado de Ti e favorecendo empresas

  • O nice é: Quem trabalha com game dev e tenta fazer um jogo indie em AAA?
    E quem trabalha com Wifi com licença Anatel?
    E quem trabalha com serviços de internet e baixa volumes de dados LEGÍTIMOS de clientes semanalmente? (200gb de dados, por exemplo)
    Me impressiona um bando de babacas petitas falando que é democracia e blá blá blá, mas o dedo do governo mostrando o que é uma ditadura esquerdista comendo o fígado de todo brasileiro. Eu quero é que se lasquem MESMO, eu quero que quebre de vez para a gente aprender que CAGAR é em privada, não em URNA!
    #QuebraBrasil

  • Pedro Arthur Britto

    Só o meu notebook consumiu 200 GB…

  • Claudio De Sousa Nascimento

    quero ver fazerem passeatas agora, paralisação etc

  • Rolf

    O pior é chegar a conclusão de que estão indo para este lado, unicamente
    porque não estão conseguindo cumprir a determinação da Anatel, de
    disponibilizar no mínimo 70% da Taxa de Transmissão máxima, contratada
    pelo Cliente final. Viva o Brasil, sil, sil, sil, sil……………..

    • Rolf

      Ou seja, a ideia é continuar vendendo gato por lebre.

  • A Vivo não tem infraestrutura para suprir a demanda de quem gostaria de aumentar a net pra pegar um plano maior de franquia de dados.
    Proteste diz que cobrança por franquia em internet fixa é ilegal! http://bit.ly/1UXRbng

    Minha net e de 2 e eu queria aumentar pra 10 mega, mas a operadora diz que não tem porta para aumentar a velocidade da minha internet. Ou seja, eles colocam novas regras,mas não dão suporte ao assinante.

  • Felipe Carvalho

    Isso ai vai ser a festa dos provedores alternativos. Acredito que a franquia de dados deva ser aplicada a pessoa física. Já as empresas que possuem fibra com links dedicados deve continuar na normalidade (Até pq link dedicado com limite de tráfego, pode parar o Brasil logo que é melhor). Ou seja, vai ser melhor contratar aquela “netzinha” via rádio da esquina do que ficar com uma adsl zuada em casa.

  • Assis Brandão

    Sou cliente Oi Velox desde 2012, até agora continua como está. Mas minha posição é clara, se limitar eu cancelo imediatamente e invisto o valor na rede móvel, não faz sentido ter rede fixa e usar restrito, deixo isso para a rede móvel já que não tenho tempo de navegar na rua.

  • leoleonardo85

    Eu tenho NET há anos, nunca tive redução de velocidade, e eu chego no valor da franquia na primeira semana do mês, sempre.

    Mas tenho um amigo de Campinas que usa NET também que já teve redução algumas vezes.

  • JOSE HAROLDO SENA

    Acho isso retaliação ao serviços de streaming de TV como o Netflix, haja vista “quase todas” são operadoras de TV por assinatura (independente do meio físico). O interessante é que nos EUA é assim também, muitos de seus clientes estão largando a tradicional programação pré-definida e trocando por conteúdo sob demanda. Por isso a nova Apple TV que está totalmente preparada. Mas aqui, onde as operadoras ao invés de se “reinventarem” preferem fazer isso.

  • Hugo Heiki Higa

    É consenso que a cada dia a quantidade de dados disponíveis na Internet aumenta e, consequentemente, a quantidade de dados consumida pelos usuários também. Ao impor limites através das franquias de dados, as operadoras visam apenas o lucro fácil e rápido, sem beneficiar nenhum cliente. Além disso, o consumidor acaba pagando por dados indesejáveis, como por exemplo, propagandas que não interessam e, ainda, conforme os softwares vão ficando cada vez mais sofisticados e complexos, vão também exigindo tráfego de dados cada vez maior. Por isso acredito que essa conduta por parte das operadoras seja extremamente prejudicial. Observa-se também, que no espaço físico, frequentemente em várias regiões não há concorrência, operando nessas áreas, apenas uma ou duas operadoras, não restando ao consumidor outras alternativas. E ainda, assumem um comportamento de Cartel por assumirem as mesmas estratégias com vistas, provavelmente, ao lucro fácil e não à concorrência entre si. É assustador, também, saber que a agência reguladora Anatel dê baliza a tais comportamentos. Questiono também o fato das franquias de dados possuírem validade, pois além de não ser algo perecível, referem-se à uma quantia, e se o consumidor não a utilizar em sua totalidade, o que “sobrar” será descartado. Pois bem, se o cliente é obrigado a pagar por uma quantia de dados, por que o mesmo é impedido de utilizar o que foi economizado para o próximo ciclo? Uma vez que as operadoras estão cobrando por esses dados, significa também que o consumidor acaba pagando em duplicidade pelo uso dos mesmos dados no ciclo seguinte.

  • manimpz

    Qual a resolução da anatel que aprova isso? Lei, tem alguma?

  • tuan

    “10 Mb/s: 30 GB

    15 Mb/s: 80 GB

    30 Mb/s: 100 GB

    60 Mb/s: 150 GB

    120 Mb/s: 200 GB

    500 Mb/s: 500 GB”

    Esse limite de franquia tá totalmente errado! Deveria ser assim…

    “10 Mb/s: 500 GB

    15 Mb/s: 200 GB

    30 Mb/s: 150 GB

    60 Mb/s: 100 GB

    120 Mb/s: 80 GB

    500 Mb/s: 30 GB”

    Entendedores entenderão!

  • tuan

    Esse Carlos Baigorri da Anatel não entende nada de franquia de banda larga fixa. Se depender, ele nunca baixou nada na casa dele. Deve usar só o netflix e nem sabe a merda que tá falando de achar que as operadoras vão passar a mão na cabeça do cliente que só tem oportunidade de pagar por 2mbps por culpa das proprias operadoras…

  • tuan

    Todas as operadoras são um cu com essa Autorização. Tem que ter concessão pra banda larga móvel também. Se houver franquia de dados pra fixo, que a concessão da móvel seja promovida pra ontem!

  • Mateus Bauer

    Como fica a questão de quem tem contrato com a GVT? A mudança para a vivo agora em abril entra no caso de novos contratos após Janeiro ou continua valendo o da GVT? Isso é ridiculo, sempre querendo lucrar mais em cima da população e a justiça sempre do lado dessas empresas de merda.

  • RaydenWins

    Expandir e melhorar o serviço, ninguém quer. Já que não conseguiram o que queriam contra a Netflix na justiça, vão atuar de outro modo. E viva o livre mercado no BR! Ah não, pera…

  • Danilo Souza Moraes

    Limitar a banda larga é venda casada. No caso da rede móvel, todos dispoem da mesma velocidade de transferência e portanto, a empresa pode cobrar pelo trafego. Mas no caso da banda larga, as operadoras já cobram pela velocidade e portanto, não poderiam cobrar também pelo trafego. Veja que para ter acesso a 130GB de tráfego você é obrigado a comprar ujma velocidade de transferência de 25Mb na GVT e isso não é uma imposição tecnológica, mas de mercado, configurando portanto, venda casada. Assim que minha internet for bloqueada vou entrar com uma ação por venda casada.

  • João Henrique

    O Brasil , o pais do retrocesso.

  • Rafael Prados Barbosa

    Cara, esses limites além de abusivos são ridículos. Coloquem na conta aí as atualizações automáticas OBRIGATÓRIAS que a bosta da Microsoft colocou no Windows 10 e já temos um potencial problema que pode ferrar com o a internet o resto do mês…
    Pqp, é muita mandioca pra pouco ânus…

  • Anderson

    O que é mais impressionante é que as franquias são extremamente baixas. Num contrato de 15 MB da NET a franquia é de 80 gb. Na prática significa que gastaria a franquia do mês todo em 15 horas de uso constante.

  • Felipe Santana Santos

    Todas essas operadoras são multinacionais, ou seja, só querem levar nossa grana embora. A GVT era a única empresa nacional e agora foi comprada pela vivo. Resumindo: aposto que agora a GVT vai ficar uma procaria e mais cara!!!!!

  • Só digo uma coisa e apoio ela: Proteste diz que cobrança por franquia em internet fixa é ilegal!
    http://bit.ly/1UXRbng – #vivomercenaria

  • Tato

    O título do artigo deveria ser: Como a internet fixa no Brasil acabou.

  • crmac

    Aiai, fiz a medição de consumo aqui em casa, somos entre quatro pessoas, 1 notebook, 1 desktop, um tablete, dois smartphones. A família é composta por um casal e dois adolescentes, sem contar o Netflix que é visto no Playstation, a conta deu no últimos 30 dias 230GB ( volto a dizer sem contar o Netflix.. Minha banda larga é de 15 MB da GVT.

  • Marcus Vinicius

    No fim das contas vou ter que cortar a TV por assinatura para aumentar a franquia da internet, já que não vou abrir mão da Netflix.

  • Rodrigo

    Se isso for para frente mesmo eu vou dar tchau eh do Brasil. Ja vou ver oq eu posso fazer pq sinceramente ta foda.

  • Rodd

    Compram o superintendente da Anatel, compram todos, compram a GVT e enfiam goela abaixo essa porcaria. Esse país está regredindo a cada dia. Não aceitarei essa merda.

  • Juiz Dredd Moro

    Um brinde a LiveTim!

  • Josué Santos

    Tudo que entra nesse Brasil é para explorar a nação, que tão pouco se dedica a buscar conhecimento. Deixo meu recado quem quer que seja não adianta querer colocar limites nas redes porque vamos derrubar igual as assinaturas de tv paga.
    Ou baixa o custo para todos usar legalmente ou iremos usar da mesma forma ilegalmente.

  • Só fala isso: agora fudeu mesmo

  • O WM 10 também tem um contador de dados.

  • mbmelo

    Interessate! Ate pra testar a qualidade e a velocidade da internet a gente vai pensar 10 vezes. Afinal, cada vez que voce faz um teste de velocidade cerca de 100mb se vao, dependendo da velocidade da sua internet. E se voce faz um teste por dia…

  • Kevin Christhian

    Isso é algo terrivel aos usuarios, poucos usuarios consomem tão pouco dados como essas tabelas, isso e enganoso e invalido… descordo 100% a respeito do que essas operadoras estão tentando fazer. indignado. >:3

  • Bruno Valente

    Como assim “podem fazer isso”? Isso fere gravemente o marco civil e os direitos do consumidor!
    A impressão que eu tenho é que o tecnoblog não tem posição para opinar contra a injustiça ridícula que está prestes a ser cometida contra o cidadão. Internet é de sobrevivencia básica hoje.

    NAO VAMOS DEIXAR!

  • Polpa de Tomate

    Cara, isso é RIDÍCULO! Vou ter que deixar de assistir episódios de séries, baixar jogos e jogar online… REVOLTANTE! Em um final de semana eu gasto uns 100 a 200 GB fazendo tudo isso. RIDÍCULO

  • Polpa de Tomate

    QUE VONTADE DE DAR UMA VOADORA DE DOIS PÉS NO PEITO DE QUEM INVENTOU ISSO!

  • Ricardo Oliveira Telloli

    Esse safado da ANATEL deve esta ganhando dinheiro das operadoras sem duvida. Um órgão que ao invés de nos ajudar apoia esta ideia é pior que as operadoras. POVO RECLAMEM, BOICOTEM E NÃO VAMOS DEIXAR ESSES SACANAS GANHAREM MAIS UMA.

  • Alan Furman

    Vou contar uma piada: Agencia Reguladora

  • Vinicius Chaves

    Na verdade, o Marco Civil da Internet, por meio dos Princípios da Não Suspensão do Acesso à Internet e o da Neutralidade da Rede, proíbe que haja suspensão ou redução do acesso à internet. Ou seja, em regra, a cobrança para acesso à internet deve ser pago por velocidade.

  • Renato Gomes

    A vivo tava planejando isso a muito tempo, por isso compraram a GVT, pois lá a internet é ilimitada. Como implantar uma coisa assim se a concorrência iria oferecer sem limites? Por isso a compra, assim podem limitar na GVT também. Vamos ver como vai ficar depois que mudar o nome de GVT para VIVO

  • Rafael silva de oliveira

    Discordo do posicionamento quanto a possibilidade de limitação no consumo da banda larga. Qualquer alteração prejudicial ao cliente não pode ser realizada de forma unilateral pela operadora, haja vista que os contratos são de adesão. Ademais, acredito que tal limitação referente a quantidade de dados trafegados afronta o Marco Civil da Internet. Portanto, quem se sentir prejudicado com as mudanças busque vias legais para garantir seus direitos como usuários, e de quebra levar uma graninha com a indenização por danos morais…

  • O que essas bosta querem deixar o pais todo sem comunicação dificultando a internet livre para todos, falando nisso cade o projeto de internet para todos foi por água baixo? vão toma no cu, quero mais que o povo se revolte e coloque fogo em tudo por que se pagamos exigimos o melhor e se é uma fortuna que gastamos tem que ser ilimitada.

  • Livia Mulahusejnovic

    no brasil essa putaria no mundo todo a Internet é ilimitada , todo o mudo progress e o brasil dando pra traz.aqui em casa é 4 pessoas internet p dia todo Netflix e o YouTube o dia to do ligado literalmente to fudida vou ter q contratar mais de uma pq acho que aqui é mas de 2TB

  • RAIMUNDO JOSÉ DA SILVA MELO

    Caros amigos q vivem a maior parte da vida online,quero dizer a vcs q a CLARO está junto com a NET a GVT virou VIVO a OI ja aderiu isso a um bom tempo, quero dizer todas são farinha do mesmo saco em outras palavras CARTEL onde todas juntam se em um mesmo plano para obrigar a cada um de nós a contratar esses serviços para poder ficar online.Isso é CRIME, e com certeza vão fazer isso com nossa internet fixa aquela que nós pagamos pela velocidade e navegamos a vontade, aquela de nossa casa.

  • Paulo Wender

    A melhor opção é mudar para o ACRE e contratar internet do PERU ou BOLIVIA kkkkkkkk

  • Paulo Jardel
  • Tales Cembraneli Dantas

    2 perguntas:

    1) como as operadoras pagam pela banda que vendem pra gente? é por fluxo de dados ou por velocidade?

    2) no caso da NET: No término da franquia, ocorre redução de velocidade para a menor comercializada, exceto na velocidade de 500 Mb/s, cuja redução é para 10 Mb/s. Isso quer dizer que o menor plano é ilimitado na prática?

  • Ulisses Gondim

    Quando eu contratei minha internet foi 4 mega de velocidade, velocidade e não dados, comprei velocidade, agora a Anatel deve ta pegando uma propina, não tem outra explicação.

  • Jose Antonio

    vamos hackear o contador de dados….voltamos para epoca do 0800 e a cobrar da discada, eh luta boa…

  • tiago pereira

    ai vai ter q desabilitar as atualizacoes windows, antivirus, todos os programas vai ter atualizacoes prejudiacadas por causa disso! sem falar das empresas q vao perder bilhoes por mes! e nos vamos pagar kro so pra usar 2 horasde uso por mes, alem de ser ruim, cair toda hora, oscilacoes constantes ainda tem q ficar pagando kro por isso?

  • Marcio Lima

    brasileiro é burro primeiro limitar banda larga para aumentar lucros das operadoras esse besteira q vai pagar menos é uma mentira pq primeiro vc paga pela velocidade alta e recebe baixa o PT ajudou as operadoras e a anatel diz q as operadoras podem manter 60% da velocidade contratada q ja é um roubo segundo vc limita a banda larga e depois aumenta os valores do pacotes de dados no final pagasse muito por pouco kkkkkk

  • Juliano Andrade

    Brasil tem que acabar de vez, vivemos no país da incompetência, roubalheira, intolerância e voltaremos pra era da pedra novamente. A internet custou a dar passos largos, vivíamos na era da pedra a uns anos atrás, com internet discada e quando saímos para um patamar bem melhor, a Vivo vem com a idéia burra de que iria limitar a internet. E o que parece? que estão mandando em tudo e criando regras o que mais anoja conseguindo fazer a cabeça do presidente da ANATEL, porque será que o senhor presidente da ANATEL acha que limitar a internet seria uma ótima idéia? como ficariam os bancos, órgãos públicos, fóruns entre outras empresas? isso me cheira estranho. Querem voltar a andar pra trás, porque não deixaram a população optar pelas 2 formas, quem quer limitada paga por pacotes e quem quer sem limites paga pelo pacote ilimitado. Nos EUA é assim, a população escolhe o que acha mais apropriado, mas como no Brasil, não temos mais direito a nada, não somos um país livre, não vivemos numa democracia como tentam nos fazer engolir goela a baixo, se não podemos ter o direito de escolhermos se queremos ou não dar o nosso voto, não vivemos uma democracia e sim uma ditadura forçada que os grandes mandam e os pequenos obedecem e pelo que parece na telefonia e internet parece que a porcaria da VIVO é que está ditando regras e comprando até órgãos fiscalizadores é o que está me parecendo. Acabem de vez com o país seus desgraçados e coloquem o povo a suas mercês.

  • Douglas Almeida

    Gente é simples boicotem essas operadoras !!Nao repito não vai valera a pena contratar internet com limite de banda larga por que sua internet vai acaba e o consumidor vai ter que comprar mais internet!!É isso que essas operadoras querem vender mais e lucrar mais!!BOICOTE É A SOLUÇÃO NÃO CONTRATEM INTERNET DE OPERADORAS QUE LIMITEM A FRANQUIÁ DE DADOS !!!O grande problema do brasileiro que ele é acomodado e isso só ta acontecendo por que o Brasileiro paga mais caro mais nao tem coragem de ir um pouco mais a frente ate para abastecer o carro onde é mais barato.Fica a Dica!!

  • Wellington Fabricio

    cara, nao estou entendendo nada, a dilma um dia antes de sair do mandato, sancionou um projeito de leis, um decreto ou sei la o que que proibia as operadoras de impor limites em banda larga fixa, o que ta acontecendo aqui ?

  • Hiltonio Paiva

    Tenho internet a anos pelo que vi a vivo diz que sera ate o final desse ano de 2016 chegando aqui comunicado dizendo que vai abaixar ou qualquer outra coisa do tipo que não esta em contrato quando fiz com eles
    IMEDIATAMENTE CANCELAREI TODOS OS SERVIÇO que tenho em casa é um absurdo a anatel ainda compactuar com isso chegou já era.

  • Marcos Vicente

    nos ultimos 30 dias eu usei 2,1 TB de dados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to lascado

  • Anderson Alves da Silva

    A vivo tá uma merda, minha net é de 8 mb fixa, usei 1,25 gb de franquia em 2 horas, 100 gb por mês daria pouco mais de 3gb de franquia por dia, quem vire e mexe baixa várias músicas, baixa filmes, assiste on line, gasta muito mais que 3 gb diários em uma internet fixa

  • Vitor

    vivo e oi : as mais pilantras.

  • Marcos Nascimento

    Como sempre quem paga não manda nada e tem que se submeter às empresas prestadoras.