Início » Aplicativos e Software » Conversas mais seguras: Facebook testa criptografia no Messenger

Conversas mais seguras: Facebook testa criptografia no Messenger

Recurso é opcional e ainda não está disponível para todo mundo

Por
3 anos atrás

A partir desta sexta-feira (8), o Facebook está testando a função de “Conversas Secretas” no Messenger, que funciona de maneira muito semelhante ao chat secreto do Telegram. Quando o recurso estiver finalizado, mais de 900 milhões de pessoas poderão conversar de forma criptografada no serviço.

secretconv-nwsrm-final

É bom frisar que não há a intenção de tornar todas as mensagens criptografadas. Seria, como no Telegram, um “chat secreto” para proteger informações sensíveis como dados bancários ou senhas, por exemplo. Como de costume, a criptografia de ponta a ponta embaralha as informações das mensagens quando elas passam no servidor e só os usuários da conversa têm acesso — e mais ninguém.

Nesse tipo de chat, não é possível enviar conteúdo especial como GIFs, vídeos ou fazer pagamentos. As mensagens são criptografadas com a tecnologia do Signal Protocol, desenvolvido pela Open Whisper Systems, especialista na área que trabalhou junto com outra companhia para incluir o recurso no WhatsApp.

Secret Conversations

Para aprimorar a segurança, apenas o dispositivo que começou a conversa secreta pode ver as mensagens, e o destinatário também deve escolher um só aparelho para ler o que você escreveu. Como mostra o vídeo acima, também está disponível o recurso de timer, que faz a mensagem desaparecer após um período de tempo estipulado pelo usuário.

Com esse recurso, dá para compartilhar informações que não precisam ficar guardadas, como dados bancários, apenas por um tempo. Não é como se não desse para tirar screenshots, mas fica a cargo do Facebook colocar um aviso para evitar uma sensação de falsa segurança no aplicativo.

Por ora, as Conversas Secretas estão dentro de um beta limitado, mas há intenção do Facebook de ampliar a disponibilidade da ferramenta até o final de setembro. Finalmente?

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.