A Microsoft está atualizando o Windows 10 em um ritmo mais rápido, com dois grandes lançamentos a cada ano. A versão mais recente se chama Creators Update e chegou para todos em abril. Na verdade, quase todos: alguns computadores relativamente recentes não podem instalá-la, pois são incompatíveis.

Ed Bott, do ZDNet, recebeu vários relatos de PCs que não conseguem instalar o Creators Update, e todos têm processador Intel Atom da geração Clover Trail. Após baixarem 3 GB de dados, eles exibem a mensagem: “o Windows 10 não é mais suportado neste computador”.

Foto por Eric Li/Flickr

PCs com Clover Trail foram vendidos entre 2013 e 2014 e lançados com o Windows 8 — no Brasil, a lista inclui o Dell Latitude 10 e o LG SlidePad. Eles eram elegíveis para o update gratuito do Windows 10 em meados de 2015, e também receberam a Atualização de Aniversário no ano passado sem problemas de compatibilidade.

A Acer confirmou em abril que os seguintes processadores, todos da geração Clover Trail, “atualmente não são suportados” pelo Creators Update: Atom Z2760, Atom Z2520, Atom Z2560 e Atom Z2580. Isso sugere que eles podem ser compatíveis no futuro, mas até o momento, é impossível instalar essa versão do Windows 10.

“O Windows 10 não é mais suportado neste PC”

Como nota o Ars Technica, os donos desses PCs que permaneceram no Windows 8.1 terão suporte até outubro de 2023, quando cessarão as atualizações de segurança.

No entanto, cada atualização do Windows 10 recebe correções de segurança por apenas dezoito meses. Ou seja, quem instalou o sistema vai perder suporte no início de 2018 — a menos que a Microsoft libere o Creators Update.

E as chances de vermos drivers compatíveis são pequenas. Os processadores Clover Trail vêm acompanhados por um chip gráfico projetado pela Imagination Technologies, a mesma que se colocou à venda após perder sua maior cliente, a Apple. Processadores Atom mais recentes usam GPUs projetadas pela Intel.

Há alguns anos, pouco antes de lançar o Windows 10, a Microsoft explicou em uma nota de rodapé: “um dispositivo poderá não ser capaz de receber atualizações se o respectivo hardware for incompatível, não incluir os drivers atuais ou estiver fora do período de suporte do fabricante”. É a primeira vez que vemos um PC passar por isso desde então. E quais serão os próximos?

Vamos descobrir isso em breve: a próxima grande atualização do Windows 10, chamada Fall Creators Update, está prevista para setembro. Ela virá sem alguns dos recursos que foram anteriormente prometidos pela Microsoft.

Com informações: ZDNet, Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eder Silva
A cada atualização o Windows 10 se parece mais com o vista.
Daniel Ribeiro
Eu tenho uma VM Windows 7 no VirtualBox, que eu uso exclusivamente para acessar bancos. Nunca mais tive problemas na minha máquina depois que passei a fazer isso. Outra medida que ajudou muito foi os bancos que eu sou cliente simplesmente terem tornado "opcional" a instalação do "Guardião". Assim eu consigo acessar o site sem instalar nada. Depois que fizeram isso nunca mais precisei usar a minha VM de Bancos.
Franklin Tinoco
Notei isso e o desinstalei (o firewall julgou esse como spyware). O jeito é rodar o BB apenas no smartphone.
tuneman
Banrisul...., não tem como escapar deles, pois aqui no RS dependemos do Banricompras.....
ralves58
Oi, Marlon, voce tem razao, eu nao conheco os plug-ins de pessoa juridica, apenas ouço falar dos problemas que eles causam...
ralves58
OK, mas devem ser bancos públicos, né? Pelo menos o Itau nao exige a instalacao desses pessimamente desenvolvidos plug-ins brasileiros "GB-alguma-coisa". O Itau oferece outras solucoes, como um browser proprietario, que nao apresenta esses problemas...
Bruno
eu concordo contigo que cada caso é um caso. e apenas isso anula o seu comentário anterior. paz.
Tori
:^) ano do linux é igual a extinção da humanidade: sempre atrasa mais um pouco
Wagner
Recentemente uma atualização simplesmente matou o S.O inteiro. Windows é um pé no saco de vez em quando.
Wagner
Obrigado pela informação, agora entendi o que aconteceu aqui.
Rafael Luik
kkkk, sim além de ser grátis é perfeito e por isso esse será o ano do Linux :^)
John Smith
Estranho. Aqui o Thinkpad não passou por nenhum problema mesmo. Não reinstalei nenhum driver manualmente nem tive que fazer nenhum procedimento. Realmente, cada caso é um caso...
Alvaro
na verdade é desde o windows 8 que o sistema recebeu uma otimização para SSD´s, que tem uma largura de banda muito maior alem de um OPS elevadíssimo, por isso que a paginação fica um lixo em hd comum pois nele toma toda a largura de banda, ja num SSD nao faz nem cócegas!!! o erro da Microsoft foi nao fazer o sistema detectar o tipo de hd instalado e otimizar de acordo...
Luciano Alonso
Uma dica para todos os usuários Windows. Abram suas mentes e comecem a usar Linux. Isso os libertará, rss.
Wake

Na verdade esse bug existe desde o Windows 8. Eu só não tenho ideia de como a Microsoft ainda não corrigiu isso.

Exibir mais comentários