No dia 15 deste mês, Elon Musk aproveitou a sua participação em um evento para dar um alerta: a inteligência artificial (IA) precisa ser regulamentada antes que ela traga problemas para a civilização. Mas há uma pessoa que acredita que Musk está sendo excessivamente alarmista: Mark Zuckerberg.

O fundador do Facebook fez uma transmissão ao vivo de sua casa em Palo Alto no último domingo. Enquanto preparava um churrasco (ou algo assim), Zuckerberg respondia perguntas de quem assistia. Uma delas era sobre a opinião de Zuckerberg sobre as recentes afirmações de Elon Musk.

Foto por Anthony Quintano/Flickr

Sem hesitar, Zuckerberg disse: “eu tenho opiniões bastante fortes sobre isso, sou otimista”. E continuou: “creio que as pessoas é que são negativas e tratam isso como cenário do dia do juízo final — eu simplesmente não entendo. É algo realmente negativo [o tom alarmista] e, de certa forma, acho que é bastante irresponsável”.

Para recapitular, Musk usou o seu acesso aos projetos de IA conduzidos em suas organizações — como Tesla e OpenAI — para ressaltar que esse tipo de tecnologia trará avanços importantes para o mundo, mas, se não houver controle, coisas ruins podem acontecer.

Ele destaca que as principais companhias de tecnologia têm desenvolvido projetos de IA de forma acelerada, o que é positivo por um lado, mas negativo por outro: devido a essa corrida, as empresas não param para examinar a segurança de cada iniciativa.

Com a regulamentação defendida por Musk, todas as entidades que desenvolvem sistemas de IA teriam que se submeter aos mesmos processos de controle. Assim, nenhuma ficaria em desvantagem.

Elon Musk

Zuckerberg, que também é exposto a projetos de inteligência artificial (no Facebook, obviamente), reconhece que “a tecnologia sempre pode ser usada para o bem e o mal”, mas acredita que o discurso de abrandar o desenvolvimento da IA por conta disso é questionável.

Mark Zuckerberg ainda deu um exemplo bastante recorrente: o de que, com a IA, poderemos fazer os acidentes de carros deixarem de ser uma das principais causas de morte de pessoas.

Aí veio o toma lá, dá cá: via Twitter, Elon Musk disse que conversou sobre isso com Zuckerberg e que o conhecimento dele sobre o assunto é limitado:

I’ve talked to Mark about this. His understanding of the subject is limited.

— Elon Musk (@elonmusk) July 25, 2017

Eis a consequência: o assunto tem gerado discussões acaloradas. Há quem acredite que Musk é, de fato, alarmista em excesso. Também há quem acredite que Zuckerberg é imprudente ou ingênuo em não considerar os riscos da IA. Eu estou entre aqueles que acham que o importante é esse tipo de debate finalmente estar acontecendo.

Com informações: Ars Technica

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.