Em um passado muito distante (pelo menos em anos de internet), um dos passatempos preferidos dos aficionados por tecnologia era testar vários navegadores diferentes e torcer pela dominância do seu predileto. Navegador (assim como antivírus e sistema operacional) era como time de futebol: você escolhia um e o defendia até o fim.

E assim, metade dos tópicos em fóruns de tecnologia eram de usuários enaltecendo os novos recursos seu navegador predileto – como um torcedor de futebol feliz com as novas contratações de seu time.

Mas, segundo Andreas Gal (ex-CTO da Mozilla), esses tempos ficaram para trás. O Chrome não só venceu, como é bem possível que todos os seus concorrentes estejam mortos em dois ou três anos (menos o Safari). Será?

Dá o play e vem com a gente!

No YouTube

Participantes

Caixa Postal

Mande a sua mensagem: [email protected]

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Arte da capa por Ilustrata.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Allan Tavares
Eles tem dinheiro, nós temos toda uma comunidade! Mozilla lives! :)
Paulo Higa
Como o Tecnocast posterior, o 071, já saiu com a Caixa Postal, provavelmente não vamos mais responder aos comentários enviados aqui (geralmente só pegamos as mensagens do episódio anterior). Mas como esse programa continua recebendo comentários, acho importante deixar claro (como já respondemos no 071): a intenção deste Tecnocast NÃO É DISCUTIR QUAL NAVEGADOR É MELHOR, ou qual consome menos RAM, ou qual é mais rápido. A intenção é discutir o fim da guerra de navegadores, como o próprio título do Tecnocast diz, com foco mercadológico. E nesse sentido, aspectos puramente técnicos de cada browser se tornam praticamente irrelevantes na discussão.
Márcio Novello
Eu discordo com o fim do firefox . Hoje o firefox consome menos memoria e é mais estável que o chrome da google . Já o Opera é leve e o speed dial é show ( organizar ) .
willian matheus domingos
Pra mim ? o ópera o melhor para meu PC o chrome consome muita memória mas usei ucbrowser q ? bom tbm e tem uns Novos ai como mustang tbm
Carlos Gabriel Arpini
Uma visão que acho interessante é que mesmo quando o IE tinha alguma fatia de mercado, tanto no Windows XP quanto no Windows 7, a Microsoft fez aquele péssimo movimento de separar o IE em dois, uma para a interface Metro (RIP) e outra para a Win32, com a chegada do Windows 8. Quem tentava usar o IE no então Metro, entrava naquele app que era simplesmente impossível de usar, com os charms, que escondiam as mudanças de página. Acho que foi aí que o IE morreu de vez. Hoje, mesmo com a tentativa do Edge, que é cheio de problemas - aqui não funciona via VPN nem acessa sites hospedados em rede local - acredito que a Microsoft não conseguirá reverter as perdas.
Carlos Gabriel Arpini
Cara, como você conseguiu visualizar os Favoritos nesse formato de pastas? Quando clico para ver os Favoritos, ele abre a barra lateral esquerda, que tem também a Lista de Leitura.
Marcos Guilherme
Seria a solução isso que o Safari faz, uso chrome no serviço por não ter opção de uma navegador melhor, visto que o Mozila aq não atende muito bem os plugins e extenções que uso. O pc daq é uma bosta, daí preciso de RAM. Já la em casa, devido aos vários vírus e adware que minha filha pegava no chrome mudando até página inicial (um saco pra tirar as vezes), troquei pelo Edge do win 10, e hj considero o melhor.
Molinex
Sim, só resta saber quando eles vão implementar. E pelo que parece, eles vão ir substituindo o Gecko pelo Servo aos poucos. Então ainda deve demorar um pouco, pra gente ver esse novo motor completo, rodando no FF. Mas é como eu disse, esse Servo promete...
Sidney Moraes
Acredito que talvez o Servo venha a substituir o Gecko, que de certa está ficando um pouco ultrapassado em relação ao Blink.
Molinex
Também to ansioso pra ver o Servo. Não entendi direito como a mozilla deve implementar ele. E estava esperando um anuncio bombástico, tipo: Firefox, agora com um novo motor de renderização... Mas pelo que eu entendi, eles vão lançando as coisas aos poucos, o que me deixou impaciente... De qualquer forma o Servo promete...
Sidney Moraes
Queria deixar minha opinião sobre que eu já li a respeito do Chrome. Eu já li que o Chrome é o novo Internet Explorer, mas discordo pois quando o Internet Explorer dominou o mercado, o mesmo causou uma estagnação nas tecnologias de navegação ao contrário do Chrome que evolui a cada versão.
Juaum
Essa guerra é cliclica, já já o líder começa a pisar na bola e é ultrapassado.
Sidney Moraes
Concordo com o que você disse, e para completar: se o Servo não ser melhor que o Blink, não sei o que será mais. Caso queira testar, Chromium totalmente livre se chama Iridium browser.
Sidney Moraes
É que no iOS o navegador mais usado é o Safari.
Abel Aguiar
Bom, quando falaram que os navegadores com maior complexidade vão diminuir com o tempo e os mais simples vão reinar, concordo com isso, mas uma coisa que temos que pensar é sobre o futuro, onde as pessoas de hoje estão no período de transição, onde a tecnologia de quando éramos mais jovens nem se compara a de hoje, as pessoas que estão nascendo agora, já vão está imersas nesse mundo, tudo que é novo achamos complexo e com o tempo vai ficando mais fácil, porque adquirimos o hábito e passamos a conviver de forma melhor com as novas tecnologias, diferente das pessoas que já vão nascer imersas nesse mundo tecnológico, que sua capacidade de aprendizado será totalmente diferente da nossa. Minha namorada tem um filho, caras ele tem 6 anos, teve um dia que ele chegou mostrando um review de um brinquedo no youtube, falando do preço que passava cartão, rir demais, as coisas hoje já estão mudando, o que é simples para essa nova geração, pode ser complexa para nós. Bom desde já agradeço, sou aqui do ceará, sou #dev e fã do podcast de vocês, vlws.
Exibir mais comentários