A Samsung costuma preparar um novo chip Exynos para usar na linha Galaxy S e Galaxy Note. A próxima geração desses smartphones deve trazer o processador Exynos 9810, que a empresa confirmou oficialmente esta semana.

Os detalhes ainda são escassos. O Exynos 9 Series 9810 tem núcleos de CPU personalizados de 3ª geração, e chip gráfico atualizado. Ele pode estar usando uma GPU Mali-G72 (contra o Mali G-71 de seu antecessor), com desempenho até 40% maior graças à arquitetura Bifrost.

A Samsung está usando aqui um processo de fabricação de 10 nanômetros. Ela disse anteriormente que seu processo de fabricação de chips FinFET de 8 nanômetros já estava pronto, mas não vai usá-lo para o novo Exynos.

Além disso, o sistema-em-um-chip inclui um modem Gigabit LTE que atinge até 1,2 Gb/s de download, permitindo baixar um filme inteiro em HD dentro de dez segundos.

Ele é o primeiro a integrar a tecnologia 6CA, isto é, agregação de seis canais. Isso combina várias faixas de frequência na mesma estação rádio-base (como 700 MHz e 1.800 MHz), melhorando a velocidade e também a estabilidade do download — seus arquivos virão mais rápido, sem engasgos bruscos.

Claro, essa velocidade teórica pode ser difícil de alcançar na vida real: por exemplo, só temos três frequências no 4G brasileiro para agregação de canais (700 MHz, 1.800 MHz e 2.600 MHz).

A Samsung revelou o Exynos 9810 em um comunicado à imprensa sobre os prêmios (já) recebidos da feira CES 2018. Ela também menciona o sensor de imagem ISOCELL Slim 2X7 com 24 megapixels: ele pode ser instalado em um módulo de câmera mais fino graças aos pixels de apenas 0,9 μm.

Com informações: Samsung, GSMArena.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jacob
Ela usa Snap nos EUA só por causa do modem CDMA até onde sei
Hemerson Silva
E ela usa, o S8 é equipado com ele. O lixo do Snap fica para os americanos, o restante do mundo vai de Exynos mesmo.
Leandro Nascimento
se esse Exynos fosse tão bom, a Xamxung não usaria os Snapdragon nos telefones dela...
Hemerson Silva
2x gerações é um tremendo exagero.
Mario Junior ?????????
1° A Samsung segue basicamente o mesmo esquema das outras empresas que possuem o seu próprio processador (Huawei por exemplo). Eles literalmente seguem o design vanilla da ARM, com pequenas modificações assim como a Qualcomm faz. 2° A Apple usa a licença para fabricar chips ARM (capitão óbvio! dããã), só que o projeto da CPU é TODO FEITO pela Apple. É um design totalmente customizado pela maçã pra atender as suas necessidades (necessidades dela.) A única coisa que ela faz é enviar a "planta" para a TSMC e Samsung e elas fabricam. Um vídeo do Gary explicando, de forma simples, o motivo dos processadores da Apple estarem sempre 2x gerações a frente dos concorrentes. Fora que além disso, há outra série de fatores que colaboram para que isso aconteça. Tudo está explicado no vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=TiVF_ZzzLM0&t=693s
evefavretto
2017 e esse papinho. As CPUs da Apple tem tanto desempenho single-threaded, deixam a concorrência comendo tanta poeira que é até vergonhoso. A ARM, a Qualcomm, a Samsung ou alguém devia contratar alguns dos engenheiros de CPU da Apple antes que seja tarde.
evefavretto
Note o CA:ADDED. Tá em carrier agregation. O alternar é que fica alternando a portadora principal, provavelmente por que o sinal varia e dependendo dos ajustes que a TIM fez. Also, a portadora de banda 7 tá em transmission mode 4, ou seja, tá transmitindo 2 streams espaciais(AFAIK). E BW 10Mhz é esperado, a TIM tem 10Mhz+10Mhz em banda 28 e 10+10Mhz em banda 7, então não tem como operarem mais do que isso(tirando outras faixas de espectro ou o bloco P que eu não sei se eles tem aí).
Stark
Aqui no meu Samsung botei o código que você disse e fica alternando entre Banda 28, BW 10 MHz e Banda 7, BW 10 MHz, às vezes parece que ficam os dois. Sou de Maceió-AL e uso TIM. https://uploads.disquscdn.com/images/4b152d0965b22ce00b22a48bf5c53e9813e74410d9b153802d03e0c0c82a98ac.jpg
Caio Augusto
https://uploads.disquscdn.com/images/a74ce7c9300565a894a632f2bbaec127b7eba244a5d00890ee45014c60d9fe8e.png
Caio Augusto
Realmente os Exynos e os Snapdragons são execelentes produtos, mas estão atrás dos chips da Apple em processamento single core e mais impressionante ainda é que agora estão perdendo em multi-core onde sempre ganharam para um processador de 6 core da apple, sendo que os outros possuem 8 cores.
Programador Front-End
LIDEM COM ISSO kkkkkkk
Henrique Ferreira Lima
Ter um hardware completamente integrado ao software é bem diferente de ter um hardware com um sistema aberto funcionando. O A11 é espetacular, mas o Exynos 8895 não perde em nada (ou quase nada) em desenvolvimento e tecnologia
Caio Augusto
Mais engraçado ainda que a Samsung deve ter acesso aos projetos muito tempo antes para fabricar e não consegue absorver as melhorias na sua linha Exynos rsrs
Caio Augusto
Bom, não sou eu que estou falando, até porque tenho um A7 2017 com Exynos, mas sim os reviews mundiais como o Gsmarena: "Apple once again introduced a powerful and yet very efficient chip and the newest A11 design delivers on all fronts. It has the fastest mobile processor by a mile, the fastest mobile graphics unit, and is not a battery monster."
Erick Willians
Tomando um pau em o que? Do Android não bater o iOS em benchmark? Primeiro que são sistemas diferentes então numericamente não dá pra comparar em termos iguais, segundo que o Android ser bem otimizado ou não não tem haver com o chip ser uma excelência ou uma merda.
Exibir mais comentários