A Samsung costuma preparar um novo chip Exynos para usar na linha Galaxy S e Galaxy Note. A próxima geração desses smartphones deve trazer o processador Exynos 9810, que a empresa confirmou oficialmente esta semana.

Os detalhes ainda são escassos. O Exynos 9 Series 9810 tem núcleos de CPU personalizados de 3ª geração, e chip gráfico atualizado. Ele pode estar usando uma GPU Mali-G72 (contra o Mali G-71 de seu antecessor), com desempenho até 40% maior graças à arquitetura Bifrost.

A Samsung está usando aqui um processo de fabricação de 10 nanômetros. Ela disse anteriormente que seu processo de fabricação de chips FinFET de 8 nanômetros já estava pronto, mas não vai usá-lo para o novo Exynos.

Além disso, o sistema-em-um-chip inclui um modem Gigabit LTE que atinge até 1,2 Gb/s de download, permitindo baixar um filme inteiro em HD dentro de dez segundos.

Ele é o primeiro a integrar a tecnologia 6CA, isto é, agregação de seis canais. Isso combina várias faixas de frequência na mesma estação rádio-base (como 700 MHz e 1.800 MHz), melhorando a velocidade e também a estabilidade do download — seus arquivos virão mais rápido, sem engasgos bruscos.

Claro, essa velocidade teórica pode ser difícil de alcançar na vida real: por exemplo, só temos três frequências no 4G brasileiro para agregação de canais (700 MHz, 1.800 MHz e 2.600 MHz).

A Samsung revelou o Exynos 9810 em um comunicado à imprensa sobre os prêmios (já) recebidos da feira CES 2018. Ela também menciona o sensor de imagem ISOCELL Slim 2X7 com 24 megapixels: ele pode ser instalado em um módulo de câmera mais fino graças aos pixels de apenas 0,9 μm.

Com informações: Samsung, GSMArena.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jacob
Ela usa Snap nos EUA só por causa do modem CDMA até onde sei
Hemerson Silva
E ela usa, o S8 é equipado com ele. O lixo do Snap fica para os americanos, o restante do mundo vai de Exynos mesmo.
Leandro Nascimento
se esse Exynos fosse tão bom, a Xamxung não usaria os Snapdragon nos telefones dela...
Hemerson Silva
2x gerações é um tremendo exagero.
Mario Junior ?????????
1° A Samsung segue basicamente o mesmo esquema das outras empresas que possuem o seu próprio processador (Huawei por exemplo). Eles literalmente seguem o design vanilla da ARM, com pequenas modificações assim como a Qualcomm faz. 2° A Apple usa a licença para fabricar chips ARM (capitão óbvio! dããã), só que o projeto da CPU é TODO FEITO pela Apple. É um design totalmente customizado pela maçã pra atender as suas necessidades (necessidades dela.) A única coisa que ela faz é enviar a "planta" para a TSMC e Samsung e elas fabricam. Um vídeo do Gary explicando, de forma simples, o motivo dos processadores da Apple estarem sempre 2x gerações a frente dos concorrentes. Fora que além disso, há outra série de fatores que colaboram para que isso aconteça. Tudo está explicado no vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=TiVF_ZzzLM0&t=693s
evefavretto
2017 e esse papinho. As CPUs da Apple tem tanto desempenho single-threaded, deixam a concorrência comendo tanta poeira que é até vergonhoso. A ARM, a Qualcomm, a Samsung ou alguém devia contratar alguns dos engenheiros de CPU da Apple antes que seja tarde.
evefavretto
Note o CA:ADDED. Tá em carrier agregation. O alternar é que fica alternando a portadora principal, provavelmente por que o sinal varia e dependendo dos ajustes que a TIM fez. Also, a portadora de banda 7 tá em transmission mode 4, ou seja, tá transmitindo 2 streams espaciais(AFAIK). E BW 10Mhz é esperado, a TIM tem 10Mhz+10Mhz em banda 28 e 10+10Mhz em banda 7, então não tem como operarem mais do que isso(tirando outras faixas de espectro ou o bloco P que eu não sei se eles tem aí).
Stark
Aqui no meu Samsung botei o código que você disse e fica alternando entre Banda 28, BW 10 MHz e Banda 7, BW 10 MHz, às vezes parece que ficam os dois. Sou de Maceió-AL e uso TIM. https://uploads.disquscdn.com/images/4b152d0965b22ce00b22a48bf5c53e9813e74410d9b153802d03e0c0c82a98ac.jpg
Caio Augusto
https://uploads.disquscdn.com/images/a74ce7c9300565a894a632f2bbaec127b7eba244a5d00890ee45014c60d9fe8e.png
Caio Augusto
Realmente os Exynos e os Snapdragons são execelentes produtos, mas estão atrás dos chips da Apple em processamento single core e mais impressionante ainda é que agora estão perdendo em multi-core onde sempre ganharam para um processador de 6 core da apple, sendo que os outros possuem 8 cores.
Programador Front-End
LIDEM COM ISSO kkkkkkk
Caio Augusto
Mais engraçado ainda que a Samsung deve ter acesso aos projetos muito tempo antes para fabricar e não consegue absorver as melhorias na sua linha Exynos rsrs
Henrique Ferreira Lima
Ter um hardware completamente integrado ao software é bem diferente de ter um hardware com um sistema aberto funcionando. O A11 é espetacular, mas o Exynos 8895 não perde em nada (ou quase nada) em desenvolvimento e tecnologia
Caio Augusto
Bom, não sou eu que estou falando, até porque tenho um A7 2017 com Exynos, mas sim os reviews mundiais como o Gsmarena: "Apple once again introduced a powerful and yet very efficient chip and the newest A11 design delivers on all fronts. It has the fastest mobile processor by a mile, the fastest mobile graphics unit, and is not a battery monster."
Erick Willians
Tomando um pau em o que? Do Android não bater o iOS em benchmark? Primeiro que são sistemas diferentes então numericamente não dá pra comparar em termos iguais, segundo que o Android ser bem otimizado ou não não tem haver com o chip ser uma excelência ou uma merda.
Exibir mais comentários