O Android Oreo está presente em apenas 1,1% dos aparelhos, mas o Google já trabalha ativamente na próxima versão. De acordo com a Bloomberg, o Android P terá novidades no design, melhorias no consumo de bateria e um recurso polêmico: o suporte nativo às telas com formatos diferentes, como a do iPhone X.

Fontes contam ao veículo que o Android P suportará aparelhos com múltiplos displays, bem como telas dobráveis ou com “chifres”. O espaço não ocupado pelo painel poderia abrigar câmeras frontais e outros sensores. A teoria é que isso ajudaria o Android a ganhar mais usuários no segmento premium, onde a Apple domina com os iPhones (e o iPhone X, que vem sendo o modelo mais vendido da empresa desde o lançamento).

Por enquanto, o Essential Phone é o único grande smartphone com Android a ter um buraco na tela, mas já vimos que o Moto X5 deve adotar um entalhe como o do iPhone X, e a Bloomberg diz que a Huawei também trabalha em algo parecido. Em tese, o suporte nativo às telas com chifres no Android permitirá que várias outras empresas sigam o mesmo caminho, então provavelmente veremos novidades neste ano.

Outras possíveis novidades do Android P incluem uma atenção maior ao Google Assistente, que deverá ter seus comandos de voz integrados aos aplicativos de terceiros; e uma mudança expressiva na interface, diferente do iOS 12, que poderá ter novidades adiadas para focar em estabilidade.

O Google ainda não confirma nenhuma novidade sobre o Android P. Ele deverá ser revelado oficialmente durante o Google I/O 2018, que acontece em maio. E, para os curiosos de plantão, o Android P é chamado internamente de Pistachio Ice Cream; no entanto, o doce costuma mudar até o lançamento (o Android Oreo era conhecido como Oatmeal Cookie, por exemplo). Eu ainda voto em Android Paçoca.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wilde(r)

então agora vai ter smartphone redondo? ou em V? parece legal

Almino Melo

Paçoca, pra mim, só se for de carne do Sol pisada com cebola roxa.

Victor Hellario Bussolaro

vamos subir isso no twitter!!! #euaindavotoemAndroidPaçoca

John Smith

A solução usada no Moto X5 é a mais plausível possível.
Esse espaço em cima pode ser usado pela tela? Claro. Mas com fundo preto pra que não pareça ser "integrado" ao restante da tela.
iPhone X, Essential Phone... tudo horroroso.

Eduardo
Poderiam planejar para as atualizações do núcleo do sistema ficassem independentes de fabricante.
Kodos Otros
Eu já acho que o da Samsung é um passo atrás, o da Xiaomi foi uma evolução, mas sem dúvida até o da Samsung foi melhor que a solução preguiçosa da Apple.
Gertrudes, a Lhama
Do Mi Mix também não me desce muito, a solução mais elegante pra mim foram as da Samsung/LG. Simétrico, bonito, elegante. A Apple(ou o Jobs) ligava bastante pra simetria, tanto que era essa a justificativa da borda superior enorme nos modelos anteriores. Agora parece que jogou tudo pro alto
Kodos Otros
Exato! Já vi amigos meus passando por isso direto. Uma coisa é invejável na Apple, ela consegue se vender como perfeita e tem os usuários que compram essa ideia.
Gertrudes, a Lhama
A coisa mais difícil do mundo é abrir links no app certo. Se me mandam um do MercadoLivre, simplesmente não consigo abrir ele no app, tenho que abrir o app e procurar pelo anúncio. Mesma coisa com links do Medium, Instagram, Twitter, Facebook, etc. As vezes ao abrir pelo browser o site em si oferece pra abrir no app, mas geralmente não. Não consigo entender.
Kodos Otros
Pois é. Tem a questão de se acostumar, ok. Mas cara, o iOS é uma bagunça!
Kodos Otros
Me diz a utilidade daquela monocelha além de ficar esteticamente terrível, com uma tela cortada parecendo um bug do SO. Realmente vai dizer que essa "solução" porca é melhor do que a Xiaomi fez no Mi Mix?
Gertrudes, a Lhama
Já mexi, achei pior que a de iPhones "normais". E a usabilidade do Android ainda é superior. Até hoje nunca entendi porquê falam que iOS é mais fácil de aprender pra usuário leigo... Eu tenho iPhone e vivo confuso. PS: na real, acho a usabilidade ruim em todos com tela 18:9... A tela é muito alta.
Gertrudes, a Lhama
Pô, até os da LG têm o design muito bom. Até prefiro, porque não gosto da tela curva dos Samsung
Gertrudes, a Lhama Morta

Porque a Google não tem nada a ver com isso. O que ela podia pra fazer ela fez com o Oreo

Gertrudes, a Lhama
Porque a Google não tem nada a ver com isso. O que ela podia pra fazer ela fez com o Oreo e o Project Treble. Ela não pode forçar as fabricantes a atualizarem
Exibir mais comentários