Início » Gadgets » HP confirma que Slate vai rodar WebOS

HP confirma que Slate vai rodar WebOS

Avatar Por

Com a compra da Palm, além de adiquirir uma vasta coleção de patentes e propriedade intelectual, a HP também comprou o webOS, sistema operacional móvel usado nos celulares Palm Pre e Palm Pixi. Por causa disso, surgiram rumores de que o HP Slate, anunciado pela companhia antes da compra, não seria mais vendido com o Windows 7 e sim com uma versão adaptada do WebOS.

Os rumores foram confirmados no final de semana quando o site Digitimes recebeu confirmação da filial taiwanesa da empresa. Segundo Monty Wong, vice-presidente de sistemas de PC, a plataforma WebOS "será adotada em tablets e smartphones, enquanto que os netbooks, por se serem similares a computadores tradicionais, não serão oferecidos com essa plataforma".

A compra da Palm ainda não foi finalizada, precisando passar por um processo regulatório e outras verificações legais. Mas segundo a empresa, esse processo deverá ser concluído em julho. O lançamento do HP Slate, ainda segundo a HP Taiwan, acontecerá antes do final do ano fiscal, em outubro.

É possível imaginar que Steve Ballmer não esteja muito feliz com isso, já que o HP Slate foi um dos gadgets apresentados por ele como um dos dispositivos que rodariam o Windows 7 sem problemas. Ah, e sincronizar iPhones e iPods com o Slate? Isso não te pertence mais. [ArsTechnica]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Brunelli Moreno
"Fracasso" é um termo no mínimo injusto para o desempenho do WebOS até o momento. Só recapitulando, ele foi lançado em janeiro de 2009 no Palm Prè e em novembro do mesmo ano também começou a dar as caras no Palm Pixi, e só. Tudo indica que seu "não-sucesso" até o momento se deve mais por causa de sua empresa-mãe do que por falta de qualidades próprias. Mas claro que enfrentar o iPhone OS num ambiente onde ele já é dominante não será nem um pouco fácil. Quanto a tablets com o W7, estou preparando um post a respeito. =]
Alexandre
Já tem RaiPédi no mercado com windows ;)
Fabiano
Concordo, mas em termos de mercado, a HP vai ter uma dura missão! As revistas, blogs, etc falaram muito bem o WebOS, mas ele acabou sendo um fracasso. Será que, com o iPad e os tablets asiáticos com Windows (que não tardam), o WebOS consegue se destacar?
João
As fábricas estão encarando os tablets como smartphones enormes enormes, e não como computadores minúsculos, e isso é bom. Basta um test drive com o iPad para notar que sua velocidade para executar tarefas e capacidade de renderizar gráficos de jogos seria simplesmente impossível se tivesse o Mac OSX instalado por conta de suas limitações de hardware. A mesma coisa aqui. A HP certamente só cancelou o Slate com Windows 7 depois de decidir por produzir um tablet com o WebOS porque considerou o programa recém adquirido junto da compra da Palm mais adequado às necessidades do segmento. O Windows 7 é excelente, mas não seria a melhor escolha para um aparelho desse tipo. É aquela velha síndrome do cobertor curto, em que a maior parte do corpo fica protegida, mas alguma coisa fica de fora. Com o W7 o aparelho teria flexibilidade, mas perderia desempenho e autonomia de maneira dramática.
Fabiano
Taí um bom desafio para a HP: ressuscitar o WebOS para o mercado, já que, graças à Palm, o sistema foi um fiasco! Mas eu ainda acho que era mais jogo fazer o Slate com Windows.
Alexandre
HP demonstra uma incerteza profunda quanto ao Slate. No dia que comprou a palm, coincidentemente anunciaram que nao iam mais fabricar o Slate, o que era ilogico. Agora existem rumores do Slate com webOs. Torço que o Slate exista e desbanque o pad mas essa perspectiva que passaram, talvez em outubro, nao passa seguranca nenhuma.
tplayer
Isso tem potencial para ser um iPad killer. Claro se vier com o carregador sem fio. :mrgreen: