Microsoft Edge não abre? 4 dicas para recuperar o navegador
O problema pode ser só uma falta de atualização. O Microsoft Edge não abre? Veja como resolver os erros
O Microsoft Edge é o mais novo navegador da Microsoft e está disponível apenas no Windows 10. Sucessor do velho Internet Explorer, o browser tem uma série de recursos interessantes, mas é comum ver reclamações sobre travamentos. O problema pode ser só uma falta de atualização. O Microsoft Edge não abre? Veja como resolver os erros.
1) Seu Microsoft Edge não abre?
A própria Microsoft reuniu algumas possível soluções para problemas com o Microsoft Edge. Se você não conseguir abrir o Microsoft Edge, ou se ele abrir rapidamente e fechar logo em seguida, tente executá-las. Na pior das hipóteses, você ainda pode abrir a sua página atual no Internet Explorer, no menu do Microsoft Edge, caso não tenha outro navegador instalado no seu computador, como o Chrome ou o Firefox.
2) Atualize o Microsoft Edge
É possível que a origem do problema seja o software desatualizado. O navegador recebe updates junto com o Windows 10. Execute o Windows Update na máquina para corrigir problemas substituindo os arquivos, atualizando os drivers e corrigindo falhas.
- Abre o botão/menu Iniciar;
- Acesse “Configurações”;
- Em “Atualização e segurança”, procure “Windows Update”;
- Selecione “Verificar atualizações”, isso vai atualizar todo o Windows.
Se o Windows Update disser que seu computador está totalmente atualizado, você tem todas os updates disponíveis. Se o problema ainda ocorrer, siga neste guia.
3) Apague o histórico de navegação
O Microsoft Edge (assim como todos os browsers) salva automaticamente os arquivos temporários da Internet para o carregamento das páginas ser mais rápido. A limpeza desse cache, às vezes, poderá corrigir os seus problemas de exibição de página.
- Abrir o Microsoft Edge no computador;
- Selecione o Hub (menu com estrela, no topo direito);
- Acesse “Histórico” e, depois, “Limpar o histórico”;
- Selecione “Histórico de navegação” e “Dados e arquivos em cache”;
- Por fim, clique em “Limpar”.
Você também pode marcar todos os tipos de dados de navegação e zerar o histórico.
4) Repare ou redefina o navegador
A reparação do navegador não afetará nada na sua rotina. Entretanto, a redefinição/restauração tem o poder de remover o histórico, os cookies e todas as configurações avançadas que talvez você tenha alterado. A reparação substitui arquivos com problemas e mantém tudo como está. A redefinição/restauração recomeça a configuração “do zero”, apagando o histórico de navegação mas salvando os favoritos.
Onde encontrar essas opções?
- Acesse, no Windows 10, “Configurações””
- Encontre, em “Aplicativos”, “Aplicativos e Recursos”;
- Na lista, escolha o Microsoft Edge;
- Os recursos estarão dentro de “Opções avançadas”.
Essa sugestão é ideal se você não consegue abrir o Microsoft Edge ou em travamentos.