Início » Brasil » Como funciona o spam no WhatsApp que pode ter beneficiado Bolsonaro

Como funciona o spam no WhatsApp que pode ter beneficiado Bolsonaro

Empresas fazem disparo em massa no WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger; Bolsonaro nega conhecer esquema e ameaça processar Haddad

Felipe Ventura Por

A Folha revelou nesta quinta-feira (18) um suposto esquema em que empresas privadas apoiando Jair Bolsonaro (PSL) contratam o disparo de mensagens anti-PT no WhatsApp. Cada contrato chegaria a R$ 12 milhões; a lei eleitoral proíbe doações feitas por empresas. O Ministério Público Eleitoral (MPE) vai apurar o caso, que expõe o funcionamento do spam via WhatsApp.

WhatsApp / Facebook / Pixabay

Basicamente, empresas que apoiam Bolsonaro — incluindo a Havan — estariam comprando um serviço chamado "disparo em massa", para enviar milhões de mensagens anti-PT a uma base de usuários. Isso inclui pessoas que cederam seus números de forma voluntária, algo permitido pela lei eleitoral; assim como celulares vindos de bases de terceiros, como agências de marketing — o que é ilegal.

Além disso, o disparo seria feito por números de celular estrangeiros, criados em sites como o TextNow. Usando códigos de área de outros países, é possível driblar filtros de spam do WhatsApp, e enviar mensagens para mais pessoas. No Brasil, só é possível encaminhar mensagens para até 20 pessoas de uma vez, medida para conter fake news na plataforma.

Empresas oferecem marketing político via WhatsApp

Página da Bulk Services, da empresa Yacows, sobre marketing político

A Folha menciona quatro empresas que fariam o disparo de mensagens: Quick Mobile, Yacows, Croc Services e SMS Market. A Bulk Services, da Yacows, tem uma página dedicada para marketing político no WhatsApp, oferecendo serviços como "disparo em massa de mensagens". (Ela disse que não irá se manifestar.)

Enquanto isso, a SMS Market destaca uma solução própria para envio em massa. Normalmente, só é possível mandar um grande volume de mensagens para quem tem você nos contatos do WhatsApp; caso contrário, ocorre o bloqueio. "Com nossa ferramenta esse limite deixa de existir, você pode realizar o envio de campanhas em massa para seu mailing sem precisar estar contido na agenda de seu smartphone", diz o site.

Ela avisa que o "limite para carregamento da fila é de 10.000 de envio do WhatsApp Marketing por dia". A SMS Mobile afirma ao Mobile Time que a matéria da Folha é "falsa, não recebemos de empresas nenhum dinheiro para fazer publicidade contra o PT".

Página da SMS Market sobre marketing no WhatsApp

Por sua vez, o site da Quick Mobile destaca seus serviços de marketing eleitoral, na maior parte via SMS, através de um serviço chamado Acert. (Encontramos apenas uma referência ao WhatsApp.) Ela nega ter fechado contrato com empresas para enviar conteúdo político.

Página inicial do Acert, serviço de marketing da Quick Mobile

Esquema de spam atinge Telegram e Facebook Messenger

O WhatsApp oferece um serviço voltado para empresas, chamado WhatsApp for Business, com alguns recursos adicionais. É possível configurar mensagens automáticas de boas-vindas e avisos de ausência, além de conferir estatísticas básicas — quantas mensagens foram recebidas, enviadas, entregues e lidas.

No entanto, o esquema de spam não usa parceiros autorizados do WhatsApp for Business. Em vez disso, as empresas fingem ser pessoas físicas para compartilhar mensagens, o que viola a política de uso do aplicativo.

E se você acha que isso é uma exclusividade do WhatsApp, está enganado. "O WhatsApp é o principal, mas não está só: acontece no Telegram e no Messenger também, embora em menor quantidade", diz o advogado Rafael Pellon ao Mobile Time.

Segundo Pellon, empresas realizaram "disparos ilícitos massivos de spam a poucas semanas da votação" nas últimas três eleições, de 2012, 2014 e 2016. A diferença é que antes, isso era feito por SMS; agora, ocorre por meio de aplicativo. As ferramentas de spam são até semelhantes, com softwares dedicados a essa tarefa e uso de diversos números de celular, inclusive do exterior.

A reação de Bolsonaro e Haddad às acusações

O candidato Fernando Haddad (PT) sugeriu que, em meio às denúncias, a campanha de Bolsonaro deveria ser impugnada. O segundo turno seria, então, realizado com Ciro Gomes (PDT).

Além disso, o PT entrou com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra Bolsonaro por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. O partido quer que, após as investigações, Bolsonaro seja declarado inelegível por 8 anos.

O MPE vai apurar as suspeitas. Dois pedidos de investigação já foram protocolados na Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), um deles do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). Outras representações devem ser apresentadas diretamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE): é o que planeja fazer o PDT, que apoia Haddad.

A campanha de Bolsonaro ameaça processar Haddad, e diz que não conhece o suposto esquema, nem as empresas que fariam o disparo de mensagens.

Ao site O Antagonista, Bolsonaro diz entender que o esquema "fere a legislação", mas que não tem controle "se tem empresário simpático a mim fazendo isso". Ele sugere que "pode ser gente até ligada à esquerda que diz que está comigo para tentar complicar a minha vida me denunciando por abuso de poder econômico".

Luciano Hang, dono da Havan, diz à Folha que "não temos essa necessidade" de disparo em massa, porque consegue atingir milhões de pessoas de forma orgânica. Ele prometeu que vai processar o jornal. Na ação aberta no TSE, o PT quer a quebra de sigilo bancário e telefônico das empresas acusadas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

catofal
Loоking for sеxting https://www.google.com/#btn... Add me, my id 599429
prinaral27
Loоking for sеxting https://www.google.com/#btn... Add me, my id 859730
kendalltracy
disqus_GeBmQn3NNV gg
Marcos Guilherme
O PT criou sua própria cova, virou uma facção do crime e ta aí o resultado.
Marcos Guilherme
Deve ter muito então porque foi a maioria no país.
Marcos Guilherme
Pronto era o que eu queria ler, acabar com salários de 6.000 reais com ensino médio apenas.Nego se forma e já vai naquela de fazer concurso para "garantir". Esse país ta cada vez melhor, até quando vamos ter que levantar nos ombros esse Estado inchado e improdutivo?Precisamos investir é em Tecnologia, Inovação produzir para vender ao invés de só comprar de fora. Mas não nego que fazer é concurso que da salário alto, que vai ao serviço uma vez por semana.É por essas coisas que as repartições públicas não funcionam.
Marcos Guilherme
Tô com medo de fazer um comentário aqui e sair uma bala da tela do meu monitor.Qualquer coisa que se falar aqui já te chamam de lixo, parece que o país está a beira de uma guerra civil. Minha família é um exemplo disso é nego Haddad é nego Bolso, separação total. Espero que quando a eleição acabe volte o amor.Quanto aos candidatos:Como escolher dos dois? Um é filiado ao partido que virou uma facção do crime e distorceu seu verdadeiro propósito, o outro manteve funcionário fantasma, recebeu dinheiro da JBS e tb tem partido envolvido no crime.Ta osso viu??Não tem outra a não ser anular meu voto.
Cristiano Matos
Você consegue enviar mensagem para mil pessoas onde o seu numero não esta na agenda delas ? não tem como fazer isso pelo whatsapp.
Vitor Hugo
onde você viu isso? pelo que sei, o Whatsapp limita o ENCAMINHAMENTO de mensagens para 20 pessoas (na lista de contatos ou não). acho que não há um limite de mensagens que você pode mandar pra quem não está na sua agenda.
Priscilla Neiva
Agradeço demais ter esclarecido como funciona o esquema. Nos meus 64 anos, nunca participei de uma eleição com tal volume de mentiras em circulação, e realmente não fazia ideia do que poderia estar acontecendo até que surgissem as denúncias desse chamado "bolsolão". Na entrevista do TSE, o assunto "fakenew" foi tratado como "coisa que sempre existiu". Nâo, isso aí NUNCA existiu. Desbaratar esse esquema no Brasil, que é a quarta democracia do mundo, é importantíssimo para que esse aparelhamento das redes sociais não ocorra em outros países. E deve ser por isso mesmo que as democracias européias estão tão preocupadas com a situação brasileira. Lembrando que ano que vem haverá eleições no Uruguai. Deus nos livre de tanta mentira e violência e que nos traga a verdade e a paz.
Bernardo Rosenfeld M.
BanidoPeloAdrenaline, como falei para outro usuário, bota o block nesse cara ou ignora mesmo, pois esse dai usa da mesma falácia que qualquer militante de esquerda usa. Infelizmente os caras usam de factóides e tablóides apenas para validar o que eles mesmos "defendem" (no caso, democracia, "não preconceito", etc).É muita porcaria na cabeça dessa gente para levantar os mesmos questionamentos já revelados e mesmo assim insistem em manter as mesmas supostas denúncias fajutas em pé, por isso o Brasil está como está, sucateado e os bons que tem capacidade saem do país para uma vida melhor, já que aqui se não é amiguinhos da esquerda é rival e te acuam em qualquer setor (nem citarei os locais aos quais passei, sendo neutro na maioria, mas a galera do clubismo era um nojo).Enfim... vamos ver como será as novas fake news da semana e ignora esses perfis ai, que é uma falta de neurônio que só para os mesmos "vá pesquisar!" e não pesquisam eles mesmos atrás das verdades (fico intrigado para saber as fontes que usam... deve ser as mesmas de sempre, CartaCapilixo, brasilmeiaboca, etc).
Bernardo Rosenfeld M.
Engraçado aos ler os comentários que te criticaram, Eduardo Costa, que os mesmos deveriam seguir a planilha que eles mesmos seguem, da "conhecer o passado/história para saber se prevenir no futuro". Infelizmente a burrice é generalizada em militantes... E digo mais: ta mais que certo Bolsonaro dar um f0da-s3 nesse debate, vai debater com um poste? Além de poste com "não ir mais ver ao Lula", mas continua de intermédio com outro (tesoureiro), ou seja, usa um poste do poste para ficar de recados, qual a incapacidade dessa gente de ver a ignorância que estão cometendo? Isso é uma quadrilha bem articulada...
guilherme
com minha esposa ocorreu a mesma situação, no foicebook
guilherme
sem dúvidas, mais uma fake news sobre fake news. Strategy, repita a mesma mentira diversas e pelo menos parte dela será entendida como uma verdade.
Cristiano Matos
Vitor o que caracteriza SPAM é a mesma mensagem para varias pessoas que não esteja no seu contato. O Whatsapp no Brasil limita para apenas 20 pessoas. Ou seja não é possivel fazer o que diz a folha.
McFake
Ódio?
McFake
O problema é que possivelmente essa pessoa (e toda sua familia) se inclui nesse "RESTO" q vai se foder e isso é surreal.
Telespectador
Pisou!
Danilo Araujo
Noticia está desatualizada. Juiz que está julgado o caso negou boa parte dos pedidos do Haddad. Atualize
Dan_Marx
Você cita um dos pontos que eu na minha insignificância considero ser um dos pontos que tornam a eleição de 14 uma das mais antidemocrática que já presenciei, se juntar as distorções de números oficiais (em 2013 a diretoria do IBGE chegou a pedir demissão em massa por abuso dessa prática) e o abuso econômico com uso de caixa 2 que segundo a delação do ''Italiano'' passou de 1bi temos uma aberração eleitoral.
Dan_Marx
Teve o Lula 1 e o Lula 2, ai teve a Dilma 2 e a outra Dilma, e tem também uma figura oculta.
Gilmar Cinato
Engraçado né eu não recebi nenhuma mensagem de desconhecido com esses spam, e não conheço ninguém que tenha recebido! É o mais engraçado é que não tem nenhuma postagem ou print de tela de alguém que tenha recebido esses tal spam!
Telespectador
Paçaro, parabéns pelo comentário sensato.
Vitor Hugo
eu não vejo sentido nisso pq:> está claro na imagem que 1 empresa diz ter o limite, não faz sentido então o Tecnoblog comentar se o limite existe pra todos os usuários.> sobre quantos perfis tem que ter pra agir como spammer: não faz sentido existir um número fixo, o número de perfis deve variar de acordo com o tamanho da empresa, já que não existe limite de mensagens... até pq quanto mais spam ela envia, é provável que mais de seus números sejam bloqueados.> não faz sentido "ajudar o candidato do PT". o artigo fala sobre o spam por Whatsapp, apenas isso que ele buscar explicar. sinceramente, eu vejo você procurando problemas onde não existe.
Lucas Aparecido
Você consegue discernir a diferença entre posse e porte de armas?
João Wagney
Não sou um cético e graças a Deus eu não recebi mensagem de Spam de candidato POR WHATSAPP. Por outros meios, como e-mail, telefone, etc é outra história. Apenas o que eu esperava era que a matéria fosse comentar sobre o WhatsApp e falar se esse limite de 10.000/dia realmente existe (se é maior, se é menor). Se há perfil específico que ultrapasse um certo limite de número de mensagens, quantos perfis uma empresa teria que possuir para agir como Spamer, para enviar 1.000.000 de msg, coisas desse tipo. Explicado isso, eu ficaria satisfeito. Mas não tenho como acreditar apenas em alguém, explicando que outro alguém, que disse que falou com fulano, que ciclano fez aquilo. Isso não é tecnologia, é política. Por isso fui atrás da informação. Pena que ete Tecnoblog não ajudou. Ajudará mais o candidato do PT se o blog explicar isso, caso contrário, não ajuda em nada. Não procuro saber se o Spam existiu ou não,mas sim saber como funciona.
Vitor Hugo
caralho, você nunca recebeu mensagem de desconhecido no Whatsapp? QUE SORTUDO. pena que isso não significa que isso seja impedido. e quem falou de números bloqueados?nunca recebeu spam pelo Whatsapp? QUE SORTUDO. mas acontece sim e acontece pra caralho.sobre o número de mensagens... esse bloqueio de 10.000 aí é da empresa, e não do Whatsapp, certo? levando em conta que não era apenas 1 empresa contratada... risos... e se você leu a matéria e continua achando que cada empresa só tinha 1 número pra enviar spam, você precisa rever sua interpretação textual... ou você tá forçando pra não entender?
João Wagney
Continua sendo notícia meia-boca. Ou melhor 1/4 de boca. O título da matéria insinua que vai explicar como funciona, mas não revelou como mandar 1.000.000 de spam, se por dia só dá para enviar 10.000 mensagens, se é que esse quantitativo está correto. Ninguém sabe. A notícia também não disse como quebrar o bloqueio que o WhatsApp tem para impedir que eu receba mensagens de contatos bloqueados/desconhecidos.É mais uma tentativa de propagar o Spam do Pe-tê, sem demonstrar sequer como esse mecanismo existe de fato, muito menos provar que os disparos existiram.
Vitor Hugo
tá foda.
BanidoPeloAdrenaline
Só dando risada mesmo!
Uai
Pra ver como os fãs do Bozo tratam mulheres. Tem esse moleque aí, tem o apoiador ferrenho que matou a mulher e jogou da janela do prédio, tem o próprio bozo que é réu no STF por incitação ao estupro...
Antonio Araújo
Na "acusação" não cita provas como o envolvimento de empresa, quantidade de mensagens, conteudos, origem. A materia foi criada para gerar borbulhinho... Fake News falando de Fake News. Se a empresa tem minhões de reais, com certeza não seria BURRA ao ponto de usar seu proprio nome para disseminar noticias falsas.
Capitão Caverna
https://tecnologia.uol.com....
Felipe Liʍa
so q ai eles pode adicionar o seu numero nesta lista pra receber SPAM.. e pode alegar q todos q fazem parte desses grupos sao "voluntarios" de algum partido! :/
Felipe Liʍa
ai eles pegam o seu numero e adicionam nesta "lista de voluntarios" pra receber esses SPAM!
ばか
Nop, a entrada aqui é livre mas o Blog é privado.Não misture as coisas.
BanidoPeloAdrenaline
kkkkkkkkkkkkkkkkk
João
Ainda não acredito sem provas. Seria muita burrice pagar milhões pra difamar o PT sendo que eles fazem isso sozinhos (e vem fazendo há quase 20 anos...).
Mendonza
aehauehauehauheuae só idiotas como vc acreditam nisso. ISSO É LAVAGEM DE DINHEIRO. O PP, partido dele e o mais envolvido no mensalão, sempre recebeu propina. Só que o jumento era um irrelevante e nunca ia pra mão dele. Quando se lançou como candidato, caiu direto na conta, e ele se assustou uhauehauehauh. Veio com aquela desculpinha nojenta, mas por imunidade parlamentar não foi pra frente. E vc acha que ele não sabia das propinas do PP?
BanidoPeloAdrenaline
É sua mãe? Seu lixo!
BanidoPeloAdrenaline
Diz quais Fake News ele fala? Acéfalo é você que não sabe o que diz!
BanidoPeloAdrenaline
Roubou o cofre da esposa e da lavou dinheiro da JBS, pqp, esses idiotas...Bolsonaro devolveu o dinheiro da JBS, e o dinheiro que ele recebeu do partido que era do mesmo valor que foi destinado a campanha!
Mendonza
Sim claro. Aposto que sua irmã tbm foi votar e ao digitar o "1" apareceu a foto do andrade uaehauehauehauehau
Mendonza
Deve ser fake news da fake news. Espera e verá.
Matheus De Sena
A Folha de São Paulo noticiou que várias pessoas tão relatando a mesma situação:https://www1.folha.uol.com....
Mendonza
Vc deve ser cego ou morar noutro planeta. Um monte de imbecil conspiratório dizendo que o cara era da tal "esquerda fabiana" e o caralho a 4.. no youtube mesmo.
Mendonza
Antes de se eleger o bostonaro já tá acumulando um monte de acusações imagina esse merda eleito. Impeachment em dois meses de mandato e maaaaaais uma vez o país andando pra trás. Se isso acontecer cara, eu vou dar tanto soco na cara do primeiro bolsominion que eu ver auehauehaue
Mendonza
A campanha dele é toda baseada em fake news e só gente acéfala como vc cai. Fim de papo.
Mendonza
Meu caro, o jumento em questão era do baixo clero, era péssimo em convencimento sobre seus projetos, além de serem em grande parte inúteis. Pare de defender esse imbecil, já tá pegando mal.
Mendonza
Respeita a moça palhaço.
Mendonza
"Não idolatro ninguém! Prove que o B17 roubou e xingarei tanto quanto qualquer candidato esquerdista!"Roubou o cofre da esposa e lavou dinheiro da JBS. Pronto, pode mudar seu voto.
Mendonza
Familiazinha de bosta esses Bolsonaro. Cadeia nesses nojentos.
BanidoPeloAdrenaline
Ainda nessa de funcionaria fantasma? Vai se informar sua piada pronta!
Rodolpho Camargo
Te colocar num grupo sem sua autorização não é "a mesma coisa" que armar um esquema milionário.
johndoe1981
Parei de ler em "Folha". O desespero do partido vermelho já está evidente, estão vendo que não vão ganhar a eleição democraticamente e estão apelando para todos os meios possíveis para tirar o opositor da disputa. A Foice Folha de de SP, Brasil 247 e O Carta Capital estão fazendo hora extra inventando mentiras e atacando o candidato contrário à sua ideologia canhota.Não duvido esse partido criminoso e seus militantes fanáticos promoverem outro atentado ou baderna após a eleição caso o resultado confirme as pesquisas de voto.
Felipe Neto
Mula não é quadrado, tadinho do animal. E segundo.. parabéns pelo seu block, isso só diz o quanto você é imaturo e irracional ao participar de uma discussão, da qual eu não ofendi você e nem o candidato Bolsonaro, boa sorte e que tenha uma ótima noite.
Felipe Neto
Tenso.
Paçaro
Eu também não recebi e não conheço ninguém que recebeu. Acho bem questionável essa história.
mc
Até hoje não recebi nenhuma mensagem contra o PT de numero desconhecido e não conheço ninguém do meu circulo próximo.Quais foram as provas da folha?Eu vir a matéria e não encontrei um papel,áudio ou testemunha para justificar aquela reportagem.
robsonc
No caso aqui é só a sua burrice que é publica mesmo, o site tem o direito de moderar seu comentário a vontade.
BanidoPeloAdrenaline
Não sou cachorro pra latir pra cadela que está no cio.
BanidoPeloAdrenaline
Seguro meu block sua mula ao quadrado!
zoiuduu .
Aproveita MP e investiga, pq o pt zé dirceu) quer tirar o poder de investigação do MP.
Freeman
Maior circo só pra atrasar o inevitável.A propósito, excelente explicação do ocorrido!
Uai
"eu faço parte aonde eu quero"E o moderador apaga as mensagens que quer.
Uai
Tão público que deletaram sua choradeira, rsss.
Sanches
Não é G1 mas eu faço parte aonde eu quero, isso se chama DEMOCRACIA, coisa que muita gente fala que faz, mas querem o contrário, e quem é você ? O blog é seu ?
Sanches
O blog é publico, diferente das convicções.
Uai
Boa comparação, tem tudo a ver com o candidato que é o preferido de misóginos, neonazistas e racistas que vão ser beneficiados desde o primeiro dia de governo dessa coisa aí. Já que racismo e misoginia para essa gente é tudo "mimimi".Alias, se não fosse as incansáveis e reiteradas denúncias da blogueira feminista Lola Aronovich, esse aí nem sequer teria sido preso, seja em 2012, seja em 2018. Em todos os habeas corpus que o TRF4 nega a ele, os desembargadores citam a perseguição que ele fazia a
Uai
Porque aqui não é o G1.
Uai
Nah, não vou perder meu tempo com moleque covarde e analfabeto. Volte a latir pra mim quando for homem para se identificar e terminar o EJA.
Vitor Hugo
já acabou o argumento? https://uploads.disquscdn.c...
Uai
Sendo que a maioria é pura utopia, já que nunca serão aprovados por serem contra a CF.
Vitor Hugo
cacete... você é tão limitado que nem leu a lei que esse projeto tenta revogar. na moral, toma vergonha.
VilmarKDE
A casa caiu pros alienados que não enxergam o mundo a sua volta. Morte ao bozo já que bandido bom é bandido morto.
Felipe Neto
Cê está bravo?
Sanches
Retiraram meu comentário por que?Censura aqui heinQue pais é esse ?
wuhkuh
É esse tipo de situação que me preocupa quando o Bozo ganhar, "aprovação" nacional pra fazer barbaridades!
BanidoPeloAdrenaline
Mano, a tua burrice é tanta... Bolsonaro é contra o aborto, e está descrito no documento para legalizar o aborto.
DanielBastos
Não tem como aceitar pq? Q ódio é esse jovem. Talvez deveria ir lá e perguntar o motivo.Pq, se estão voltando na "extrema-direita" é pq eles decidiram fazer por vontade.Pq ainda não vi nessa eleição eleitor indo votar arrastado com arma na cabeça não.
BanidoPeloAdrenaline
Kkkkkkkkkk chega! É cada lunático que se encontra nessa internet.
Vitor Hugo
PL 6055, de 2013.o projeto: http://www.camara.gov.br/pr...autores aí: http://www.camara.gov.br/pr...PS: o PDF do projeto não tem o número de lei, pq, bem, eles não sabiam o número que o projeto receberia, mas se você abrir a página do projeto ( http://www.camara.gov.br/pr... ) e clicar em "interior teor", você consegue ler a íntegra, que é o mesmo link que eu passei ali acima. ainda é possível ver que o Bozo pediu o desarquivamento do projeto para mesa diretora, sendo que ele não havia nem sido arquivado.
DanielBastos
Manda um meme pro-bonsonaro e compre uma pipoca ué...... :)Certeza que o pessoal para na mesma hora.
Vitor Hugo
escolas do Brasil ganham vários prêmios nacionais e internacionais de educação na última década, inclusive a escola pública que EU estudei. os índices de educação melhoraram sim e muito. o acesso às universidades públicas foi expandido, junto com a qualidade e o desempenho na área de pesquisa e ensino das mesmas. se você não consegue perceber isso ou se precisa usar malabarismo argumentativo e distorcer o que eu disse pra parecer que eu falei que é se tornou a melhor educação do mundo, você deveria ficar quieto.o SUS é um projeto modelo pra muitos países, e melhorou muito o atendimento e a disponibilidade de atendimento da saúde pública. é inegável. e a implementação do SAMU também. será que vai dizer que eu falei que é a melhor saúde do mundo também?a infraestrutura então... avançou e muito. desde a disponibilidade de moradias dignas até a de saneamento básico para as que já existiam.
BeanHaas
O porte de armas era legalizado até 2003.A ideia é retornar ao que era até 2003.Mas não!!! "Vai ter bolsa tres oitão", vai ter cidadão de bem portando armas".O porte já existiu; e o Brasil não era um faroeste na época.
BanidoPeloAdrenaline
Então passa o número do projeto ai.
BanidoPeloAdrenaline
NÃO ESTOU FALANDO DE RIQUEZA PORRA DOS INFERNOS! ESTOU FALANDO DE POLITICA!
Vitor Hugo
aham, essa Camila aí diz a verdade e o documento no site da Câmara que é falso, né? tu acredita em qualquer videozinho na internet e eu que sou jumento...se bem que você já tá condicionado a acreditar por causa do desespero de provar que você tá certo e de que seu ego pode continuar inflado. aí é contigo: seu ego vale mais que seu caráter?
BanidoPeloAdrenaline
Pqp é coisa que eu leio nessa internet.Ele NUNCA disse que é salvador da pátria, mas já disse "EU NÃO SOU O SALVADOR DA PATRIA". Pare de cheirar sua droga que não escura coisa que não existe!Saúde, a educação e a infraestrutura não pioraram? Pqp ut é o que seu jumento? Além de trouxa é uma pedra para falar isso? Brasil SEMPRE fica nos últimos lugares em provas de educação! O SUS é uma piada! A infraestrutura é outra piada também!
Bernardo Rosenfeld M.
Também não recebi e no máximo recebo vez em outra regional de imobiliária ou loja sobre promoções e vendas. No mais, nada...
Felipe Neto
Estou falando de Trump antes de ser líder de estado, po favor prestar atenção no texto.Trump antes de ser presidente já era muito rico, é essa a diferença entre um líder natural e um encostado no estado, eu prefiro 1 milhão de vezes que o Mito do brasil fosse o Trump, do que um cara que não sabe 0,5% de economia.
BanidoPeloAdrenaline
O seu jumento, tu caiu em mais uma Fake News! Procure melhor sobre, mas como tu tem preguiça de ler, aqui tem um vídeo que explica!Nome do vídeo: "#FakeNews. #Dia07é17 #EleSim Bolsonaro assinou a lei do SUS das vítimas de estupro?" Do Canal Camila Abdo
Vitor Hugo
esse número envolve muito mais coisa que PLs e PECs.
Vitor Hugo
eu não me informo? jesus. primeiro que o PT teve 2 presidentes e 3,5 mandatos.ele pode dizer que voa, o importante não é o que ele diz. ele se vende SIM como o salvador da pátria, só você ver que ele diz que vai solucionar tudo, mas não consegue explicar como vai fazer nada (e mesmo assim votam nele kkkkkk). até o plano de governo oficial dele é raso, não consegue fazer nenhuma proposta que não seja simplista.e dizer que a saúde, a educação e a infraestrutura pioraram é atestar sua mentira.
Vitor Hugo
não são mais de 600. se você mesmo sentar sua bunda na cadeira e ler, verá que PROJETOS DE LEI e PROJETOS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO não passam de 200.e mesmo esses 200, não acho pouco. o problema não é a quantidade em si, mas é a qualidade dos projetos ser baixíssima, por isso não são aprovados.quer projetos ruins? vou falar 2 que eu sei (pq os projetos dele são tão importantes que ninguém nem conhece): o que desobriga hospitais do SUS de darem tratamento imediato às mulheres vítimas de abuso sexual e o da fosfoetanolamina (que por alguma razão é um dos 2 únicos que foram aprovados), em que ele se julgou mais capaz de decidir sobre o assunto do que a autoridade brasileira de vigilância sanitária e no fim a droga se mostrou só um placebo (agora imagina se, além de placebo, também fosse danosa à saúde).PS: aposto que se procurarmos, encontramos muitos outros ruins.
BanidoPeloAdrenaline
Estou comparando politico com politico e não a fortuna do Trump com a do Bolsonaro! As ideias são as mesmas, ambos são bem parecidos!
BanidoPeloAdrenaline
Defendo com unhas e dentes? Pqp, só fala M do cara e quer que eu faca o que? Fale os defeitos dele que eu concordarei contigo!Quer que eu te ajude? Ele apoiava o Chávez, a oratória dele é horrível, disse que explodiria o congresso e pediu desculpas e disse que foi um infeliz erro essa fala.
Caleb Enyawbruce
incrivel a quantidade de bots comentando aqui
Felipe Neto
Planos de governo não justifica as opiniões factivas de um possível líder de estado, eu não tenho nada contra seu candidato, alias.. recomendo que você pare de comparar Trump com o Bolsonaro, qualquer coincidência é mera ilusão da cabeça dos eleitores do mesmo.Trump é um grande líder natural, fez sua fortuna com o pouco que tinha, isso é admirável em um empreendedor, e não em um politico.
Denis Belo
Não idolatra, mas defende com unhas e dentes. Enfim, não vou perder meu tempo com fã de político não. Passar bem.
Exibir mais comentários