Início » Internet » Brasileiros no Twitter ficaram mais educados com limite de 280 caracteres

Brasileiros no Twitter ficaram mais educados com limite de 280 caracteres

Segundo Twitter, brasileiro ficou mais gentil na rede social: uso de "obrigado" e "desculpe" aumentou 50% em um ano

Felipe Ventura Por

O Twitter adotou, há quase um ano, uma medida inicialmente controversa: aumentar o limite de caracteres de 140 para 280. Os usuários se acostumaram e, coincidentemente, a rede social só teve lucros desde então. Essa mudança também deixou os brasileiros mais educados no geral.

Foto via Pixabay

Segundo o Twitter, o brasileiro passou a ser mais gentil na rede social. O uso de palavras como “obrigado/obrigada”, “por favor”, “desculpe” e “agradeço” aumentou cerca de 50%. A comparação foi feita levando em conta tweets de agosto de 2017 e agosto deste ano.

Além disso, como o espaço adicional, os brasileiros usam menos abreviações. O termo “flw” foi 25% menos usado, enquanto “falou” teve um aumento de 75%. “Brinks” teve uma queda de 8%, contra um aumento de 87% da palavra “brincadeira”. O termo “bjs” ficou estável, porém “beijos” foi 27% mais tuitado.

Considerando o mundo inteiro, não só o Brasil, o Twitter se tornou mais conversacional. O número de mensagens com ponto de interrogação (“?”) cresceu 30%. Os tweets também recebem mais respostas, em média — a rede social não menciona a dimensão desse aumento.

Usuários temiam limite maior de caracteres no Twitter

No ano passado, o Tecnoblog fez uma enquete no Twitter perguntando o que os usuários achavam de aumentar o limite para 280 caracteres. Quase 50% acharam isso “péssimo”.

Havia o medo de que esse espaço adicional seria usado para “textões”, ou para tweets com uma palavra por linha. Mas no período de testes, realizado no ano passado, o Twitter descobriu que menos de 5% dos usuários ultrapassavam 140 caracteres, e menos de 2% iam além de 190 caracteres.

Agora, parece que todo mundo se acostumou. O limite é de 280 caracteres em quase todos os idiomas, exceto japonês, coreano e chinês. Você se tornou mais educado no Twitter nesse último ano?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André G

Achei que só o Facebook tinha essa palhaçada.
Eu curtia memes de humor negro e sempre aparecia no feed da minha mãe e da minha irmã "André curtiu isso", como se o Facebook estivesse me dedurando.

Magnosama

Como quase tudo na internet,
foi muita chiadeira por nada, tsc...

marcus

Ou melhor ainda: contabilizaram os últimos três meses, mas o aumento da educação foi tão grande nos meses anteriores que compensou.

Suponha que dos 12 meses da pesquisa, 9 deles (75%) foram de fato mais educados e 3 deles (25%) foram menos educados.

Se nestes 75% a educação aumentou 100%, mas nos 25% caiu 50%, ainda assim haveria um aumento de .75*(1+100/100) + .25*(1-50/100)= 1.625, um saldo positivo de 62,5%.

Ou não.

Fábio

Também acho que ficou perfeito.
Quem chama de textão um twitt de 280 caracteres são só aquelas pessoas que abreviavam absolutamente todas as palavras e usavam 10 emojis.

Eliézer José Lonczynski

A maioria das interações em conversas pediam dois tweets, agora está perfeito.

Seraph

Uma coisa que me incomoda no twitter tbm sempre vai ser a versão web com essas laterais vazias. Podiam fazer algo no estilo G+, não encher de lixo como facebook.. qualquer coisa que preenchesse isso

Seraph

boa dica.. vou usar mais esse recurso.

Seraph

vou tentar, agradeço a dica

Mauro

Eu já tinha desativado e mesmo assim aparecia com frequência curtidas de outras pessoas. Eu ficava com tanta raiva que parava de seguir a pessoa que o twitter avisava da curtida.

Depois, comecei a clicar nas opções do tweet e selecionava 'não curti esse tweet', depois aparecia 'iremos usar isso pra aprimorar sua experiência'

Acho que deu certo, faz tempo que não vejo curtidas.

Felipe Ventura

Acho que você consegue desativar isso aqui: https://twitter.com/setting... Desliga a opção "Mostrar os melhores Tweets primeiro". Eu nunca mais vi tweet curtido, só retuitado.

Seraph

Eu mesmo critiquei o limite e ainda acho chato os textões na tela. But, melhorou muito a comunicação sem perder a originalidade. Precisam apenas parar de mostrar na tl tudo que as pessoas que sigo curtem, botão de RT não existe atoa.

André G

Incrível ver que os brasileiros ficaram mais educados em um ano de eleição.