5 aplicativos para gravar a tela do celular [Android e iOS]

Android conta com vários aplicativos para gravar a tela do celular, com som e áudio do microfone; já o iPhone possui solução nativa

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 8 meses
Rec Button / Dribbble

Você já tentou compartilhar uma imagem ou vídeo de um jogo no smartphone com alguém e não conseguiu? Por muito tempo gravar a tela do celular não foi algo muito simples de se fazer, mas hoje existem uma série de aplicativos e ferramentas que permitem não só fazer uma gravação, mas editar o vídeo e compartilha-lo facilmente.

Os melhores aplicativos para gravar a tela do celular

O Android possui uma série de aplicativos capazes de gravar a tela do celular, de fácil operação e que não dependem de root para funcionarem. Listamos aqui os cinco mais populares, sendo um deles também compatível com iOS (iPhone) que, diferente do sistema do Google, possui uma ferramenta nativa (tutorial no final).

1. AZ Screen Recorder

AZ Screen Recorder

O AZ Screen Recorder (Android) é um dos mais antigos e populares aplicativos do gênero disponíveis, principalmente pela versatilidade e pouca exigência de recursos. Até smartphones e tablets mais antigos, do Android 5.0 Lollipop em diante podem participar da brincadeira. O aplicativo suporta gravação em 4K a até 60 fps, oferece ajustes de bitrate e não impõe nenhum tipo de marca d’água em seus vídeos.

Além disso, seus controles são simples e todas as opções estão habilitadas. Quem não quiser pagar para se livrar dos anúncios no app não terá uma experiência limitada.

2. DU Recoder

Du Recorder

O DU Recorder (Android, iOS) é uma solução mais recente, mas logo de cara se mostra bastante atraente para quem deseja gravar vídeos e compartilha-los de forma rápida e simples. Além de ser totalmente gratuito, ele também é uma plataforma de streaming completa.

O usuário pode associar sua conta do YouTube ou do Facebook ao software, e a partir daí fazer uma captura do vídeo, áudio e microfone de seu smartphone ou tablet e transmitir diretamente a seus seguidores, sem a necessidade de utilizar outro app. Ao mesmo tempo, o DU Recorder grava todo o conteúdo para edições posteriores. E exatamente por permitir o compartilhamento simples, conta com versão para o iOS.

O aplicativo suporta gravações em até 1440p, permite a inclusão automática de marcas d’água em transmissões e oferece ferramentas potentes de edição e diferente dos demais é totalmente gratuito, não apelando sequer para a exibição de anúncios.

3. Mobizen Screen Recorder

Mobizen Screen Recorder

O Mobizen Screen Recorder (Android) é um dos preferidos dos iniciantes, por contar com uma interface bastante simplificada. Com ele é possível ajustar a qualidade de vídeo e áudio facilmente, além de definir o uso ou não da câmera frontal. Ele também possui ferramentas simples de edição, todas ao alcance de menu nada complicado.

O app é essencialmente gratuito, mas limita algumas funções a um plano de assinatura, como a remoção de anúncios e marcas d’água, personalização de marcas e criação de GIFs.

4. ADV Screen Recorder

ADV Screen Recorder

À primeira vista o ADV Screen Recorder (Android) parece simples demais, mas esta é exatamente a sua proposta: oferece controles simplificados ao máximo para permitir que mesmo usuários completamente leigos possam gravar seus vídeos com uma das mãos amarrada nas costas. Permite algumas gracinhas, como desenhar na tela durante uma captura e conta com ferramentas básicas, porém eficientes para a edição de vídeo.

5. Super Screen Recorder

Super Screen Recorder

O Super Screen Recorder (Android) é outro app bastante simples, bom para dispositivos mais limitados. Captura vídeos de até 1080p a 60 fps, mas conta com algumas opções de edição e compressão de áudio e vídeo simples. Uma das suas vantagens é o fato de não incluir marcas d’água de qualquer espécie, garantindo tela limpa.

O Super Screen Recorder limita algumas ferramentas para gravar a tela do celular através de uma compra única no app, que também dá cabo dos anúncios.

Como gravar a tela de um dispositivo iOS (iPhone, iPad)

Pexels / iPhone / Pixabay / aplicativos para gravar a tela do celular

Donos de iPhone ou iPad não precisam instalar nenhum aplicativo de terceiros se quiserem apenas gravar a tela do celular e nada mais, pois a partir do iOS 11 a Apple passou a oferecer uma opção nativa para a gravação de tela, que é bastante eficiente.

Tudo o que o usuário precisa fazer é habilita-la; além disso, o método para acessar a Central de Controle mudou no iOS 12.

iPad / Gravação de Tela / aplicativos para gravar a tela do celular
  1. Abra o app Ajustes, acesse o menu Central de Controle;
  2. Clique em Personalizar Controles;
  3. Toque no botão (+) ao lado da ferramenta Gravação da Tela;
  4. Acesse a tela ou app que deseja gravar;
  5. Deslize o dedo (de cima para baixo) no canto superior direito do iPhone ou iPad;
  6. Isso vai abrir a Central de Controle, toque no botão de gravar a tela;
  7. O iOS faz uma contagem regressiva de 3 segundos, e então começa a gravar;
  8. Segure o botão e um pop-up permitirá ativar o microfone e captar sons externos;
    Note que a barra de status no topo do seu iPhone ou iPad ficou vermelha;
  9. Para interromper a gravação, toque na barra de Status e no pop-up, “Parar”.
iPad / Gravação de Tela / aplicativos para gravar a tela do celular

Todas as suas gravações ficarão armazenadas na sua Galeria de Imagens, de onde você pode compartilhar nas redes sociais, enviar para outros serviços ou editar.

Você pode se interessar por:

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados