Início » Celular » Tensão entre EUA e China pode fazer Apple fabricar iPhones na Índia

Tensão entre EUA e China pode fazer Apple fabricar iPhones na Índia

Decisão deve valer para os iPhones XS e XR; fabricação na índia pode livrar Apple de complicações caso a guerra comercial entre EUA e China se intensifique

Emerson Alecrim Por

As relações comerciais entre China e Estados Unidos andam tensas e não há nenhum sinal de trégua para 2019. Em uma aparente tentativa de escapar do fogo cruzado, a Apple pode adotar uma estratégia um tanto ousada: fabricar os iPhones XS, XS Max e XR na Índia a partir do próximo ano.

iPhone XR

É o que dizem fontes ouvidas pela Reuters ligadas à Apple e à Foxconn. Não que a Índia seja um território inexplorado por ambas as companhias. Modelos mais antigos, como iPhone SE e iPhone 6S, passaram a ser montados no país em 2017. Além disso, a Foxconn produz smartphones para outras companhias na Índia, entre elas, a Xiaomi.

A produção dos modelos mais antigos do iPhone na Índia é feita em uma fábrica da Wistron. Já a dos iPhones mais recentes deverá ficar a cargo da unidade da Foxconn na cidade de Sriperumbudur. A companhia investirá o equivalente a US$ 356 milhões para expandir a fábrica. Até 25 mil empregos poderão ser gerados com as novas linhas de produção.

Para a Apple, manter parte da produção na Índia pode diminuir sensivelmente o risco de complicações operacionais caso as relações entre China e Estados Unidos fiquem mais complicadas — vale lembrar que os modelos atuais do iPhone são fabricados na China.

O clima de tensão entre os dois países também seria um dos motivos para a Foxconn estar considerando a montagem de uma fábrica no Vietnã. Pelo menos é o que a mídia estatal vietnamita relatou no início do mês. Essa unidade estaria sendo planejada justamente para a produção de equipamentos para a Apple.

Foto via Pixabay

iPhone 6S

Mas o foco na Índia deve fazer mais sentido. O mercado indiano é gigantesco e, ao mesmo tempo, muito disputado por conta da forte presença das marcas chinesas. A produção local poderia deixar os iPhones atuais mais competitivos por lá e livrar a Apple das altas tarifas de importação aplicadas pelo governo indiano.

Foram justamente essas tarifas que levaram a Apple a decidir pela produção dos iPhones SE e 6S na Índia. Esses modelos acabaram não tendo vendas expressivas por lá, mas, aparentemente, a companhia acredita que poderá ter mais sucesso com os iPhones mais recentes.

Apple e Foxconn foram procuradas, mas não comentaram o assunto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mendonza

Xiaomi tá demorando a comprar essa tilangueira.

Mendonza

Chinês ganha mais que brasileiro, parça.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Cara economicamente a china ta mazomenos, tirando a bolha mobiliária deles eles exportam pro mundo literalmente (semelhante a índia).

quem esta desesperado é os EUA, porém o que a matéria não deixa claro é que estarão trocando 6 por meia dúzia, a Apple não quer ter fábricas nos States por causa dos impostos (tanto que mal se metem aqui) e vão fazer offshore até pra lua se der só pra não pagar impostos e não medirão valores de investimento pra isso (o que é meio irônico, gastar dinheiro para não gastar dinheiro...) no fim criando um inimigo comercial aos EUA SEMPRE (em 2020 os state entra em guerra comercial com a índia se duvidar).

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

pra que o brasil (ou qualquer outro país) tenha uma estrutura semelhante á da china esse país precisa ter no mínimo 1.5 bi de pessoas...

já tem gente demais nesse mundo rapaz, ou você quer contribuir pra essa infraestrutura ( ͡° ͜ʖ ͡°) ?

Lairton Gomes

Verdade. Se houver muita boa vontade política daqui para a frente, em 10 anos a gente pode pensar

Lairton Gomes

e se eu te contar que o salário médio de um trabalhador da indústria chinesa já ultrapassou o da brasileira

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Com o advento da inteligência artificial, é palpável que a Apple monte fábricas totalmente automatizadas nos States mesmo... Índia me parece solução de médio prazo. A China tem muito a perder em vários cenários, já que eles tem muito mais bocas pobres, boa parte não-hans, pra alimentar, mas o governo dos States também tem a perder, pois a volta de uma linha de montagem para o seu território que não gera empregos tem efeito quase irrelevante em certos indicadores sócio-econômicos, como o nível de desemprego e redução de desigualdade social. Sem falar numa possível queda de arrecadação sobre renda.

Gabriel Arruda

Pelo que sei não, mas é um mercado mais interessante para Apple e um país com mais potencial de lidar com esses problemas.

Bruno Sousa

A Índia tem?

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Leia de novo, eu disse que você é agressivo? Está faltando interpretação de texto.

Não sou indiretas, mas se a carapuça serviu, use a vontade!

Gabriel Arruda

Nem de longe a maior barreira, o Brasil não tem condição alguma de competir com a China em termos de infraestrutura e tecnologia para produzir smartphones completos. Aliás, ninguém tem essa capacidade.

É meio verdade essa ideia que é pelo trabalho escravo que a China é a "fábrica do mundo". Faz parte, mas o maior problema é toda o ecossistema em volta do processo.

https://www.nytimes.com/201...

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Temos uma burocracia absurda ao mesmo tempo que não temos infraestrutura para ser uma China

Arroz e Feijão

A resposta pros ignorantes é a ignorância. Ignore.

Fabio Santos

Analfabeto político kkk, primeiro que pra discutir fatos político não dá sem conhecer a figura do outro lado, volta pra erva, kkkk.
Agressivo eu? Hoje vocês nutella não pode nem comentar algo que já tá agredindo bando de frouxo

Baio-kun

A mão de obra no Brasil é mais barata do que na China por causa da desvalorização do Real, acredito que as únicas barreiras travando a entrada dessas empresas no Brasil sejam os impostos. Não da pra investir dezenas/centenas de milhões de dólares em uma fábrica que não vá dar lucro garantido.

Exibir mais comentários