Apple se desculpa por teclados de MacBook vulneráveis a poeira

MacBook Pro e MacBook Air (2018) usam mecanismo "borboleta" no teclado e deixam de funcionar direito quando juntam poeira

Felipe Ventura
• Atualizado há 3 anos
MacBook Air (2018)

A Apple pediu desculpas pelo teclado borboleta de terceira geração presente no MacBook Pro e MacBook Air lançados no ano passado. As teclas usam um mecanismo “borboleta” para reduzir a espessura dos notebooks; no entanto, elas deixam de funcionar direito quando juntam poeira — até mesmo um grão de areia. O teclado pode ser trocado gratuitamente em caso de problemas.

“Estamos cientes de que um pequeno número de usuários está tendo problemas com o teclado borboleta de terceira geração e, por isso, pedimos desculpas”, diz um porta-voz da Apple ao Wall Street Journal. “A grande maioria dos clientes de notebooks Mac está tendo uma experiência positiva com o novo teclado.”

No ano passado, a Apple abriu um programa de serviço para substituir gratuitamente o teclado borboleta de primeira e segunda gerações, mesmo fora da garantia, em unidades do MacBook e MacBook Pro lançadas entre 2015 e 2017. Isso vale por quatro anos após o lançamento de cada modelo. A troca pode demorar alguns dias ou até mesmo uma semana.

Infelizmente, a terceira geração do teclado ainda sofre com os mesmos problemas: ou a letra correspondente não aparece, ou aparece duas vezes seguidas. As teclas E, R, W e T começaram a repetir a mesma letra quando pressionadas no MacBook Air (2018) da jornalista Joanna Stern, do WSJ. O MacBook Pro (2018) também é afetado.

Os novos laptops ainda estão cobertos pela garantia de um ano. Stern levou o MacBook Air dela para uma Apple Store, onde um funcionário trocou as teclas E e R e limpou a base delas. O problema persiste. O próximo passo é substituir o painel inteiro do teclado.

A membrana abaixo das teclas no MacBook Pro de 2018 (Foto: iFixit)

Apple colocou membrana no teclado para evitar poeira

O mecanismo usado pela Apple lembra as asas de uma borboleta, e substitui o mecanismo tradicional de tesoura encontrado em outros notebooks. No entanto, até mesmo um grão de areia pode provocar uma falha nas teclas. A empresa foi processada por causa disso.

A Apple tentou consertar o design na terceira geração colocando uma membrana fina abaixo de cada tecla. Isso também ajuda a reduzir o ruído ao digitar. No entanto, a falha continua ocorrendo.

John Gruber, do Daring Fireball e conhecido por suas fontes dentro da Apple, diz que esses teclados são “os piores produtos” na história da empresa. “Os MacBooks deveriam ter os melhores teclados da indústria; em vez disso, eles são os piores. Isso está causando danos duradouros à reputação da marca MacBook.”

Esse problema pode ser amenizado via software. O desenvolvedor Xinhong Sam Liu criou um aplicativo chamado Unshaky que detecta quando o MacBook tenta repetir a mesma letra em um intervalo muito curto. Quem sabe a Apple possa incorporar essa funcionalidade no próximo macOS.

Leia | Como limpar um teclado mecânico

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.