Início » Telecomunicações » Claro, TIM e Vivo não poderão comprar faixa de 700 MHz no leilão de 5G

Claro, TIM e Vivo não poderão comprar faixa de 700 MHz no leilão de 5G

Oi é a única das grandes operadoras que poderá adquirir faixa de 700 MHz, atualmente utilizada para o 4G

Lucas Braga Por

O leilão de 5G acontecerá em março de 2020, e a Anatel irá oferecer as frequências de 2,3 GHz, 3,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Além disso, a agência vai leiloar as sobras da faixa de 700 MHz; o problema é que Claro, TIM e Vivo não poderão arrematar o espectro de 10 MHz + 10 MHz dessa faixa — isso poderá ser feito apenas pela Oi ou por outra operadora.

Como aponta o TeleSíntese, o motivo para a restrição é que Claro, TIM e Vivo já atingiram o máximo de espectro que podem ter abaixo de 1.000 MHz. A resolução n° 703 da Anatel impede que uma operadora possua mais de 35% de todo o espectro das subfaixas abaixo de 1 GHz, com a possibilidade de estender o limite para 40% mediante autorização da agência.

Sendo assim, nenhuma empresa pode ter mais de 71,4 MHz de espectro em frequências abaixo de 1 GHz. De acordo com o Teleco, a Vivo é impedida por já ter mais de 51,4 MHz no interior de São Paulo, Minas Gerais e Nordeste; a Claro fica impedida por conta das suas licenças na capital paulista e na região Norte; e a TIM, por já ter 64 MHz de banda em frequências abaixo de 1 GHz no Paraná e Santa Catarina.

Ou seja, se alguma dessas operadoras comprar o lote de 20 MHz (10 + 10 MHz) na faixa de 700 MHz, vai estourar o limite estabelecido pela Anatel. Vale lembrar que o lote a ser leiloado é nacional, de forma que as empresas são impedidas de adquirir a licença apenas nos estados de seu interesse.

Enquanto isso, a Oi tem apenas 5 MHz de capacidade em frequências abaixo de 1 GHz, exceto no Rio Grande do Sul, na região Centro-Oeste e parte da região Norte, onde possui 19 MHz. A Nextel é outra operadora que também poderia arrematar a frequência por ter 15 MHz em nível nacional, mas a empresa teve sua compra anunciada pela Claro.

Nas demais frequências de 5G, a situação já é mais confortável: nas faixas entre 1 GHz e 3 GHz, cada operadora pode ter até 172,5 MHz de espectro, podendo se estender em mais 5% mediante autorização da Anatel. A empresa que mais se aproxima do teto máximo é a Vivo, que possui 120 MHz de capacidade na região Nordeste, seguida da Claro, com 110 MHz de capacidade em Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Essas são as capacidades que serão leiladas:

  • 700 MHz: 20 MHz (10 MHz + 10 MHz)
  • 2,3 GHz: 100 MHz (50 MHz + 50 MHz)
  • 3,3 GHz: 100 MHz (50 MHz + 50 MHz)
  • 3,5 GHz: 200 MHz (100 MHz + 100 MHz)
  • 26 GHz (ondas milimétricas): 3.250 MHz (1.625 MHz + 1.625 MHz).

Operadoras terão meta de cobertura

O presidente da Anatel, Leonardo Morais, defendeu que a agência deverá estabelecer metas de cobertura e de infraestrutura de fibra óptica nos próximos leilões, inclusive o de 5G. A ideia é atender áreas do país sem redes adequadas de acesso e transporte, como áreas da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, segundo o TeleSíntese.

O edital do leilão já está sob análise da Procuradoria Federal, órgão ligado à Advocacia Geral da União, e o modelo a ser seguido é o mesmo de 2007, no leilão de frequências para 3G, onde o direito de uso para áreas com maior atratividade econômica foi condicionado a investimentos em municípios desassistidos.

Mais sobre: , , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Soares Santos
obrigado pelo esclarecimento
Duzera74
kkkkkkkkmais um falando o que não sabe, em vez das pessoas aproveitarem a internet para se instruir não, preferem falar besteira.Sou cliente Tim e em TODOS os estados em que já viajei onde a operadora oferece tal serviço ele funcionou.
Felipe Silva
Legal esse teu Nubia M2 que não funciona no b28 700MHz do brasil, justamente a melhor frequência do 4g brasileiro. A maioria dos celulares chineses que eu tenho visto não funcionam em b28.
Lairton Gomes
no fim, vai ter que cabear de todo jeito
Lairton Gomes
ou não
Porto Velho
Celulares não funcionam em toda essa faixa.
Porto Velho
Aqui também existe isso. E lá também é regulado.. qual a próxima?
Caleb Enyawbruce
Caraca!!! Imagine!! Mds...
Diego
A Banda 30 é 2305 – 2315 uplink 2350 – 2360 downlink. Não devendo ser a que vai ser utilizada aqui.
LekyChan
pesquisei aqui e realmente a 3GPP tinha definido do 2300 como TDD para uso com o 4G em LTE, e chamado de Banda 40, mas tbm tem a banda 30 que tbm usa o 2300Mhz só que em FDD, que provavelmente deve ser o modo que vai ser usado aqui no brasil.
Diego
As faixas de 2,3 e 3,3 não são TDD( envio e recebimento na mesma faixa)?
Jarbas Coqueiro
Porque são 1.000 MHz, e não 1002300 até 3300 MHz
LekyChan
ata entendi, esse 50+50 é que 50Mhz é usado para o envio e os outros 50Mhz para o recebimento. ou seja quem arramatar a frequencia de 2300Mhz, vai poder usar do 2300mhz até o 2349Mhz para envio e do 2350Mhz até o 2399Mhz para recebimento.
Diego
100mhz contínuos 2,3-,2,4 3,3-3,4
LekyChan
o 5G não é pensado para substituir o 4G, ele foi idealizado para a internet das coisas, onde haverão muitos aparelhos conectados, ou seja, vai acaber sendo que nem Hot spot de wifi, será coisa que vc vai achar em café, restaurantes, shoppings, não ao ar livre.
LekyChan
pq essa faixa não esta totalmente vaga, no meio dela por exemplo tem o 2700Mhz(2,7GHz) que é uma das frequencias usadas pelo 4G
LekyChan
oque eu quero dizer é:Digamos que esses tal telefone suporte as frequencias 700/850/900/1850/1900/2100Mhz em todas as suas versões, ou seja, ele é igual em todas as regiões, mas ele por exemplo não suportaria a frequencia 2700mhz que é uma das usadas pelo 4G brasileiro.é isso que eu quis dizer com minha frase do comentário acima.
Duzera74
claro que suporta, se não suportasse não teria porque a empresa colocar no celularrs
Duzera74
aqui em Campinas/SP, umas das principais regiões metropolitanas do país, o 4G falha demais, seja da Tim, Vivo ou Claro
LekyChan
podem ser as mesmas, mas não quer dizer que suporte todas as frequências usadas em todos os países.
Duzera74
não sei a xiaomi mas todos os aparelhos da Nubia, inclusive importei um Nubia M2 final de 2017, as faixas de frequências que o celular aceita eram as mesmas independente se era versão chinesa, européia ou norte-americana, o que mudava era apenas o tipo de carregador e o sistema operacional
Diego
O que eu questionei e porque as faixas de 2,3 e 3,3 não eram vendidas como 100mhz contínuos
LekyChan
existe, é justamente para facilitar essa parte, que as empresas lançam varias verãos, uma na EU, outra para Asia, outra para os EUA, o meu Xiaomi memso é de 2017 mas ele não suporta a banda de 700Mhz do 4G brasileiro
LekyChan
eu adoraria que a japonesa NTT viesse para cá
Duzera74
discordo totalmentesem concorrência estaríamos andando de fusca, brasília e gol a ar
Duzera74
sua própria rede em SP e RJ e da vivo em roaming
Duzera74
acho que esse problema dos celulares não existe mais de 2015 pra cá
Duzera74
sky = AT&T
Bucetildes Pilot
Você além de ignorante, não sabe debater sem ofender. Já deu, né? Porque não vai estudar um pouco? O cérebro agradece.
Yan Minari
Pode ser "inviável" pra UMA operadora sozinha cobrir o país inteiro, por outro lado existem (ou pelo menos tentam fazer) provedores locais, que atendem as demandas de zonas rurais e pequenos centros urbanos.Nos EUA mesmo começou a ter uma febre de "provedor de garagem". Alguém contrata uma dark fiber e começa a revender para seus vizinhos e etc. Mas veja que "coincidência", começaram a surgir leis que dificultam (ou até mesmo impedem) o processo de abrir esses pequenos provedores.
Yan Minari
Fui olhar a wikipedia aqui e o espectro é maior que eu lembrava: "3 Hz to 3 000 GHz"Mas os jumentos continuama achando que é fisicamente possível uma única empresa ocupar tudo isso e impedir a concorrência.
Yan Minari
Em nenhum momento eu disse que duas empresas poderiam usar a mesma frequência. Você está batendo em um espantalho.
brazlocateli
Absolutamente possível economicamente, além de ser um excelente investimento!A Vivo lucrou 8bi só em 2018, ela tem caixa de sobra para colocar todas frequências 5G em todas capitais do país, por exemplo. Imagine ela monopolizando o mercado mobile 5G das capitais brasileiras?! Ela lucraria 20bi+ nos anos seguintes.O cara tá perdido nas próprias ideias!
Marcos Soares Santos
pelo menos até uns anos atrás eu tinha visto que era da tim
LekyChan
não era da vivo?
Marcos Soares Santos
se a empresa quiser tal frequencia, vai ter que abrir mão de outra
Marcos Soares Santos
a nextel usa a infra da tim
Marcos Soares Santos
pra celulares talvez não seja grandes coisas, mas pra uma infinidade de outras vai ser perfeito. imagine uma rede de cameras pela cidade sem precisar cabear por todo lado por exemplo. claro que isso esbarra na infraestrutura, mais erbs serao necessarias
Fred
Muito obrigado!! Baita artigo!Realmente, 5G não vai servir pra quase nada. Espero que o 4G de 700MHz continue a crescer. Boa velocidade e sinal.
Marcos Rogério
Cria regras nas quais não pode cumprir, Anatel não deveria existir, mercado fechado para 5 operadoras, quem se fode é sempre o brasileiro... Vergonha
Jarbas Coqueiro
2,3 GHz = 2.300 MHzDois blocos de 50 MHz ocupariam 100 MHz, de 2.300 a 2.400 MHz, ou 2,3 a 2,4 Ghz
Porto Velho
O espectro é limitado, sem essa regra "bosta", o mercado ficaria mais concentrado que já é.
Porto Velho
Você ainda não entendeu que o espectro é limitado? Não é como uma concorrente da Coca Cola que, ao a empresa comprar, surgem mais 10. Pra marca de refrigerantes não é economicamente viável mesmo (e é por isso que rebato esse argumento tosco de que e preciso regular o "monopólio da Coca Cola"). Mas no caso das frequências, se uma empresa comprar o direito de uso, não surgem novas frequências para serem usadas por outras.
Michel
"A resolução n° 703 da Anatel impede que uma operadora possua mais de 35% de todo o espectro das subfaixas abaixo de 1 GHz, com a possibilidade de estender o limite para 40% mediante autorização da agência."Resumindo: O problema é só uma regrinha bosta criada pelo estado.
Fabrício Falci
Essas operadoras sem vergonha não tem capacidade nem de ter cobertura aceitável nas cidades , 4g é sonho pra muita gente quem dirá 5g. Kkk parece a mesma piada das TVs 8K. Enquanto não tiver mais concorrência de operadoras mundiais como a Orange teleconn. Entre outras essa bostta não vai melhorar nada.
Caleb Enyawbruce
Tomara que a Oi seja comprada mesmo, por um grande player.
mc
Protocolos de comunicações...tecnicamente não é ao mesmo tempo,porém são período tão pequeno de tempo que pode ser considerado ao mesmo tempo.Em cidade grande com são paulo,poderia ter umas 20 operadoras...porém tem cidade que tem apenas 2mil habitante,mesmo se tiver apenas um operadora,dever ter prejuízo ainda.As vezes a sinergia abaixar o preço mais que a concorrência.
Luís Carlos
Logo a Oi, a pior das 4 kkkkk
Frederico Martins
Precisamos urgentemente.
Diego
Talvez a Sky ou a Algar comprem a frequência.
Frederico Martins
Ou seja: apenas a empresa quebrada que poderá (e não irá) comprar. Prevejo novo fracasso.
Charlles Ramos
👍👍
LekyChan
não há tantas frequências disponíveis para isso, fora que isso seria bem menos organizado na vrdd, afinal se já é complicado fazer um celular que funcione em vários países diferentes, imagina se cada estado/provincia de um país usar uma frequência diferente.
uB.
N faz sentido!Vai congestionar uma faixa e deixar o resto livre, leve e solta, pra q?
Ronaldo Cesar
Eu li e re-li e não entendi
Charlles Ramos
Na vdd cada estado deveria operar em alguma faixa ExemploPR 2.6ghzSp 3.3ghzE por ai vai Acabaria com esta bagunça Nao sei se e implementavel esta ideia mais ao meu ponto de vista daria maior organização
Diego
Mas 2 blocos de 50mhz ocupariam toda a faixa de 2,3 e 3,3
Jarbas Coqueiro
Eu ainda acho pouco
Jarbas Coqueiro
Acho que por não ser uma faixa contínua, existem faixas neste intervalo já em uso para outras coisas como o 4G
Abraão Caldas
Funciona no ancapstão imaginário deles!!!!
Abraão Caldas
Eu especulo que a China telecom pode comprar a Oi justamente para investir... com a Huawei, ela poderia investir bilhões em infra tudo da Huawei.
Abraão Caldas
Picocells, por exemplo, se você está em um lugar lotado, imagine um shopping center bem movimentado, em vez de se conectar a ERB maior, os dispositivos se conectam a picocell.
Porto Velho
Então me explica aí como faz pra revogar a lei da física que impede que a mesma frequência seja usada ao mesmo tempo por mais de um aparelho.Quer fazer um teste? Tenta trancar o carro pelo telecomando da chave enquanto aperta o controle do portão.
Yan Minari
Começou certo, mas fez uma diarreia no resto. Difícil conversar com bovino pseudointelectual.
Yan Minari
Essa é a primeira vez que eu vejo alguém usar Ensino Médio numa tentativa de dar carteirada. Desculpe, eu não sabia que você tinha deficiência.
Porto Velho
Não é o número de concorrentes que define se o mercado é competitivo ou não. Google reina sozinha no mercado de buscas e ninguém liga. Mercado automotivo brasileiro tem uma cacetada de concorrentes (a com maior participação, a GM, tem menos de 17% do mercado) e em toda matéria falando de carros tem a galera reclamando de preço e qualidade.Você não pode negar que nos últimos anos a qualidade do mercado móvel subiu muito e os preços despencaram justamente por conta da concorrência entre as quatro grandes operadoras.Mas, diferentemente dos dois mercados que citei lá em cima, a telefonia móvel esbarra numa tal de lei da física que impede que duas operadoras usem a mesma frequência ao mesmo tempo. Por isso é necessário alguém pra organizar a porra toda (aqui no caso é a Anatel que faz isso). Não se engane, a maioria dos países (inclusive os com os maiores índices de qualidade no quesito) tem uma ou duas operadoras. Só países grandes, como Brasil ou EUA, tem quatro operadoras físicas. O resto é operadora virtual.Poderia dividir melhor a frequência pra aumentar o número de concorrentes certo? Errado! Se existe menos frequências disponível pra uma operadora em específico, a qualidade dela cai, já que há menos capacidade de conexão com os celulares. E aí? Vale ter duas operadoras que não funcionam direito ou ter apenas uma que funciona?
Yan Minari
Se a Anatel é tão boa por que ela não compete no livre mercado em vez de tirar o dinheiro do sr. Bovino Gadoso pra resolver o problema dos outros?
Yan Minari
> Sério? Uma só empresa chega e usa todas as frequências possíveisSim, porque é ecônomicamente possível fazer isso. Confie no seu potencial.
Porto Velho
"Que se resolvam entre si ou através de um tribunal".Que é EXATAMENTE o que a Anatel faz.
Yan Minari
As duas operadoras que se resolvam entre si, ou com ajuda de algum tribunal. De qualquer forma, o espectro que funciona ondas de radio costuma ir de 3kHz até 30GHz. O fato que a Anatel tem monopólio da fatiação desse espectro cria escassez artificial.
Burnerman_X
Aí depois falam que tem que liberar tudo para ter MAIS CONCORRÊNCIA ahhahahhaAh é.. não dá. A única empresa foi lá e rapou tudo.
Diego
Oi+Tim é 50% maior que a Claro e 24% maior que a Vivo não é uma boa idéia. O CADE talvez não permita. E a China Telecom tera oposição do governo federal se tentar adquirir algum ativo por aqui
avinicius
A T-Mobile já respondeu isso.https://arstechnica.com/inf...
LekyChan
sim fiz um curso chamado Ensino Médio e você?
Diego
"comprar a Oi e a Tim" isso só piora o mercado
Yan Minari
https://en.wikipedia.org/wi...
Diego
Ah sim 5g é uma conspiração das elites para eliminar o povo com câncer. E cada uma viu. Mas o que esperar dos malucos que acham que vacinas causam autismo.
Yan Minari
Sim, e o CARTEL é administrado pela ANATEL.
Yan Minari
Apropriação original. O primeiro a usar, delimitar e proteger vira dono.
Yan Minari
Você nasceu burro ou fez cursinho?
Cassio Neves
a barreira se chama CARTEL.
FastSloth87
Os antivax planilsons Alex Jones da vida já estão criando caso com esses postes na Inglaterra, teve até um que subiu num poste pra quebrar a antena!
FastSloth87
Sou novato neste mundo utópico ancap, me explique, como fica esse esquema de distribuição de espectro para redes no mundo livre?
Da Silva
Pensei a mesma coisa 🤔
Caleb Enyawbruce
Venho falando isso há anos (não é nada extraordinário, é óbvio até, mas só ressaltando que sempre falo isso aqui). Principalmente uma empresa de fora, com expertise e tals. Mas por enquanto infelizmente acho difícil.
ばか
Agora fica mais "Claro" porque a Nextel foi comprada.
Fábio Moser
Pelo que eu sei é um sistema de implantação caro e difícil. Exige uma quantidade consideravelmente maior de ERBs, que devem ser específicas para esse fim, como estações em postes e lugares mais baixos que as ERBs tradicionais. Mas o foco dessa frequência são dispositivos IoT e não telefones celulares (embora eles poderão se conectar a essas frequências tbm, em casos bem específicos).
Credulos
A única barreira que impede outras teles de chegarem ao território nacional são as barreiras da corrupção dos nossos parlamentares.
Diego
Acho que a faixa de 26ghz vai precisar de uma antena em cada poste( como as caixas vdsl) para funcionar
Diego
Que divisão mais estranha, porque não leiloar a faixa de 2,3 e a de 3,3 como um só bloco, e dividir a de 26 em só duas partes?
Fred
Como eu gostaria que um site de tecnologia fizesse uma matéria sobre a banda de 26GHz, falando sobre alcance do sinal, obstrução, etc...Se com 2GHz dentro de prédios já é complicado, imagino que com 26GHz o telefone precisa levitar ao ar livre perto da antena pra conseguir se conectar... Eu hoje não consigo entender nenhuma aplicação prática.Fica de sugestão
LekyChan
claro, afinal as leis da fisica são mesmo barreiras artificiais kkkkk
Yan Minari
É difícil porque o estado coloca barreiras artificiais pra impedir a concorrência.
tuneman
Logo a mão invisível do lobby da um jeito nisso....
Abraão Caldas
É difícil, principalmente porque o espectro é limitado.
Duzera74
Brasil precisa de um novo player no mercado de telefonia celulardepender da claro, vivo, tim e principalmente oi