Início » Aplicativos e Software » Google interrompe acesso da Huawei ao Android Q e apps para futuros celulares

Google interrompe acesso da Huawei ao Android Q e apps para futuros celulares

Huawei está proibida de adquirir componentes e software vindos dos EUA; ela não poderá lançar celulares Android com Play Store

Felipe Ventura Por

A Huawei está proibida de adquirir componentes e software vindos dos EUA devido a uma ordem de emergência nacional assinada pelo presidente Donald Trump: a fabricante chinesa não poderá incluir a Play Store e aplicativos do Google como Gmail e YouTube em futuros celulares; nem terá acesso antecipado ao Android Q.

Segundo a Reuters, a Huawei só terá acesso à versão pública do Android, que possui código aberto. O Google interrompeu o acesso antecipado à futura versão do sistema, chamada Android Q; a fabricante já havia prometido atualização para oito celulares, incluindo o P30 Pro.

Além disso, a Huawei não poderá adquirir serviços e aplicativos proprietários do Google, como Play Store, Gmail, Google Maps, YouTube e Play Services. A medida vale apenas para futuros celulares, não para os atualmente à venda no mercado.

“Garantimos que, enquanto cumprimos todos os requisitos do governo dos EUA, serviços como o Google Play e a segurança do Google Play Protect continuarão funcionando no seu dispositivo Huawei existente”, diz o Google em comunicado.

Os celulares atuais ainda receberão atualizações de apps e de segurança, porque isso não exige uma interação entre o Google e a Huawei. No entanto, a empresa só poderá atualizar o Android depois que sair a versão pública no terceiro trimestre.

Isso joga um balde de água fria nas ambições internacionais da Huawei, que cresceu 50% no primeiro trimestre de 2019 comparado ao mesmo período do ano passado. Quase metade de todas as vendas da empresa vêm de fora da China, segundo a consultoria Counterpoint Research.

Huawei prepara alternativa ao Android

Não existe uma alternativa viável ao ecossistema do Android, e celulares sem a Play Store e os aplicativos do Google teriam dificuldade em concorrer com outras marcas. A única exceção é a China, onde a Huawei já vende celulares sem serviços do Google, que são bloqueados no país.

Ainda assim, a Huawei vai tentar. O executivo Richard Yu disse em entrevista ao jornal alemão Die Welt: “estamos fazendo nosso próprio sistema operacional. Se não pudermos mais usar esses sistemas, estaremos preparados. Esse é o nosso plano B. Mas é claro que preferimos trabalhar com os ecossistemas do Google e da Microsoft”.

Em comunicado, a Huawei diz que “fez contribuições substanciais para o desenvolvimento e crescimento do Android em todo o mundo”, e que “continuará a fornecer atualizações de segurança e serviços de pós-venda para todos os produtos existentes de smartphones e tablets Huawei e Honor, cobrindo os que foram vendidos e que ainda estão em estoque globalmente”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Denis Belo

Só afetou uma empresa agora né, toda a galera que fornece pra Huawei tá ferrada também, tem empregos americanos em jogo. Tá cedo ainda pra prever qualquer coisa, mas isso definitivamente não afeta só uma empresa não.

Rod

Pode instalar o que quiser. O bloqueio vai ser na conexão.

Felipe Liʍa

Provavelmente o sistema deles ja terá um store de facil acesso pra instalar os app!

Problema eh ter acesso aos app de empresas americanas (google, amazon, Facebook, Microsoft, etc)

Felipe Liʍa

Mass nao terá acesso aos app de empresas americanas (google, Facebook, Amazon, Microsoft, etc..)

Bruno Vieira

aqui aparece até com adblock...

Paçaro

Aí o Facebook bota bloqueio dentro do app identificando o fabricante porque o governo mandou. Quero ver quem vai comprar celular sem Facebook, Instagram e WhatsApp. Vai ser a mesma história do WP.

Sandro Soares

Isso dá pra resolver com o saudoso micro-G

Sandro Soares

Aurora Store, uma loja a altura da Google Play

Sandro Soares

Essa história de que a Huawei é comunista e vai roubar todos os nossos dados me parece só a velha guerra entre socialismoXcapitalismo, competindo pra ver qual o melhor sistema (spoiler: capitalismo wins).
Uma desculpa para erguer barreiras protecionistas ao mercado norte-americano, frente a expansão desenfreada da China no ocidente.

Cássio Linden Albert

Alô, @mobilon!

João

Foi o governo americano que forçou isso.

Bruno

No mobile isso tá péssimo

Thiago

Voltei a usable Adblock no Tecnoblog poor causa disso

DeadPull

É pra isso que existe adblock. Agora se você prefere ter pena do portal e aceitar abusos, aí é com você.
¯\_(ツ)_/¯

Paçaro

Só a partir de 2019. Até ano passado conhecia no máximo o quintal da minha casa.

Exibir mais comentários