Início » Aplicativos e Software » Huawei é proibida de pré-instalar Facebook e WhatsApp em celulares

Huawei é proibida de pré-instalar Facebook e WhatsApp em celulares

Huawei não pode embutir aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram em futuros celulares devido ao bloqueio dos EUA

Felipe Ventura Por

A Huawei não poderá pré-instalar aplicativos do Facebook, incluindo Messenger, WhatsApp e Instagram, em seus futuros celulares devido ao bloqueio comercial dos EUA. Quem já possui um smartphone da marca poderá instalar e usar esses apps, além de receber atualizações. Ainda assim, essa é mais uma restrição para a fabricante chinesa, que está impedida de fechar novos acordos com Google, ARM, Intel e Qualcomm.

Huawei P30 Pro

O Facebook explica à Reuters que quem já possui um celular da Huawei ainda poderá usar aplicativos como Instagram e WhatsApp, além de receber atualizações. A restrição vale apenas para futuros smartphones da empresa.

Em comunicado ao Tecnoblog, a fabricante informa que, “como muitos outros aplicativos de acesso público, o Facebook continuará funcionando normalmente nos dispositivos Huawei”.

Donos de celulares da Huawei manterão acesso à Play Store e poderão baixar os aplicativos do Facebook por lá. No entanto, futuros aparelhos da fabricante não poderão vir com Play Store, a menos que o governo dos EUA mude de ideia.

“Estamos analisando a regra final do Departamento de Comércio e a licença geral temporária emitida recentemente, e estamos adotamos medidas para garantir conformidade com as exigências”, diz um porta-voz do Facebook à CNET.

EUA acusam Huawei de ajudar na espionagem da China

O Departamento de Comércio dos EUA proíbe empresas do país de fazer negócios com a Huawei. Os contratos já firmados serão mantidos, mas a fabricante não poderá licenciar a Play Store para futuros celulares, nem obter componentes da Qualcomm e Intel (como modems).

Os EUA emitiram uma licença geral temporária para que a Huawei possa atualizar dispositivos Android e equipamentos de rede. A autorização tem prazo de 90 dias e dura até 19 de agosto, podendo ser renovada.

A administração Trump alega que, por estar muito próxima do governo chinês, a Huawei pode usar seus equipamentos de rede e outros produtos para realizar espionagem; a empresa nega.

As sanções afetam potencialmente todo aplicativo feito nos EUA ou com tecnologia americana. A Huawei também pré-instala os apps do Twitter e da Booking.com em seus celulares; as empresas não comentam o assunto à Reuters.

Com informações: ReutersCNET. Atualizado às 16h56 com posicionamento da Huawei.

Tecnocast 118 – Qual é a treta dos EUA com a China?

Estados Unidos e China estão travando uma guerra comercial e essa treta começa a respingar no mundo da tecnologia. A consequência dessa briga não é apenas o encarecimento de produtos tecnológicos, e as motivações vão muito além da “proteção dos postos de trabalho americanos”, como diz Donald Trump. A disputa também é pelo controle das redes 5G, que serão a via de tráfego dos dispositivos de Internet das Coisas.

Então, quem ficará no controle dos dados de todo o planeta: China ou EUA? Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Trovalds

Se fosse tão simples assim...

Bills

Aperta pra desativar ué.

Keaton

Uai, menos Bloatware.

johndoe1981

Por mim viria só o Google Play Store instalado.

johndoe1981

Cuidado hein, falar a verdade sobre a China aqui (não que os EUA sejam santos, longe disso) no Tecnoblog vai atrair a ira de alguns usuários.

johndoe1981

Não acho que seja seletivo, acho que é desejo de todo mundo aqui que nenhum bloatware viesse pré-instalado, ainda mais se for a praga do Facebook. Até mesmo os Google Apps deveriam ser o mínimo possível, só os essenciais e mais usados. Por mim só viria o app da Play Store mesmo, o resto o usuário baixaria depois se quisesse.

Isaquiel

Todas deveriam ser proibidas de instalar qualquer app. Cada usuário instala o que gosta.

Don Ramón

Até que enfim uma boa notícia para os usuários dos aparelhos da Huawei/Honor...

Zanac_Compile

Faz a gente refletir.......................

Cassio Neves

Medida boba. Se os Estados Unidos quer ferrar a China (o que ja passou da hora), convença o mundo todo que fornece qualquer componente a ela a nao fornecer. Sem hardware e sem software ela vai falir.
E eu nao sinto pena alguma por isso, afinal, quem começou a palhaçada de proibir e atrapalhar empresas foi a china.

Rookie naz

Sim negócios são negócios, mas se desse pra desinstalar já seria de grande ajuda.

Franco Luiz

Nome disso e dinheiro, as empresas ganham uma boa grana pra por o app como padrao no aparelho , Da uma raiva do caralho mas negocios sao negocios .....

ao menos podia ter como desistala essa m

Leonardo Barreto

Nunca veio pré instalado. No Moto Z3 Play também não vem pré instalado, estaria a Lenovo proibida também.

Jairo ☠️

Quanto menos bloatwares melhor, nem sabia que a EMUI vinha com tanto lixo pré instalado.

Marcelo Neri

Simples: Blokada nas propagandas!

Exibir mais comentários