Início » Aplicativos e Software » Como usar o TikTok [antigo Musical.ly]

Como usar o TikTok [antigo Musical.ly]

Aprenda como usar o TikTok, o app musical para iPhone e Android que é uma das maiores sensações entre os jovens no mundo

Por
14/06/2019 às 13h13

O TikTok é o aplicativo do momento entre os jovens e influenciadores digitais. Mas, você sabe como usa-lo? Por ser cheio de opções de customização e ter uma linguagem ágil, voltada à geração Millennial (ou geração Y), pode ser bastante complicado paraa turma mais velha entendê-lo. Felizmente, aqui nós explicamos tudo sobre o TikTok.

TikTok / como usar o tiktok

O que é TikTok?

O TikTok é um aplicativo de rede social para iPhone (iOS) e Android que permite aos usuários gravarem vídeos curtos, entre 15 e 60 segundos, onde escolhem um fundo musical e dublam a letra. O aplicativo original, que se chamava Musical.ly, permitia usar recursos de sincroniza labial, que foram removidas quando a empresa responsável foi comprada pela ByteDance e o seu app foi fundido a outro que já se chamava TikTok.

Você pode criar vídeos com ou sem dublagem, bastando apenas ter criatividade para elaborar suas criações, com músicas, filtros 3D e efeitos de Realidade Aumentada diversos. O app foi desenvolvido tendo como alvo principalmente músicos e influenciadores digitais, que rapidinho trataram de adotar e promover o TikTok para os seus fãs e seguidores. Talvez por isso, hoje, a rede social seja tão famosa entre os fãs.

Android / TikTok / como usar o tiktok

O TikTok é um dos apps mais baixados para iPhone e Android e a empresa ByteDance, responsável por ele, é a startup mais valiosa do mundo, tendo ultrapassado o Uber.

Como usar o TikTok

Ao abrir o TikTok pela primeira vez, você cairá na tela inicial, com as criações mais recentes de outros usuários e que estão fazendo sucesso no app. O primeiro passo é criar uma conta na rede social, através do ícone de perfil no canto inferior direito da tela. Você pode criar uma conta ou usar perfis do Instagram, Google e YouTube.

Uma vez cadastrado, você está livre para criar seus próprios vídeos.

  • Toque em “+” para abrir a ferramenta de criação.

Dentro do modo de criação, você pode captar vídeos através das câmeras do celular e definindo a duração do mesmo nas opções abaixo do disparador, entre 15 e 60 segundos. O modo “MV” permite a criação de apresentações animadas com música, onde você pode subir até seis imagens. Se você preferir, pode também subir um vídeo de outra fonte e edita-lo dentro do app, com fundo musical, efeitos e filtros.

Na parte de cima da tela, toque em “Adicionar um som” para abrir a biblioteca de músicas do TikTok. Por padrão, você pode utilizar sons ambiente, mas o app recomenda o uso de músicas de sua biblioteca, por questões de direitos autorais. O nome da música e do autor são exibidos nas postagens, bem como um link para a faixa.

Dentro da biblioteca do TikTok, você vai as músicas separadas por categorias, além de uma seleção com as canções mais usadas por outros usuários. Se preferir, pode usar a ferramenta de busca na parte superior e procurar por uma canção ou artista específico que goste. Independente disso, toda música hospedada têm duração de 30 segundos.

Você pode apenas selecionar a música que deseja usar em seu vídeo ou, se preferir, marcar as suas preferidas. Essas serão exibidas na aba “Meus Favoritos”. Você pode também usar as ferramentas de mixagem e editar a música da maneira que achar melhor. Por fim, é possível editar efeitos, adesivos, GIFs animados e emojis ao vídeo.

Dá trabalho, tá.

Ao terminar a edição, toque em “Próximo” e você será levado à tela de postagem, onde poderá adicionar um texto e hashtags, de forma bem parecida com o Instagram. Você pode marcar amigos e definir as preferências do vídeo, como limitar as opções de download, publicar de forma pública, apenas para amigos ou de modo privado (só para você).

Feito tudo isso, é só tocar em “Publicar”. Pronto.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.